Estádio BC Place (Vancouver) na Copa do Mundo 2026 no Canadá

O Estádio BC Place é algo parecido com o estádio nacional do Canadá, embora tenha a abreviatura de província da Colúmbia Britânica em seu nome. Ele serviu como local para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, por exemplo. Foi construído originalmente para a Expo 1986 e para o time de futebol canadense, o BC Lions. Mas foi rapidamente apropriado também para o futebol. O clube da Liga Principal de Futebol Vancouver Whitecaps joga aqui seus jogos em casa. 

Devido a este destaque e ao fato de que o estádio já provou ser uma arena para o futebol, não havia dúvidas de que o estádio BC Place também seria um dos estádios canadenses para a Copa do Mundo de 2026. Como é bem sabido, a Copa do Mundo 2026 acontecerá no Canadá, México e EUA. Como o Canadá só está autorizado a fornecer dois estádios, isto mostra como o Estádio BC Place é importante para o país.

Estádio BC Place em Vancouver
Estádio BC Place em Vancouver (Fonte: Wikipedia, Yvrphoto, CC BY-SA 3.0)

Dados do Estádio BC Place em Vancouver

🏟️ Capacidade:54.500 lugares
➡️ Construção:Abril 1981
🎉 Inauguração:19 de junho de 1983
👷🏽 Arquiteto:Studio Philipps Barret
💰 Custo:480,94 milhões de euros

O maior estádio da Copa do Mundo do Canadá: Estádio BC Place

Quando surgiu a idéia de construir um novo estádio em Vancouver, não se tratava de esporte. Era para sediar a Exposição Mundial de 1986, para a qual se desejava um local central apropriado. Esta é uma das razões pelas quais a arena, quando concluída, era o maior estádio do mundo com uma cobertura de ar de apoio feita de uma fina camada de Teflon. Entretanto, rapidamente surgiu a questão de como a arena deveria ser utilizada além da Expo. Neste momento, os clubes de futebol e de futebol canadenses acima mencionados expressaram interesse. O Estado, que operava o estádio, aceitou com gratidão, a partir de então os clubes arcaram com os custos de manutenção.

Em 2007, os trabalhadores descobriram uma fenda no telhado de apoio de ar. Cresceu e cresceu em um tempo muito curto. E chegou ao que poderia ter sido uma verdadeira catástrofe se as pessoas no local não tivessem tido muita sorte. O telhado desmoronou. Felizmente, ninguém estava no estádio na época. Mas como a arena era destinada às Olimpíadas, os danos tiveram que ser reparados rapidamente. Não havia tempo suficiente antes do início das competições para construir um novo telhado. Isto foi feito após os Paraolímpicos de 2010, e foi construído um sistema fechado que foi claramente emprestado da solução do estádio em Frankfurt am Main. Os custos para esta segunda fase de construção de 2009 a 2011 foram quase cinco vezes mais altos que os da primeira fase de construção.

De que outra forma é utilizado o estádio BC Place?

Além do futebol, o basquete também fez uma aparição no BC Place Stadium por algum tempo. Foram os Vancouver Nighthwaks que jogaram aqui em 1988, mas desocuparam a arena após apenas um ano. Era muito impraticável para o basquetebol. O hóquei no gelo também estava entusiasmado com o estádio. Em 2014, por exemplo, o NHL Heritage Classic foi realizado na arena. Este é um dos jogos anuais ao ar livre jogado pela liga norte-americana. Durante muito tempo, a arena foi também o local final da Copa Cinza – a Copa Canadense de Futebol.

Este já foi o caso um total de nove vezes. O BC Place Stadium também teve contato direto com uma Copa do Mundo. Entretanto, foi o torneio feminino que se realizou no Canadá em 2015. O BC Place Stadium não era qualquer local na época, mas o local da final. Além do esporte, são principalmente os concertos que são atraídos para a arena. Bandas como OneRepublic e Def Leppard têm tocado aqui nos últimos anos.

Informações da cidade de Vancouver que vai sediar a Copa do Mundo 2026

Vancouver tem cerca de 630.000 habitantes, mas também pertence a uma região metropolitana com o mesmo nome, que abriga quase 2,5 milhões de pessoas. O seu nome vem do capitão de navio britânico George Vancouver. Ele explorou e pesquisou a região onde a cidade está localizada hoje. Entretanto, os holandeses também podem afirmar que o nome pode ser rastreado até eles: Vancouver é também um derivado das palavras holandesas van Coevorden – indicando que a família do homem britânico pode ter vindo da cidade holandesa de Coevorden.

Skyline em Vancouver
Skyline em Vancouver, Canadá (Fonte: Wikipedia, Tom Quine, CC BY 2.0)

A fundação da atual Vancouver ocorreu na década de 1860. Foi o resultado de uma onda de imigração provocada pela chamada Fraser Canyon Gold Rush. Originalmente, Vancouver não era mais do que um pequeno assentamento onde uma serraria era o maior empregador. Entretanto, devido à ferrovia transcontinental, o vilarejo rapidamente se transformou em uma metrópole. A indústria cinematográfica norte-americana, em particular, se apaixonou por Vancouver. 

Depois de Los Angeles e Nova York, é a terceira cidade mais importante a este respeito. Vancouver é, portanto, às vezes referida como “Hollywood Norte”. O porto da metrópole canadense ocidental tornou-se extremamente importante devido ao Canal do Panamá. Até hoje, é o maior porto do país. O destaque esportivo na história da cidade até hoje foram os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 – mas é provável que a Copa do Mundo de 2026 esteja pelo menos em pé de igualdade neste aspecto.