Lumen Field em Seattle na Copa do Mundo 2026

O Lumen Field é um dos mais icônicos estádios dos Estados Unidos e é a casa do time de futebol americano Seattle Seahawks. Este estádio está localizado na cidade de Seattle, no estado de Washington, e é uma das principais arenas esportivas da região. Com capacidade de 69.000 espectadores, o Lumen Field é uma das maiores instalações esportivas da região e tem uma reputação sólida como um dos locais mais atmosféricos e vibrantes do país.

Com sua estrutura moderna, ele é conhecido por ser um local ideal para grandes eventos esportivos e culturais, incluindo jogos de futebol de alta qualidade. Neste artigo, vamos fazer uma visão geral do Lumen Field como estádio para a Copa do Mundo de 2026, destacando suas principais características e o que o torna um local único e especial dentro da competição.

Tudo sobre o Lumen Field em Seattle como Estádio & Local da Copa do Mundo 2026
Lumen Field em Seattle (Fonte: Wikipedia, “Smart Destinations”, CC BY-SA 2.0)

Dados sobre o Lumen Field em Seattle na Copa do Mundo de 2026

🏟️ Capacidade:69.000 lugares
➡️ Construção:Abril de 2000
🎉 Inauguração:28 de julho de 2002
👷🏽 Arquiteto:Ellerbe Becket, LMN Architects, Streeter & Associates
💰 Custo:360 milhões de dólares

Do campo de Kingdome ao campo de Lumen em Seattle

Como muitos outros estádios dos EUA, o Lumen Field foi construído como um substituto direto para uma arena anterior. Ele substituiu o Kingdome, que foi inaugurado em 1972 e era famoso por sua cúpula. Devia seu nome ao fato de que era o lar do condado King County. Era uma arena polivalente que deveria ter sido utilizada por muito mais tempo. Entretanto, por volta da virada do milênio, verificou-se que não era à prova de terremotos. O Kingdome foi, portanto, demolido em março de 2000. O Campo Lumen foi posteriormente construído no mesmo local.

Notavelmente, não foi a única arena a ser construída. Os jogadores de beisebol do Seattle Mariners realizaram seu sonho de ter seu próprio estádio e construíram o T-Mobile Park, que fica diretamente ao lado do Lumen Field, ao norte. Entretanto, tem uma capacidade menor do que o estádio de futebol e o estádio de futebol. Além disso, grandes reformas teriam sido necessárias para a Copa do Mundo. Assim, o T-Mobile Park estava fora de questão quando se tratou do local concreto para os jogos em Seattle.

Alguns torcedores consideram isso uma pena, no entanto, pois o T-Mobile Park desfruta da reputação de ser visualmente o mais espetacular dos dois estádios. Ele tem um telhado que fecha e uma torre estilo Kingdome-style que serve como entrada. O Lumen Field, por outro lado, é mais um estádio “clássico”. Visualmente, é notável que as arquibancadas dos dois lados não têm uma camada superior. A arena, portanto, parece um pouco como se tivesse buracos nas áreas de espectadores. As antenas circulares nos dois telhados do estádio também são claramente visíveis do lado de fora.

Quarto nome do estádio desde que a arena da Copa do Mundo foi construída

O nome original do Campo Lumen era Seahawks Stadium. Foi então chamado de Quest Field (depois de uma companhia telefônica) e depois CenturyLink Field. A CenturyLink era uma empresa de telecomunicações que mudou seu nome para Lumen em 2020. O nome do estádio também foi, portanto, alterado. Entre os torcedores, a arena é carinhosamente conhecida como “The Hawk”, em referência ao seu primeiro nome.

O estádio já entrou em contato com o futebol várias vezes, não apenas por causa dos jogos do Seattle Sounders (equipe masculina e feminina). Foi o local para a Copa Ouro da CONCACAF em 2009 e 2013, a Copa América Centenário em 2016 e a competição de clubes Copa dos Campeões Internacionais em 2015. É um dos estádios mais barulhentos da NFL. Assim, os torcedores podem esperar uma atmosfera de primeira classe no local durante a Copa do Mundo de 2026

Os que estiverem no local também apreciarão a proximidade com a água. Diretamente ao lado da arena está o porto industrial bastante pouco atraente. Entretanto, a área de atracação para grandes navios de cruzeiro e iates é adjacente a ele. Também é fácil entrar no centro da cidade a partir daqui.

Tudo sobre Seattle como o local da Copa do Mundo 2026

Seattle é a maior cidade do estado americano de Washington, com uma população de cerca de 730.000 habitantes. A região metropolitana é o lar de cerca de quatro milhões de pessoas. As raízes da cidade remontam a 1851. Isso foi quando a família Denny chegou e se estabeleceu aqui. O evento é lembrado até hoje como a “Festa Denny”. A cidade rapidamente cresceu em tamanho devido à disponibilidade de madeira trabalhável na área ao redor. Até hoje, a indústria madeireira é de grande importância para a cidade. Seattle foi oficialmente fundada em 1869 e recebeu o nome de um chefe indiano que viveu na região e foi um forte defensor da adaptação aos colonos brancos. Ele tinha três anos.

Linha do horizonte do centro de Seattle
Downtown Seattle (Fonte: Wikipedia, Daniel Schwen, CC BY-SA 4.0)

O nome do estado é tão interessante quanto o de Seattle. Como a capital dos EUA, Washington volta a George Washington. Entretanto, o estado só aderiu à União em 1889 como o 42º estado. O primeiro presidente americano já havia falecido há décadas. O nome teve origem em 1853 como uma designação para o recém-criado Território de Washington, que foi politicamente o precursor do estado de hoje. Originalmente, o nome deveria ser chamado Território Columbia, mas foi alterado para homenagear o primeiro presidente. A capital dos EUA, no entanto, teve que ser distinguida pelo nome. Foi-lhe, portanto, dado o sufixo Columbia, que aludia a Colúmbia da mesma forma que para o território. Columbia tornou-se DC para o Distrito de Columbia em 1871, porque mais dois territórios foram acrescentados à capital dos EUA.