Se você nunca ouviu falar do BMO Field em Toronto, a culpa não é sua. Ele não é particularmente conhecido no futebol masculino. No entanto, foi certamente construído para o futebol: O principal usuário das instalações, inauguradas em 2007, é o Toronto FC. Este não é um time qualquer, mas o primeiro time canadense a ser admitido na Major League Soccer. Com uma capacidade de 30.000, porém, a arena é na verdade muito pequena para os jogos realmente grandes.
Portanto, foi surpreendente que o Canadá tenha nomeado o BMO Field como uma de suas duas sedes para a Copa do Mundo de 2026, que o país é co-anfitrião com o México e os EUA. É o menor estádio da Copa do Mundo – e na verdade a capacidade está ainda mais de 10.000 lugares abaixo do que a FIFA estipula para uma arena de Copa do Mundo. No entanto, este problema já foi resolvido. Escrevemos mais sobre isso abaixo.
Dados do BMO Field
🏟️ Capacidade: | 45.736 lugares (temporário) |
➡️ Construção: | 29 de Março de 2006 |
🎉 Inauguração: | 28 de Abril de 2007 |
👷🏽 Arquitetos: | Brisbin Brooks Beynon |
💰 Custo: | 150 milhões de euros |
Fatos sobre o BMO Field na Copa do Mundo de 2026
No início dos anos 2000, a Canadian Soccer Association (CSA) se candidatou para sediar a Copa do Mundo U20 em 2007, que finalmente foi disputada no país norte-americano. A capacidade dos estádios do país não era suficiente para isso. Toronto, em particular, ainda carecia de uma arena adequada. Originalmente, ela deveria ser construída nos terrenos da universidade local, que, no entanto, abandonou o projeto em 2005. A nova localização foi o local do antigo Estádio de Exposições, que foi demolido em 1999. A admissão de Toronto na MLS deu um impulso adicional aos planos para um novo estádio. A liga premiou a determinação dos canadenses: em 2008, o MLS All Star Game foi realizado na arena.
De 2014 a 2016, houve uma fase adicional de construção para aumentar a capacidade da arena para certos esportes de 30.000 para 40.000 assentos. Isto não se aplica ao futebol, no entanto, mas ao futebol canadense. Os Argonautas de Toronto também jogam seus jogos em casa no Campo BMO. O mesmo se aplica à equipe nacional de rúgbi canadense. Para resolver o problema de capacidade na Copa do Mundo, será construída uma arquibancada temporária. Isto aumentará a capacidade do estádio para a Copa do Mundo de 2026 para 45.736 lugares. O BMO Field está, portanto, dentro dos regulamentos da FIFA.
A propósito, o nome do estádio é devido a um patrocinador. BMO é a abreviação de Bank of Montreal. O banco garantiu originalmente os direitos de nomeação até 2017, mas prorrogou o contrato correspondente em 2016 até 2027. O nome oficial seria, portanto, Campo BMO durante a Copa do Mundo de 2026. Entretanto, como os nomes dos patrocinadores são proibidos durante as competições da FIFA, outro nome deve ser usado. Isto já foi decidido: o BMO Field será chamado de Estádio Nacional de Futebol durante a Copa do Mundo.
As seleções são frequentemente convidadas para jogar no Compo BMO
No futebol, tanto as seleções canadenses masculina e feminina jogam regularmente seus jogos em casa no BMO Field. O primeiro grande torneio a ser realizado aqui foi a já mencionada Copa do Mundo Sub-20 Masculina em 2007, e sete anos mais tarde também sediaria a Copa do Mundo Sub-20 Feminina. Um pouco surpreendentemente, o estádio não estava entre os locais para a Copa do Mundo Feminina de 2015, que foi realizada no Canadá.
No entanto, havia uma explicação lógica para isto: a Copa Ouro CONCACAF também foi realizada no Canadá, no mesmo ano. E o Campo BMO foi um dos estádios em que foi jogado. Em geral, 2015 foi um ano movimentado para a arena. A competição de rúgbi 7s dos Jogos Pan-americanos também aconteceu neste estádio. Dois anos depois, o estádio também sediou o NHL Centennial Classic – um jogo de hóquei ao ar livre da primeira liga norte-americana. Vários concertos também são apresentados regularmente no BMO Field. Originalmente, o estádio tinha um gramado artificial que podia lidar melhor com tais cargas. No entanto, foi substituída por um gramado natural e finalmente por um gramado híbrido em 2010.
Espiada em Toronto, cidade da Copa do Mundo 2026
Toronto, apelidada de “A Grande Fumaça”, tem 2,96 milhões de habitantes. Isto faz dela a maior cidade do Canadá e a capital da província de Ontário. Cerca de 8,1 milhões de pessoas vivem na região metropolitana de Toronto. As Cataratas do Niágara, que são conhecidas mundialmente, também pertencem a esta região. A área da cidade faz fronteira com o menor dos cinco grandes lagos.
A área já era habitada antes da chegada dos europeus. As escavações mostram que havia aldeias humanas aqui que hoje teriam 11.000 anos de idade. Os europeus usaram originalmente o site como um ponto de vigia seguro. Foi construído um forte para este fim. A exposição da palavra inglesa associada ainda pode ser encontrada em muitos lugares em conexão com a cidade. Foi fundada na segunda metade do século XVIII. Originalmente, a cidade era chamada York. No século XIX, o nome foi mudado, o que estava ligado à fundação do estado canadense como o conhecemos hoje.