Estádio Miami & Hard Rock na Copa do Mundo 2026

Os Miami Dolphins são uma das equipes mais tradicionais do futebol americano. Eles jogam na NFL original desde 1965 e, portanto, são mais jovens que a moderna NFL, que só foi fundada em 1970. Desde 1987, o atual Estádio Hard Rock é o lar do time, que foi originalmente chamado de Dolphins Stadium depois deles. O nome atual está em vigor desde 2016.

Devido à sua idade, a arena passou por várias fases de reconstrução e renovação. A última vez que isto aconteceu foi em 2015/16. Antes da Copa do Mundo de 2026, onde o Estádio Hard Rock será o único local no estado americano da Flórida, está prevista alguma modernização. Mudanças visíveis na arena não estão mais planejadas, no entanto. Aqui, apresentaremos o Estádio Hard Rock em detalhes como um dos 16 locais para a Copa do Mundo de 2026.

Hard Rock Stadium em Miami na Copa do Mundo de 2026
Estádio Hard Rock em Miami (Fonte: Wikipedia, CBP Photography, Gemeinfrei)

Dados do Estádio Hard Rock em Miami

🏟️ Capacidade:64.767 lugares
➡️ Construção:1 de dezembro de 1985
🎉 Inauguração:16 de agosto de 1987
👷🏽 Arquiteto:Populous
💰 Custo:915 milhões de dólares

Construção e História do Estádio Hard Rock

Os Miami Dolphins jogaram originalmente no Estádio Orange Bowl. A arena de 74.7476 lugares é um dos estádios mais famosos do mundo, porém muitas pessoas não sabem. A arena apareceu em várias produções de Hollywood. “Ace Ventura” e “Every Damn Sunday” são exemplos. Entretanto, o estádio, construído originalmente em 1936, era muito antigo para os Dolphins na década de 1980. Eles também dividiram as instalações com a equipe da Universidade de Miami, os Miami Hurricans. 

Portanto, o que tinha que acontecer era que a decisão foi tomada para construir uma nova arena. Originalmente, isto se destinava a servir apenas aos Dolphins, mas desde 2008 também abriga os Furacões. No mesmo ano, o Orange Bowl foi demolido. Notavelmente, ela ainda serviu como local para o torneio de futebol olímpico em 1996. Naquela época, o Estádio dos Dolphins já existia.

O Estádio se tornou uma instalação multifuncional para vários esportes

Como Estádio Hard Rock, ele finalmente se tornou uma instalação multifuncional. Além do futebol americano, o futebol também é um convidado regular. Desde 2013, a Copa dos Campeões Internacional anual é sediada aqui.  Os torneios de tênis Miami Masters e WTA Miami acontecem nas instalações, por assim dizer. O mesmo se aplica aos eventos de wrestling. Uma pista de corrida temporária também pode ser construída ao redor da arena, onde a Fórmula 1 realiza um Grand Prix desde 2022. Até 2011, o Estádio Hard Rock era também o lar da equipe de beisebol da MLB, Miami Marlins. Eles então se mudaram para o edifício sucessor para o Estádio Orange Bowl.

O Estádio Hard Rock é histórico em vários aspectos. Pela primeira vez, caixas VIP foram construídas em um estádio esportivo, o que ajudou a amortecer os altos custos de construção. Por um tempo, a arena também recebeu o nome de Estádio Joe Robbie, o que a tornou um dos primeiros estádios a receber o nome de um dono de equipe da NFL. 

Construção à prova de furacões para o Estádio Hard Rock

Como a Flórida também é uma área conhecida por furacões, os arquitetos responderam a este problema durante os trabalhos de renovação de 2015: a construção do telhado do estádio pode suportar velocidades de vento de até 250 quilômetros por hora. Reconhecidamente, portanto, não existem sistemas típicos de antenas pequenas no telhado, mas sim quatro construções grandes e maciças. A construção pode resistir a furacões de categoria 4. Foram utilizadas 14.000 toneladas de aço. É uma das maiores e mais pesadas coberturas de estádios existentes. 

Os custos de construção para a reconstrução foram, portanto, astronômicos. Originalmente, eles deveriam ser limitados a 350 milhões de dólares americanos. No final, no entanto, tornou-se de 550 milhões de dólares americanos. Com as melhorias para a Copa do Mundo de 2026, as instalações como um todo poderiam quebrar a marca de um bilhão de dólares americanos quando se trata do total de dinheiro que foi para o estádio.

Um retrato de Miami como o local para a Copa do Mundo de 2026

Miami é uma cidade de 440.000 habitantes localizada no sul do estado da Flórida. Ela está localizada na costa leste – e, portanto, diretamente no Oceano Atlântico. A região metropolitana é o lar de mais de seis milhões de pessoas.

Skyline Miami
Skyline em Miami (Fonte: Wikipedia, A volaaa, CC BY-SA 3.0)

O nome da cidade vem da palavra indiana Mayaimi, que significa “água grande”. Esta não era uma referência ao Oceano Atlântico, mas ao Lago Mayaimi. Hoje ela é conhecida como Lago Okeechobeesee e está localizada a oeste de Miami. É o maior corpo de água dentro do estado. Assim como no caso do Mayaimi, seu nome atual significa “água grande”. No entanto, enquanto Mayaimi volta à tribo indígena de mesmo nome que se estabeleceu no que hoje é a área urbana de Miami, o nome moderno vem do povo Hitchiti.

Mas de volta à cidade: em termos de esportes, os Dolphins são o time principal da cidade no futebol, os Marlins no beisebol e o Miami Heat no basquete. Miami também tem seu próprio time da NHL, os Florida Panthers. A Inter Miami, um time da Major League Soccer, também está sediada na cidade. Este clube goza de um alto perfil simplesmente porque David Beckham é um dos proprietários. O time não joga no Estádio Hard Rock, no entanto, porque ele seria grande demais para suas próprias exigências. Ao invés disso, ele está em casa no Inter Miami Stadium. Isto foi concluído em 2020 e tem espaço para 18.000 espectadores. Portanto, não foi considerado como um local adequado para a Copa do Mundo.