Kansas City ganhou grande notoriedade no esporte no início dos anos 2020 – e isto foi verdade não apenas para a América do Norte, mas para todo o mundo. Em 2019 e 2022, o time de futebol americano dos Chiefs de Kansas City ganhou o Super Bowl. Sua casa é o Estádio Arrowhead, agora oficialmente nomeado após uma companhia de seguros chamada GEHA (“GEHA Field at Arrowhead Stadium”).
A arena é um dos onze estádios da Copa do Mundo de 2026 nos EUA, que os Estados Unidos irão co-anfitrilar com o Canadá e o México. A arena deve ser muito popular entre os torcedores, pois é uma das arenas mais barulhentas da NFL. O recorde é de 142,2 decibéis. O ambiente deve ser correspondentemente bom. Veja todos os detalhes do estádio.
Dados do Estádio Arrowhead na Copa do Mundo de 2026
🏟️ Capacidade: | 76.416 lugares |
➡️ Construção: | 11 de julho de 1968 |
🎉 Inauguração: | 12 de agosto de 1972 |
👷🏽 Arquiteto: | Kivett and Myers (1972), Populous (2007) |
💰 Custo: | 43 milhões de dólares (1972) + 200 milhões de dólares (2007) |
Origem e história do Estádio Arrowhead na cidade de Kansas
O Estádio Arrowhead está localizado no Complexo Esportivo Truman, na cidade de Kansas. Se você nunca esteve aqui antes, você terá uma surpresa quando chegar ao campo de jogo. Duas arenas gigantescas ficam bem ao lado uma da outra, ambas adequadas como locais para uma Copa do Mundo. Poder-se-ia pensar que o segundo estádio é o predecessor do Estádio Arrowhead. Na verdade, no entanto, não é este o caso. Os dois estádios foram construídos ao mesmo tempo e abertos em uma janela de apenas oito meses. O segundo estádio é o Estádio Kauffmann. É a casa do Kansas City Royals – uma equipe de beisebol que está ativa na MLB. As duas arenas estão separadas apenas por um estacionamento de cerca de 100 metros de largura.
A decisão de construir o Estádio Arrowhead foi tomada em 1968. Os Chiefs estavam em uma final do Super Bowl pela primeira vez um ano antes e queriam uma casa digna de uma equipe de topo da NFL. Este estádio é uma das arenas mais antigas em uso na Copa do Mundo. O custo original de construção foi de 43 milhões de dólares americanos. Em termos atuais, isso seria de cerca de 280 milhões de dólares americanos. Ao longo dos anos, outros 200 milhões de euros foram acrescentados para várias medidas de renovação. Entre 2007 e 2010, por exemplo, foram construídos novos camarins, vestiários para ônibus e stands VIP.
O futebol não é uma novidade no Estádio Arrowhead
O futebol não fará sua primeira aparição como convidado na arena durante a Copa do Mundo. Entre 1994 e 2007, os Kansas City Wizards utilizaram o estádio para seus jogos domésticos da MLS. No entanto, o clube, que mudou seu nome para Sporting Kansas City em 2010, mudou-se para o muito menor Children’s Mercy Park (18.500 lugares) em 2010.
As proporções de tamanho provavelmente oferecem a explicação para a mudança: Não houve (e não há) interesse suficiente pelo futebol no Kansas City para justificar o clube residente competindo no Arrowhead Stadium.
Modernização 2020 para as finais do futebol
O estádio não foi considerado para a Copa do Mundo de 1994 porque estava muito desatualizado durante aquele tempo. Para garantir que este destino não se repetiria para a Copa do Mundo de 2026, os operadores anunciaram que realizariam algumas modernizações na década de 2020 para elevar a arena aos padrões da FIFA. Até lá, o futebol continuará a ser o único esporte que poderá ser praticado regularmente no estádio. Entretanto, parece provável que algumas partidas de futebol serão disputadas aqui nos meses que antecedem a Copa do Mundo para simular os procedimentos.
É concebível que o Sporting Kansas City retorne às instalações para pelo menos alguns jogos. Os concertos também acontecem regularmente nas instalações. Guns N’ Roses, U2, The Rolling Stones e The Jacksons estavam entre os artistas que já fizeram as honras.
Tudo sobre Kansas City na Copa do Mundo de 2026
Ao contrário do que o nome parece implicar, a cidade de Kansas não está localizada no estado americano do Kansas, mas no Missouri. A metrópole tem 500.000 habitantes. A região é o lar de 2,2 milhões de pessoas. Kansas City é a maior cidade do estado. A abreviatura oficial da metrópole é KCMO. As duas últimas letras significam Missouri.
Isto é necessário porque existe também uma cidade (muito menor) no estado de Kansas (156.000 habitantes). Para complicar ainda mais as coisas, elas são cidades irmãs. Ambas ficam diretamente na fronteira entre o estado do Missouri e Kansas. Elas estão separadas apenas pelo rio Missouri.
A pergunta óbvia é: como isso aconteceu? A terra originalmente pertencia à tribo Kansa dos índios. As cidades e o estado americano do Kansas receberam seu nome em homenagem a ele. Este último cedeu primeiro a terra do outro lado do rio aos imigrantes (início do século XIX) – e depois a terra do seu lado do rio. O resto do estado do Kansas acabou por segui-lo. Os limites do estado de hoje ignoram os limites da propriedade indígena. Os nomes, porém, continuam a honrar isso e os índios americanos. A propósito, esta origem é também a razão pela qual o time de futebol é chamado de Chiefs. Chefe é o nome de um chefe indiano.