Estádio Gillette em Boston (EUA) na Copa do Mundo de 2026

Boston é uma das cidades mais antigas dos EUA. Fundada já em 1630, tem sido palco de muitos eventos históricos marcantes para os EUA, como o Boston Tea Party em 1773, que levou à Guerra da Independência. A lendária Universidade de Harvard também está sediada aqui. Portanto, era lógico que Boston seria um dos locais para a Copa do Mundo de 2026, que será co-anfitriada pelos EUA, México e Canadá. A escolha exata recaiu sobre o Estádio Gillette, que serve como o lar do futebol dos lendários Patriotas da Nova Inglaterra. No futebol, a Revolução da Nova Inglaterra está em casa aqui.

Entretanto, há uma razão pela qual o nome New England e não Boston está nos nomes desses clubes. A rigor, a arena não está em Metropole, mas em Foxborough. A cidade de cerca de 17.000 habitantes fica 35 quilômetros a sudoeste dos limites da cidade de Boston. Isto tem razões históricas.

Estádio Gillette, na Nova Inglaterra, para sediar a Copa do Mundo 2026
Estádio Gillette em Boston (Fonte: Wikipedia, Art N., CC BY 2.0)

Informações sobre o Estádio Gillette na Copa do Mundo de 2026

🏟️ Capacidade:65.878 lugars
➡️ Construção:24 de março de 2000
🎉 Inauguração:9 de setembro de 2002
👷🏽 Arquiteto:Populous
💰 Custo:550 milhões de euros

Retrato do Estádio Gillette na Nova Inglaterra

O Estádio Gillette é o novo Estádio Foxborough. A arena original do nome existiu de 1971 a 2002 e foi construída pelos Patriots. Eles haviam procurado em vão por um estádio adequado em Boston e jogaram em quatro arenas diferentes entre 1960 e 1971. 

Um novo edifício em Boston estava fora de questão por razões de custo. Os Patriots, portanto, mudaram-se para a província. O Estádio Foxborough original, que tinha espaço para 60.292 espectadores, custou apenas 7,1 milhões de dólares americanos. Isso foi muito barato, mesmo para a época.

O antigo Estádio Foxborough, com alguns eventos significativos

A arena original era bastante significativa para o futebol. Estava entre os anfitriões da Copa do Mundo Masculina de 1994 e da Copa do Mundo Feminina de 1999, mas por volta da virada do milênio, a falta de caixas de luxo se tornou cada vez mais dolorosa. Há muito tempo, estas se tornaram uma importante fonte de renda, da qual os Patriots não estavam mais dispostos a prescindir. O mesmo aconteceu com a equipe de futebol da New England Revolution, que começou a jogar em 1996.

Nascia a ideia da nova arena, que se chamaria originalmente CMGI Field, antes da empresa de barbear Gillette intervir e garantir os direitos de nomeação. A população rapidamente deu à arena seu próprio epíteto em referência ao nome doador: A Navalha.

A construção de “A Navalha” começa na virada do milênio

A construção começou em 24 de março de 2000 e levou cerca de dois anos e meio. O Estádio Gillette rapidamente desempenhou um papel importante no futebol internacional. Em 2003, a arena estava entre as sedes da Copa do Mundo Feminina. Dois jogos da fase de grupos e dois quartos de final aconteceram aqui. No mesmo ano, o futuro estádio da Copa do Mundo 2026 foi também o local para a Copa Ouro da CONCACAF – o Campeonato Continental da América do Norte e Central. Este retornou em 2005, 2007, 2009 e 2015. Em 2016, a Copa América Centario (edição especial da Copa América com participantes do Norte) foi parcialmente realizada no Estádio Gillette.

Outros esportes também descobriram seu amor pela arena – e não apenas porque os Patriots continuaram a jogar seus jogos em casa aqui. Em 2016, por exemplo, aconteceu o NHL Winter Classic – um jogo ao ar livre da principal liga norte-americana de hóquei no gelo.

Renovação e reconstrução para a Copa do Mundo de 2026

Em dezembro de 2021, a família Kraft, proprietária do Estádio Gillette, anunciou que haveria uma grande renovação da arena em 2022 e 2023. Isto foi para torná-la adequada para a Copa do Mundo de 2026. Os custos de construção dispararam desta forma. Originalmente, eles totalizavam 325 milhões de dólares. Outros 225 milhões de dólares serão necessários para as reformas. No total, o Estádio Gillette custará 550 milhões de dólares americanos.

Com relação ao estádio, isto deixa uma pergunta sem resposta: O que aconteceu com o antigo Estádio Foxborough? Ele foi fechado em 19 de janeiro de 2002 e demolido pouco depois. O Estádio Gillette fica a apenas cerca de 200 metros de distância. O espaço do antigo estádio foi necessário para construir estacionamentos, um centro comercial (“Patriot Place”) e um hotel. Estruturalmente, portanto, não restam vestígios da arena original. O único ponto focal é o Estádio Gillette.

Tudo sobre Boston como um local para a Copa do Mundo de 2026

A cidade de Boston tem cerca de 675.000 habitantes e é a capital do estado americano de Massachusetts. É também a maior cidade da Nova Inglaterra. A região metropolitana de Boston, que também inclui a Foxborough, tem cerca de cinco milhões de habitantes. Em termos de esportes, há vários clubes de destaque na região, além dos Patriots, mas além do futebol. Por exemplo, os Boston Red Sox jogam beisebol no Fenway Park. A equipe da NBA do Boston Celtics joga bola no TD Garden.

Skyline em Boston,  estádio da Copa do Mundo 2026
Skyline em Boston (Fonte: Wikipedia, rokker, CC BY 3.0)

No que diz respeito à Revolução da Nova Inglaterra e ao clube de futebol local, os triunfos têm sido limitados. O maior sucesso foi ganhar o Lamar Hunt US Open Cup em 2007, mas o clube não conquistou nenhum outro título. O clube também caiu em uma crise esportiva depois de 2016 e continuou a declinar. Os futebolistas da região esperam que a Copa do Mundo de 2026 no Estádio Gillette dê um impulso ao seu esporte.