A Copa do Mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México irá quebrar todas as fronteiras. Pela primeira vez, 48 seleções da Copa do Mundo estarão competindo. Este é um total de 16 equipes a mais do que na última Copa do Mundo de 2022.
Naturalmente, o aumento do número de equipes também muda o modo de grupo. Ainda será jogado em grupos de quatro, mas haverá 12 grupos ao invés de apenas oito. O modo de promoção também é novo, mas mais sobre isso abaixo. Os EUA, México e Canadá já se qualificaram para as finais como anfitriões.
Mais jogos na fase de grupos do que nunca
No futuro, a Copa do Mundo compreenderá um total de 104 partidas em vez de 64. 16 novas partidas serão acrescentadas a partir da rodada eliminatória. Os jogos restantes serão da fase de grupos, que aumentará em 24 jogos. A fase preliminar da rodada começará em 11 de junho de 2026.
Na fase de grupos, os horários de início são escolhidos para que os torcedores dos países cujos times estão atualmente ativos possam assistir aos duelos pela televisão, apesar da diferença horária. A América do Norte e Central estão atrás da Europa. Isto significa que, em geral, os jogos podem ser esperados na televisão mais tarde do que o normal. Isto provavelmente será particularmente drástico para os jogos nos quatro estádios localizados diretamente na costa do Pacífico (LA, São Francisco, Seattle, Vancouver).
Fase eliminatória
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, haverá uma final de dezesseis seleções, com 32 times batendo seu bilhete para a rodada eliminatória. Depois disso, o torneio continuará como nas finais anteriores. Assim, se seguirão a oitava, quarta e semifinal. Em seguida, será disputada a partida pelo terceiro lugar, antes que a final ocorra um dia depois, em 19 de julho de 2026. Para as equipes que chegarem às semifinais, o número de partidas aumentará em um em relação ao passado, devido à nova rodada eliminatória. Eles terão que receber um total de oito partidas em vez de sete.
Promoção da fase de grupos da Copa do Mundo 2026
A mudança na fase de grupo também muda o modo de promoção. As equipes que terminarem em primeiro e segundo lugar nos doze grupos certamente se qualificarão para a fase de mata-mata. No entanto, as oito melhores equipes em terceiro lugar do torneio são agora adicionadas a isto. Esta é uma comparação com o sistema da UEFA, que permite que as quatro melhores equipes em terceiro lugar em um Campeonato Europeu avancem para a rodada eliminatória.
A Copa do Mundo de 2026 terá uma duração total de 39 dias. Isto também é mais longo do que nunca – o que não deixa de ser uma certa ironia, pois a Copa do Mundo de 2022 no Catar foi a mais curta desde que foi jogada com 32 titulares.
Já havia sido mencionado nas seções anteriores: Pelo menos duas equipes por grupo chegam à rodada de nocaute. No entanto, em oito das doze rodadas de revezamento, uma terceira equipe também avançará.
12 grupos no início de uma Copa do Mundo pela primeira vez
Como já mencionado brevemente na introdução, o número de grupos da Copa do Mundo foi aumentado de oito para doze. Em março de 2023, a FIFA decidiu que a Copa do Mundo de 2026 seria disputada com doze grupos.
Durante muito tempo, circulou a idéia de que a Copa do Mundo seria disputada com 16 grupos. No final, a FIFA rejeitou esta idéia para que os últimos jogos dos grupos pudessem ser disputados ao mesmo tempo. Com 16 grupos, haveria três equipes em cada grupo. Portanto, isto não teria funcionado aqui. As duas equipes não deveriam saber, na última partida da fase de grupos, por qual resultado ambas poderiam avançar.
Estádios da fase de grupos da Copa do Mundo 2026
Uma pergunta em torno dos grupos da Copa do Mundo 2026 é: por causa das 48 partidas, o número de locais precisa ser aumentado em comparação com os torneios anteriores? A resposta a esta pergunta é afirmativa. Pela primeira vez, a Copa do Mundo 2026 será disputada em 16 estádios. Os EUA terão o maior número de estádios: 11 no total. O México, três. O Canadá contribuirá com dois estádios. Confira, a seguir, todas as cidades e estádios da Copa do Mundo 2026:
EUA
- Atlanta – Estádio Mercedes-Benz (71.000 espectadores)
- Boston – Estádio Gillette (65.878 espectadores)
- Dallas – Estádio AT&T (80.000 espectadores)
- Houston – Estádio NRG (72.220 espectadores)
- Kansas City – Estádio Arrowhead (76.416 espectadores)
- Los Angeles – Estádio SoFi (70.240 espectadores)
- Miami – Estádio Hard Rock (64.767 espectadores)
- Nova York – Estádio MetLife (82.500 espectadores)
- Philadelphia – Lincoln Financial Field (69.796 espectadores)
- Área da Baía de São Francisco – Levi’s Stadium (68.500 espectadores)
- Seattle – Lumen Field (69.000 espectadores)
México
- Guadalajara – Estadio Akron (49.850 espectadores)
- Cidade do México – Estádio Azteca (87.523 espectadores)
- Monterrey – Estádio BBVA Bancomer (53.500 espectadores)
Canadá
- Vancouver – BC Place Stadium (54.500 espectadores)
- Toronto –BMO Field (30.000 espectadores)