Estádio NRG em Houston na Copa do Mundo 2026

O estado americano do Texas tem um significado especial para a Copa do Mundo de 2026. Como os EUA estão sediando o torneio junto com Canadá e México, os estados fronteiriços têm que assumir uma espécie de função de centro. A fim de manter as distâncias curtas, os iniciantes jogando no México, por exemplo, devem estar ativos no sul dos EUA. Caso contrário, os custos para os torcedores seriam muito altos. O Texas, que faz fronteira direta com o México, recebeu, portanto, duas sedes da Copa do Mundo 2026 com Dallas e Houston. 

Em ambos os casos, os estádios de futebol serão convertidos para a Copa do Mundo. Em Houston, é o Estádio NRG, que na verdade é o lar da equipe da NFL dos texanos de Houston. A arena já adquiriu uma vasta experiência em relação ao futebol. Apresentaremos a arena em detalhes aqui, cujas letras são uma forma curta da palavra “Energy” (“Energia”) do vocabulário inglês. Trata-se de uma referência ao fornecedor local de energia NRG Energy.

Estádio NRG em Houston Copa do Mundo de 2026
NRG Stadium em Houston (Fonte: Wikipedia, eschipul, CC BY-SA 2.0)

Dados do Estádio NRG em Houston (EUA)

🏟️ Capacidade:71.500 lugares
➡️ Construção:9. março de 2000
🎉 Inauguração:24 de agosto de 2002
👷🏽 Arquiteto:Populous
💰 Custo:325 milhões de dólares

História do Estádio NRG até a Copa do Mundo de 2026

O início da história do Estádio NRG é turbulento. Houston tinha um time de futebol americano que foi autorizado a jogar na NFL até 1996. Foram os Houston Oilers. Eles jogaram no que agora é o Astrodome da NRG. Naquela época, porém, ele também funcionava como um estádio de beisebol e era relativamente pequeno, com capacidade para até 50.000 espectadores. O clube queria construir um novo estádio. No entanto, isto lhes foi negado. O proprietário da equipe, Bud Adams, cumpriu sua ameaça neste caso e se mudou para Nashville. A equipe foi renomeada Tennessee Titans depois de seu novo estado natal. O futebol americano não existia mais ao mais alto nível em Houston.

No final dos anos 90, no entanto, os proprietários da NFL concordaram em expandir seu campeonato. Houston e Los Angeles competiram pelo novo ponto de partida. LA, como a segunda maior cidade dos EUA, ganhou originalmente a licitação. Entretanto, as autoridades locais deixaram passar o prazo de seis meses estabelecido para que respondessem às perguntas não respondidas. O bilionário Bob McNair tirou proveito disso e conseguiu comprar os direitos para a equipe por 700 milhões de dólares americanos – e a localizou em Houston. O nome Houston Texans foi escolhido para demonstrar o vínculo especial com sua própria região após a partida dos Oilers.

Estádio inaugurado em 2002

Os texanos também queriam construir um novo estádio. Ao contrário dos Oilers, desta vez a política não atrapalhou. Ninguém queria correr o risco de que esta equipe também se movesse. Assim, de 2000 a 2002, a nova arena foi construída, originalmente chamada Estádio Reliant. A Reliant, no entanto, era uma marca da NRG Energy. A mudança do nome do atual patrocinador ocorreu, portanto, em 2014, que queria se tornar mais conhecido. O Super Bowl também foi realizado duas vezes no Estádio NRG, uma em 2004 com o mundialmente famoso mamilo de Janet Jackson e também em 2017, quando Tom Brady ganhou o Super Bowl pela 5ª vez.

NRG Stadium no Super Bowl 2017
NRG Stadium no Super Bowl 2017 (Fonte: Wikipedia, U.S. Customs and Border Protection)

O futebol entrou em contato pela primeira vez em 2016. Os Jogos da Copa América Centario foram disputados aqui. A Copa Ouro da CONCACAF também foi realizada em Houston por três anos. Além do futebol, o estádio é utilizado para rodeios, jogos de wrestling e concertos. ZZ Top, Relient K e The Band Perry, por exemplo, já jogaram no estádio.

O furacão Ike faz com que as reformas fossem necessárias

O estádio foi severamente danificado pelo Furacão Ike em setembro de 2008 e posteriormente passou por alguns trabalhos de reforma. Além disso, algumas obras de modernização devem ser realizadas antes da Copa do Mundo. Isto diz respeito à área externa em particular. O estádio está localizado diretamente em uma estrada movimentada (Kirby Street). 

Os torcedores podem acessar o estádio do outro lado. No entanto, há enormes preocupações com a segurança. Um novo conceito de tráfego ao redor da arena pretende desarmar estas preocupações. Originalmente, isto se aplicava apenas à Copa do Mundo, mas os operadores também estão interessados em implementar o novo plano para as operações diárias.

Houston como local para a Copa do Mundo de 2026

Houston é a maior cidade do Texas e a quarta maior cidade dos EUA. Tem 2,3 milhões de habitantes. Cerca de 7,1 milhões de pessoas vivem na região metropolitana. Foi fundada em agosto de 1836 por dois nova-iorquinos, John Kirby Allen e Chapman Allen, que compraram um terreno na recém independente República do Texas, que havia acabado de se separar do México. 

Eles não deram à cidade o nome deles mesmos, mas de Sam Houston, um famoso general do Texas. Este último também foi o primeiro presidente da República do Texas e mais tarde se tornou um senador de seu estado. Por um tempo, Houston foi até mesmo a capital da república. A alusão a Washington era inconfundível. A capital mudou-se para Austin depois que os EUA finalmente anexaram o Texas em 1846.

O petróleo foi encontrado em Houston no século XIX, dando à região um grande impulso econômico. Em meados do século 20, foram acrescentadas indústrias que utilizam o petróleo, razão pela qual a população quase dobrou em dez anos. Em termos de esportes, a cidade é conhecida pelos Houston Rockets no basquete, Houston Astros no beisebol e Houston Dynamo no futebol. Com os Houston Roughnecks, há também outro time de futebol local bem conhecido que joga na XFL, que foi fundada em 2020.