Copa América 2024 nos Estados Unidos

A competição de futebol mais antiga do planeta será realizada novamente em 2024. Após a rejeição do Equador, inicialmente visado como organizador, ele será realizado nos Estados Unidos pela segunda vez na história, devido a um acordo entre a CONMEBOL e a CONCACAF.

A Copa do Mundo 2026 será disputada no México, Estados Unidos e Canadá, e as confederações da América do Norte e Central estão olhando favoravelmente para a possibilidade de suas seleções participarem desta competição, com o objetivo de estarem mais bem preparadas para o espetáculo global.

Aqui, explicamos porque este é o caso e contamos tudo o que já sabemos sobre a próxima edição do torneio. Confira abaixo tudo sobre a Copa América 2024:

O que deve saber sobre a Copa América 2024

A Copa América de 2024 foi confirmada para acontecer entre os dias 20 de junho até o dia 14 de julho de 2024. Aqui no Futeboleiro você pode acompanhar tudo o que acontece no mundo do futebol e os principais fatos sobre este e outros grandes torneios do planeta.

Esteja certo de que atualizaremos as informações diariamente e esperamos trazer a você as últimas e melhores notícias sobre a Copa América, o Campeonato Europeu, a Copa do Mundo e outros eventos importantes do futebol, além de recomendar casas de apostas brasileiras com os melhores bônus de aposta para você apostar nos campeonatos.

Aqui você verá a programação da Copa América 2024, cidades-sede, grupos, favoritos, estrelas, tabelas e resultados. Também lhe trazemos a programação de transmissão e onde você pode assistir aos jogos do torneio.

Sedes e Estádios da Copa América 2024

Seguindo a lógica de rotação de assentos estabelecida em 1991, o Equador sediaria em 2024, em um evento que deveria ocorrer entre junho e julho.

Entretanto, a federação equatoriana descartou a possibilidade de sediar o torneio, em um momento complicado para o país. Assim, os Estados Unidos entraram em negociações com a CONMEBOL para sediar o torneio pela segunda vez, após a edição centenária em 2016.

Também estão em andamento negociações entre a organização e as cidades americanas que sediarão a Copa do Mundo de 2026 para unir forças. Outros desenvolvimentos serão anunciados nos próximos meses.

O México já manifestou o desejo de se aproximar da CONMEBOL, de voltar a jogar na Copa Libertadores e de sediar uma Copa América. Além de sediar a Copa do Mundo 2026 junto com os Estados Unidos e o Canadá, os hispânicos já expressaram o desejo de se preparar para sediar o campeonato sul-americano.

“Faz parte dos planos da Federação Mexicana de ter uma relação esportiva com a Conmebol e de implementar nosso retorno à Copa América e à Libertadores”. Seria incrível sediar outra Copa América e ter aqui todo o nosso continente”, disse Yon de Louisa, presidente da Federação Mexicana de Futebol, à TUDN.

“Em meus planos, a idéia é que o México volte para a Copa América no início de 2024. Espero ter essa capacidade e que tudo possa acontecer da melhor maneira para todos os lados”, acrescentou ele.

Calendário alterado

Esse torneio seria disputado em 2023, porém a Conmebol optou por realizar a competição em anos pares que não coincidissem com a Copa do Mundo. Por isso, segundo o calendário da Copa América 2024, ela vai começar entre os dias 20 de junho de 2024 até 14 de julho de 2024.

Fórmula de disputa

Com o anúncio das duas confederações americanas, foi estabelecido que as dez seleções da CONMEBOL, que jogaram na última edição da Copa América 2021 no Brasil, estarão presentes nos Estados Unidos. Seis nações membros da CONCACAF da América do Norte e Central e do Caribe se juntarão a eles.

Com os três sediando a Copa do Mundo em 2026, os Estados Unidos, México e Canadá provavelmente estarão entre aqueles escolhidos para representar a confederação. Os três participantes restantes seriam decididos pelos resultados da Liga das Nações CONCACAF 2024.

Em 2016, a última vez que a Copa América teve 16 seleções participantes, os países foram divididos em quatro grupos de quatro, com os dois primeiros de cada grupo classificados para as quartas-de-final da competição. Podemos imaginar que o formato adotado para o torneio de 2024 será o mesmo.

Seleções elegíveis para a Copa América 2024

Com as seleções da CONCACAF ainda a serem confirmadas, podemos confirmar a presença das dez seleções da CONMEBOL. Aqui, você encontrará a lista das seleções da Copa América 2024 elegíveis para participar do grande evento de futebol das Américas:

  • 🇦🇷 Argentina (atual campeã)
  • 🇧🇷 Brasil
  • 🇨🇴 Colômbia
  • 🇵🇪 Perú
  • 🇺🇾 Uruguai
  • 🇨🇱 Chile
  • 🇻🇪 Venezuela
  • 🇪🇨 Equador
  • 🇧🇴 Bolívia

Veja aqui a Classificação Mundial de Futebol da FIFA e descubra em qual posição cada seleção está em relação ao resto do mundo!

História da Copa América

A história da Copa América é grande. A competição mais antiga entre seleções do mundo, a Copa América é disputada desde 1916. De lá para cá, Argentina e Uruguai dividem o posto de maiores campeões, com 15 títulos cada. O Brasil vem na terceira posição, com 9 canecos.

As seleções que mais ganharam títulos da Copa América

  1. 🇺🇾 Uruguai: 15 copas
  2. 🇦🇷 Argentina: 15 copas
  3. 🇧🇷 Brasil: 9 copas
  4. 🇨🇱 Chile: 2 copas
  5. 🇵🇾 Paraguai: 2 copas
  6. 🇵🇪 Peru: 2 copas
  7. 🇨🇴 Colômbia: 1 copa
  8. 🇧🇴 Bolívia: 1 copa

Onde ver a transmissão da Copa América 2024

Este é outro tema ainda em aberto. Tudo dependerá das negociações entre a CONMEBOL e as emissoras de TV mundo afora. De qualquer forma, veja abaixo de quem foi a transmissão na Copa América 2021.

  • Argentina: Televisión Pública Argentina
  • Brasil: SBT e Conmebol TV
  • Canadá: TSN, RDS
  • Colômbia: Caracol Televisión – Canal RCN
  • Estados Unidos: ESPN+, Telemundo
  • União Europea: Eurosport