Estádio Azteca na Cidade do México na Copa do Mundo de 2026

A Copa do Mundo 2026, sediada pelos EUA, México e Canadá, contará, pela primeira vez, com 16 estádios. Nunca antes houve tantos locais em uma Copa do Mundo. Isto é sem dúvida devido ao aumento do torneio de 32 para 48 seleções. 

É surpreendente, entretanto, que apenas um dos 16 estádios da Copa do Mundo 2026 já tenha sediado uma Copa do Mundo antes. Afinal, as finais de 1970 e 1986 foram realizadas no México – e a Copa do Mundo de 1994 nos EUA. No entanto, 15 dos 16 estádios proporcionarão aos torcedores experiências de Copa do Mundo novinhas em folha. 

A única exceção é o Estádio Asteca na Cidade do México. Foi sede das finais das Copas de 1970 e 1986. Em 2026, é nominalmente o maior estádio da Copa do Mundo – e, portanto, um candidato quente para sediar outra final. No entanto, isto ainda não foi decidido: Nova Iorque e Nova Jersey gostariam de ver a final em sua arena.

estadio azteca cidade do mexico
Estádio Azteca na Cidade do México (Fonte: Wikipedia, Pinjm2000, CC BY-SA 4.0)

Dados do Estádio Azteca na Copa do Mundo

🏟️ Capacidade:87.523 lugares
➡️ Construção:Augusto, 1962
🎉 Inauguração:29 de maio de 1966
👷🏽 Arquiteto:Pedro Ramirez Vazquez, Rafael Mijares Alcerreca
💰 Custo:200 milhões de euros

Tudo sobre o maior estádio da Copa do Mundo 2026, o Estádio Asteca

O México ganhou a licitação para sediar os dois maiores eventos esportivos do planeta em meados do século 20. Em 1968, os Jogos Olímpicos de Verão seriam realizados na capital, Cidade do México. Dois anos mais tarde, o México sediaria a Copa do Mundo de 1970. Ambos os eventos careciam de um grande estádio que pudesse proporcionar o ambiente apropriado. Portanto, foi decidido construir o Estádio Asteca. O CD Cruz Azul e o Club America utilizam a arena para seus jogos em casa quando não estão programados eventos importantes.

E havia muitos deles: a maior parte do torneio de futebol olímpico de 1968 aconteceu aqui, pois o atual estádio olímpico foi utilizado para as competições de atletismo. Para a Copa do Mundo dois anos depois, a capacidade da arena foi ampliada dos 81.000 assentos originais para 107.000. Após o Maracanã no Rio de Janeiro, o Estádio Azteca foi o segundo maior estádio do planeta. Na arena aconteceram até nove jogos da Copa do Mundo – como mencionado, a final foi entre eles, que o Brasil venceu contra a Itália.

O próximo grande evento foi a Copa do Mundo de 1986, e duas partidas na arena foram lendárias. A primeira foi a semifinal entre Argentina e Inglaterra. O Albiceleste também ganhou a partida graças a um gol de Diego Maradona, que, no entanto, jogou claramente sua mão para ganhar a vantagem necessária para marcar. 

Maradona falou depois da “mão de Deus”. A segunda partida foi a final entre Argentina e Alemanha, que a Albiceleste venceu por 3-2. Os argentinos já estavam 2 a 0, mas a equipe da Alemanha voltou, mas finalmente os sul-americanos marcaram o importantíssimo gol.

Estádio Azteca na Copa do Mundo de 1986
Estádio Azteca na Copa do Mundo de 1986 (Fonte: Wikipedia, Karl Oppolzer, CC BY-SA 3.0)

A Copa da Confederação de 1999 também foi realizada no México. Desta vez também, o Estádio Asteca estava entre os locais. O mesmo se aplica à Copa Ouro da CONCACAF, que foi realizada quatro anos mais tarde. A Liga Americana de Futebol NFL também usa regularmente a arena para jogar jogos promocionais.

Como o Estádio Azteca é utilizado

Nada menos que seis equipes utilizaram o Estádio Azteca para jogos em casa no decorrer de sua história. Entretanto, somente o Club America tem feito isso continuamente. O CD Cruz Azul tocou na arena de 1971 a 1996 e retornou em 2018. Os clubes que não estão mais ativos aqui são o Club Necaxa, CF Atlante, UNAM Pumas e Atlético Espanol. Caso contrário, a arena também é utilizada para eventos especiais. 

Em 1993, por exemplo, o jogo de boxe do campeonato mundial entre Julio Cesar Chavez e Greg Haugen aconteceu aqui. Em 1999, o então Papa João Paulo II escolheu o Estádio Asteca para proferir seu discurso principal aos fiéis. Desde então, a arena tem sido usada repetidamente para eventos religiosos. Como na maioria dos outros estádios, ele também é utilizado para concertos.

Os arredores imediatos do estádio também são notáveis: Um gigantesco centro comercial, dois hotéis e um edifício de escritórios foram construídos aqui nos anos 2010. Além disso, 2500 novas vagas de estacionamento foram acrescentadas às instalações que já existiam. Em resumo, o Estádio Azteca se tornou um pequeno distrito em si na Cidade do México.

Informações e atrações no local da Copa do Mundo 2026 Cidade do México

A Cidade do México tem 9,2 milhões de habitantes e é, portanto, de longe, a maior cidade do México – e uma das maiores cidades do mundo. Até 21 milhões de pessoas vivem na região metropolitana – neste aspecto, também, a Cidade do México é uma das maiores regiões correspondentes do planeta. 

Como a Cidade do México é a capital do México, ela não pertence a um estado federal, mas é uma entidade territorial soberana. Os mexicanos, portanto, falam de el D.F. como uma forma abreviada para el Distrito Federal ou “Distrito Federal” quando se referem à sua capital.

A atual Cidade do México foi fundada pelos astecas em 1345 sob o nome de Tenochtitlan. Os restos históricos no centro da cidade ainda hoje podem ser vistos e são patrimônio mundial da UNESCO. Entretanto, a residência oficial dos vice-presidentes espanhóis foi construída diretamente no topo do palácio asteca. Após a bem sucedida Guerra da Independência do México, a Cidade do México tornou-se a capital do novo país do México em 1821.