Levi’s Stadium, em São Francisco na Copa do Mundo 2026

Quando se trata da questão das cidades mais bonitas do mundo, São Francisco sempre ocupa um dos primeiros lugares. Isto não é menos importante devido à Bay Area, que é o lar da metrópole californiana. É a Baía do Pacífico da cidade e dos arredores. A área da Baía de São Francisco é o nome da região metropolitana. A referência à Bay Area é necessária porque cidades como Santa Clara, Berkeley e Oakland também pertencem a ela. Quase inevitavelmente, esta região foi um local lógico para a Copa do Mundo de 2026

Os jogos serão disputados no Levi’s Stadium em Santa Clara. Na vida cotidiana, é a casa do time de futebol americano da NFL San Francisco 49ers. Isto mostra como as distâncias são curtas aqui. Entretanto, a estréia da arena em 2014 foi permitida como futebol: Os times da MLS do San José Earthquakes e do Seattle Sounders se encontraram.

Tudo sobre o Levi's Stadium em São Francisco como um estádio da Copa do Mundo de 2026
Levi’s Stadium na San Francisco Bay Area (Fonte: Wikipedia, Jim Bahn, CC BY 2.0)

Os dados mais importantes do Levi’s Stadium na Copa do Mundo 2026

🏟️ Capacidade:68.500 lugares
➡️ Construção:19 de abril de 2012
🎉 Inauguração:17 de julho de 2014
👷🏽 Arquiteto:HNTB Corporation
💰 Custo:1,2 milhões de dólares

História do Levi’s Stadium na Baía de São Francisco, EUA

Os 49ers jogaram no Candlestick Park até 2013, que foi bem em São Francisco até 2015. No entanto, houve alguns problemas que cresceram com o passar dos anos. Primeiramente, o estádio datava de 1960 e estava envelhecendo de forma correspondente. Em segundo lugar, os San Francisco Giants tinham-no construído originalmente. Eles são uma equipe de beisebol da MLB. Ele foi projetado principalmente para seu esporte. Na verdade, o estádio era um pouco estreito demais para o futebol. Os holofotes também não estavam posicionados de forma ideal, pois originalmente só tinham que iluminar a área do campo de beisebol.

Já nos anos 90, os Giants decidiram que a renovação do Parque de Candelabros não valia mais a pena. Assim, eles reconstruíram o Parque AT&T, para o qual se mudaram em 2000. Eles deixaram seu estádio anterior para os 49ers, que não queriam dividir uma arena com um time de beisebol novamente. Cerca de dez anos depois dos Giants, os futebolistas também decidiram que não fazia mais sentido ficar. Eles procuraram um lugar adequado para uma nova casa, que finalmente encontraram em Santa Clara. O Candlestick Park foi demolido em 2015 para dar lugar a edifícios residenciais e a um grande centro comercial.

Longo caminho até Santa Clara

Não havia um local adequado em São Francisco que atendesse às exigências dos 49ers. Eles procuraram por um tempo relativamente longo e gastaram muito dinheiro em pesquisas no terreno. Esta é uma das razões pelas quais os custos do Levi’s Stadium são tão altos. A decisão para Santa Clara e nenhuma das outras cidades da Bay Area se deveu ao fato de que a sede e os locais de treinamento dos 49ers estavam (e estão) localizados aqui de qualquer forma.

A arena, inaugurada em 2014, tem o nome do fabricante de roupas Levi Strauss & Co. que garantiu os direitos de nomeação por 20 anos imediatamente após a inauguração. Visualmente, as caixas VIP da arena são notáveis. Elas estão localizadas de um lado atrás das arquibancadas dos espectadores e quase parecem se erguer no ar como um arranha-céu. Esta parte do complexo é chamada “Torre da Suíte”. Em outro lado está um edifício de aparência semelhante. No entanto, este é um estacionamento de vários andares. Do lado de fora, dificilmente se percebe que o espectador corre em círculo ao redor do campo.

A Copa do Mundo não é o primeiro grande evento

A Copa do Mundo 2026 é de fato o maior evento de futebol que também será sediado no Levi’s Stadium. No entanto, não é o primeiro. Quando a Copa América Centenario Sul-Americana ampliada foi realizada nos EUA em 2016, a arena também estava entre os estádios que jogaram como sede. 

No mesmo ano, o Levi’s Stadium também sediou a tradicional 50ª edição do Super Bowl. Para uso diário, se os 49 jogadores não precisarem do estádio, diferentes equipes universitárias da região podem jogar aqui. Por exemplo, o NCAA PAC 12 Football Tournament acontece no Levi’s Stadium. O Levi’s Stadium já pode, portanto, oferecer bastante experiência em comparação com alguns dos outros estádios da Copa do Mundo 2026.

Baía de São Francisco: Tudo sobre o estádio da Copa do Mundo 2026

A área da Baía de São Francisco tem cerca de 20 quilômetros de largura e 70 quilômetros de comprimento. As águas do Oceano Pacífico aqui realmente parecem ser um pequeno lago. A massa terrestre encerra completamente muitas massas de água. A abertura para o Pacífico é chamada de Ponte Golden Gate, depois da qual é nomeada a lendária ponte vermelha que atravessa a abertura. A baía é o lar da antiga prisão de segurança máxima de Alcatraz, que era considerada à prova de fuga. Seu recluso mais famoso foi Al Capone. Ele também estrelou a produção de Hollywood “The Rock”.

Ilha de Alcatraz & Prisão na área da Baía de São Francisco
Alcatraz na San Francisco Bay Area (Fonte: Wikipedia, Frank Schulenburg, CC BY-SA 4.0)

Não muito longe está a Ilha do Tesouro, uma ilha que dificilmente poderia ser mais diferente. Ela mede 160 hectares e foi preenchida artificialmente. Os detritos de um grande terremoto foram utilizados para este fim. Originalmente, a ilha serviu de cenário para uma exposição mundial. A Ilha do Tesouro era, portanto, originalmente propriedade do governo dos EUA. Entretanto, ela pertence às comunidades locais. Eles construíram moradias populares que famílias e estudantes de baixa renda usam para viver a baixo custo em um local exclusivo.