A região mexicana de Monterrey é uma das sortudas a ser escolhida para a Copa do Mundo de 2026. Ela será um dos únicos locais em seu próprio país. Como é bem sabido, o México está sediando a Copa do Mundo junto com o Canadá e os EUA. Os Estados Unidos, entretanto, serão os anfitriões da maior parte dos jogos. Os EUA têm mais do dobro do número de estádios da Copa do Mundo 2026 do que os outros dois países juntos. Isto faz com que as arenas não americanas sejam ainda mais importantes.
Em Monterrey, é o Estádio BBVA Bancomer, que ironicamente não está localizado diretamente na cidade de mais de um milhão de habitantes, mas em um subúrbio oriental chamado Guadelupe. No entanto, como este pertence à região de Monterrey, vamos nos referir a ele para não causar qualquer confusão. Apresentamos aqui em detalhes o estádio e o local do evento.
Fatos e números sobre o Estádio BBVA Bancomer
🏟️ Capacidade: | 53.500 lugares |
➡️ Construçãp: | Outubro de 2011 |
🎉 Inauguração: | 2 de agosto de 2015 |
👷🏽 Arquiteto: | Populous, VFO Arqitectos |
💰 Custo: | 200 milhões de dólares |
Estádio BBVA Bancomer: Tudo sobre o estádio mexicano da Copa do Mundo 2026 perto de Monterrey
Originalmente, havia apenas o Estádio Tecnológico em Monterrey. Ele estava localizado no campus da universidade local e foi construído já em 1950. Além de ser utilizado pela universidade, era também o local onde o CF Monterrey jogava seus jogos em casa. Durante muito tempo, foi uma constante confiável no mapa do futebol mexicano. Isto foi tão longe que foi um dos estádios em que a Copa do Mundo de 1986 foi disputada. Entretanto, dois problemas surgiram ao longo do tempo. Primeiro, ele estava tecnicamente ultrapassado. Em segundo lugar, os 38.622 lugares eram muito poucos.
O CF Monterrey, portanto, começou a planejar um novo estádio já em 2008. De acordo com os planos originais, o estádio seria chamado de Estádio de Fútbol Monterrey. Entretanto, quando a instituição de crédito BBVA Bancomer manifestou interesse em adquirir os direitos sobre o nome, ele foi mudado. O contrato foi adjudicado à instituição financeira.
A construção não começou até 2011
No entanto, seriam necessários mais três anos até que o novo prédio fosse aprovado. As autoridades tinham algumas preocupações que precisavam ser tratadas de antemão. Por exemplo, o estádio fica na vizinhança imediata de um zoológico. O zoológico não deveria ser afetado pela nova arena. Os arquitetos tiveram que mudar seus projetos repetidamente. Em 2011, em agosto, a redenção finalmente chegou. A luz verde foi dada para o estádio.
A construção começou em outubro do mesmo ano. Enquanto isso, o fabricante de bebidas FEMSA também estava a bordo como financiador. Oficialmente, ela construiu a arena junto com o CF Monterrey. Entretanto, como a empresa também é proprietária do clube, provavelmente foi mais uma medida para poder provar legalmente que a responsabilidade econômica era realmente compartilhada entre vários ombros.
O que foi criado até 2015 era puro luxo: os ventiladores da primeira fila ficam a apenas nove metros do campo. No México, a média, neste aspecto, é de 27 metros. O telhado da arena também está parcialmente aberto de seu lado. Isto é intencional: os espectadores têm uma vista de primeira classe da montanha Verro de la Silla. Para os convidados VIP, estão disponíveis camarotes que oferecem espaço para um total de 3200 pessoas.
Mas vamos voltar brevemente ao Estádio Tecnológico. Isto foi demolido em 2017. Entretanto, houve um problema: a FEMSA tinha pouca ou nenhuma inclinação para deixar que outros clubes de outros esportes jogassem na nova arena. A instalação também não era destinada ao atletismo universitário. Os proprietários apenas sinalizaram sua disposição de deixar dois a quatro concertos por ano no Estádio BBVA Bancomer. E é claro que eles estavam abertos a grandes eventos como a Copa do Mundo de 2026, então um segundo novo estádio foi necessário, para ser construído no terreno do campus. Ele se chama Centro Deportivo Tecnológico e foi inaugurado em 2019.
Mais informações sobre o estádio da Copa do Mundo de 2026 em Monterrey
Monterrey está localizada no nordeste do México, no estado de Nuevo León. A cidade em si tem cerca de 1,2 milhões de habitantes. A região de Monterrey inclui até 4,6 milhões de pessoas. A distância até a fronteira dos EUA é de apenas 150 quilômetros. Esta é provavelmente uma das razões pelas quais esta arena foi escolhida como o local. O esforço de viagem para equipes e torcedores do sul dos EUA é limitado.
Monterrey é chamada de “City of Mountains” porque a região é cercada por características naturais. A Serra Madre Oriental faz fronteira com a região. A cidade foi fundada em duas antigas colônias por exploradores europeus em 1596.
Durante muito tempo, a cidade não cresceu e não era previsível que um dia se tornaria uma metrópole de milhões. Não foi até a industrialização no século XIX que houve um aumento considerável do número de cidadãos. No tumulto político da época, Monterrey foi mesmo a capital do México durante três meses em 1864.
Em termos de esporte, o futebol desempenhou um papel subordinado na cidade por muito tempo. Atletas bem conhecidos de Monterrey eram ativos em outras modalidades. O CF Monterrey sofreu por muito tempo com uma catástrofe em 1945, quando houve uma explosão devastadora. O ônibus da equipe foi explodido por um foguete que atingiu o tanque de combustível. Dois jogadores morreram e muitos outros ficaram feridos. O verdadeiro sucesso só veio com a Copa do Mundo de 1986. Enquanto isso, o clube ganhou quatro campeonatos.