Estádio AT&T em Dallas na Copa do Mundo 2026

Os EUA, Canadá e México serão os anfitriões conjuntos da Copa do Mundo de 2026. A maioria dos jogos acontecerá nos Estados Unidos. Onze dos 16 estádios estão localizadas nos EUA. A arena potencialmente maior é o Estádio AT&T, no estado do Texas. Sua capacidade é de 80.000 espectadores. 

Entretanto, ele pode ser expandido para mais de 100.000 lugares. Dependendo se for feita uma expansão e, em caso afirmativo, da sua extensão, o Estádio AT&T poderia não só ser a maior arena dos EUA do torneio, mas também o maior dos estádios da Copa do Mundo de 2026 no torneio. Veja os detalhes a seguir.

Estádio AT&T em Dallas como local e estádio para a Copa do Mundo de 2026 nos EUA, México e Canadá
AT&T Stadium in Dallas (Fonte: Wikipedia, bobbyh_80, CC BY 2.0)

Estádio AT&T em Dallas, EUA: visão geral

🏟️ Capacidade:80.000 lugares
➡️ Construção:20 de setembro de 2005
🎉 Inauguração:27 de maio de 2009
👷🏽 Arquiteto:HKS Inc.
💰 Custo:1,3 bilhões de dólares

História do Estádio AT&T

A rigor, o Estádio AT&T não está localizado diretamente em Dallas, mas em seu subúrbio de Arlington. Entretanto, é a casa do time de futebol americano Dallas Cowboys. Por isso, tornou-se costume designar a arena diretamente para a cidade. Os Cowboys jogaram originalmente no Estádio do Texas, que foi uma das arenas mais marcantes visualmente nos EUA. 

No entanto, tinha certas falhas que se tornaram mais sérias com o passar do tempo. Por exemplo, foi planejado equipá-lo com um teto totalmente trancável, o que o Estádio AT&T tem. No entanto, o antigo estádio não podia suportar a carga do telhado. Portanto, parecia sempre semi-acabado. Além disso, o financiamento público se esgotou. Isto dificultou a modernização da arena. Também tinha poucos assentos (66.000) para o gosto dos operadores.

Nos anos 90, os Cowboys já tinham tido o suficiente das deficiências do Estádio do Texas. Em 1994, o clube procurou saber se uma expansão seria possível. Este não era o caso. Em vez disso, uma arena que pudesse ser expandida conforme necessário deveria ser construída a partir do zero, com tecnologia de ponta. Mesmo no início, os custos de construção estimados eram de 1,15 bilhões de dólares americanos astronômicos. Entretanto, os Cowboys levaram dez anos para encontrar um local adequado para o novo estádio. Estas dificuldades na busca garantiram que o estádio fosse finalmente construído em Arlington.

O conceito de assentos torna possível a expansão

Para alcançar a expansibilidade, foi elaborado um conceito especial para os assentos: não há assentos individuais que são fixados individualmente no cimento. Ao invés disso, existem barras de alumínio longas que podem ser equipadas com assentos dobráveis. Ao reduzir seu espaçamento, o número de assentos pode ser aumentado. Quando o telhado do Estádio AT&T está aberto, ele parece confuso como o antigo Estádio do Texas visto de cima. É um aceno dos Cowboys para sua casa anterior, que foi explodida em 2010.

Do lado de fora, as enormes fachadas de vidro chamam a atenção antes de tudo, fazendo parecer como se a arena fosse uma espécie de gigantesco shopping center. O estádio, que tem seu nome atual desde 2013 e era anteriormente chamado de Estádio Cowboys, é cercado por grandes áreas verdes e praças espaçosas onde os torcedores podem se reunir antes do início de um jogo.

Numerosos eventos de destaque no Estádio AT&T em Dalls.

Os eventos que aconteceram na arena até agora incluem um All Star Game da NBA em 2010, o Super Bowl em 2011 e concertos de artistas como Taylor Swift, Ed Sheeran, The Script e Usher. Além disso, vários eventos esportivos universitários foram e continuam a ser realizados aqui.

Super Bowl 2011 no Estádio AT&T em Dallas
Super Bowl 2011 no AT&T Stadium (Fonte: Wikipedia, John Seb Barber, CC BY 2.0)

O clube local FC Dallas da MLS, que tem sua sede em Frisco (subúrbio de Dallas), joga no Estádio Toyota. Isto tem espaço para apenas 20.500 espectadores. O fato de que isto é suficiente mostra a importância do futebol fora da Copa do Mundo na região. É de se esperar que algumas partidas de alto nível sejam disputadas no estádio antes da Copa do Mundo, a fim de fazer ajustes para o futebol.

Um retrato de Dallas como um estádio para a Copa do Mundo de 2026

Dallas tem uma população de 1,3 milhões de habitantes, tornando-a a terceira maior cidade do Texas – e a nona maior dos Estados Unidos em geral. Mais de 7,6 milhões de pessoas vivem na região metropolitana. A cidade foi fundada em 1841. O Texas pertenceu originalmente ao México, mas se separou em 1836. Naquela época, John Neely Bryan começou a pesquisar a terra ao redor do que hoje é o Texas para calcular as dimensões de uma nova cidade. A construção logo começou. Em 1846, os EUA anexaram o Texas e renomearam a nova cidade depois de George M. Dallas. Este último foi o décimo primeiro vice-presidente dos EUA.

Dallas tornou-se rica como cidade comercial de algodão, grãos e produtos de búfalo no século XIX. No século 20, também foram encontrados depósitos de petróleo na região. A cidade finalmente cresceu e se tornou uma metrópole. Além dos Cowboys, a cidade é famosa por seu time de basquete da NBA, os Dallas Mavericks. O clube local de hóquei no gelo da NHL é o Dallas Stars. Os jogadores de beisebol do Texas Rangers jogam no subúrbio de Dallas, em Arlington, assim como os Cowboys. Ao contrário dos jogadores de futebol, no entanto, eles raramente são batidos para a cidade.