Atlanta é uma das capitais do esporte. Isto é verdade não apenas para os EUA, mas para o mundo inteiro. Afinal, a metrópole de milhões no estado americano da Geórgia sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1996. Com os Atlanta Falcons (futebol americano) e Atlanta United (futebol), dois times de destaque também estão sediados lá. Ambos compartilham uma arena cujo único nome deve ser de grande interesse para os fãs de língua alemã: Estádio Mercedes Benz.
A instalação, concluída em 2017, é sem dúvida uma das arenas mais espetaculares do mundo. Isto se deve à fachada externa em forma de diamantes e ao telhado totalmente fechado. O estádio é assim um digno sucessor do Georgia Dome – e um dos locais lógicos para a Copa do Mundo de 2026, que o Canadá e o México são co-anfitriões com os Estados Unidos.
Números do Estádio Mercedes Benz em Atlanta
🏟️ Capacidade: | 71.000 pessoas |
➡️ Construção: | 19 de maio de 2014 |
🎉 Inauguração: | 26 de agosto de 2017 |
👷🏽 Arquiteto: | 360 Architecture, TVS Design, Goode Van Slyke, Stanley Beaman & Sears |
💰 Custo: | 1,4 milhões de dólares |
Estádio Mercedes Benz: Tudo sobre o estádio de última geração em Atlanta
Em comparação com alguns outros estádios na América do Norte, o Georgia Dome não era particularmente antigo. Foi inaugurado em 1992. Os Jogos Olímpicos de 1996, em particular, foram a razão de sua construção. Com cerca de 74.000 espectadores, também tinha espaço para o mesmo número de pessoas que é habitual nas arenas dos EUA. Na verdade, a capacidade era ligeiramente maior do que a do edifício sucessor. As fases de renovação em 2007, 2008 e 2009 eliminaram deficiências técnicas e estruturais.
No entanto, houve várias razões pelas quais um novo edifício foi construído. Em primeiro lugar, era necessária uma arena que também fosse adequada para o futebol. Além disso, os Falcões de Atlanta queriam algumas características espetaculares que não teriam sido viáveis na arena anterior. Estes incluíam, por exemplo, uma tela de vídeo circunferencial de 335 metros de comprimento localizada diretamente sob a abertura circular do teto.
O planejamento para a nova instalação começou, portanto, em 2011. O nome original era New Atlanta Stadium. Entretanto, em 2015, um ano após o início da construção, o proprietário dos Falcões anunciou que a Mercedes havia garantido os direitos de nomeação por 27 anos. Na mesma época, o estádio em construção também ganhou a licitação para sediar o Super Bowl 2019. O basquete e o beisebol também cobriram a arena com grandes eventos.
O primeiro jogo de futebol aconteceu no Estádio Mercedes Benz em 16 de setembro de 2017, três semanas após a abertura oficial. 70.245 espectadores vieram para assisti-lo na arena. Foi um recorde para a Major League Soccer. O recorde anterior datava de 1996 e deveria ser quebrado novamente um ano depois – e novamente pelo estádio em Atlanta. Enquanto isso, o estádio poderia ser ampliado, se necessário. A final da Copa MLS em 8 de dezembro de 2018 contou com a presença de 73.019 espectadores. Quase ao mesmo tempo, o telhado também estava finalmente terminado. Ele pode abrir e fechar completamente em oito minutos e dez segundos.
O estádio de Atlanta causa a explosão dos custos de construção
Os custos são um exemplo de como os gastos financeiros para um projeto de construção podem ficar fora de controle. O orçamento original era de 700 milhões de dólares americanos. Devido ao mau planejamento, pedidos especiais e problemas com fornecedores de materiais, estes primeiro subiram para um bilhão de dólares, depois para 1,2 e finalmente para 1,4 bilhões de dólares. No final, a arena foi duas vezes mais cara do que se pensava originalmente. Os custos de construção de 700 milhões de dólares americanos já eram extremamente altos em comparação com muitos outros estádios de tamanho semelhante.
Além de eventos de futebol, futebol, basquete e beisebol, o Estádio Mercedes Benz também é utilizado para concertos. Em 2021, ocorreu um evento especial: o músico Kanye West na verdade só queria organizar uma “festa de audição” na arena para um novo álbum. Mas ele se sentiu tão confortável aqui que se mudou para o estádio para terminar o álbum. Os camarins, portanto, se tornaram um estúdio de gravação e uma área de convivência por um tempo.
Vamos voltar ao Georgia Dome por um momento. Tinha perdido sua razão de ser com a abertura do Estádio Mercedes Benz. Após custos de construção de 1,4 bilhões de dólares para a nova arena, os financiadores não tinham interesse em gastar nem mesmo um centavo a mais do que o necessário no antigo estádio. Foi, portanto, explodido em 20 de novembro de 2017.
Informações sobre o local da Copa do Mundo 2026 em Atlanta
Atlanta é a capital do estado americano da Geórgia. Tem pouco menos de meio milhão de habitantes. A região metropolitana é o lar de seis milhões de pessoas. Atlanta é o lar de uma das empresas mais famosas dos EUA – talvez até a empresa mais famosa por excelência: a fabricante de bebidas Coca-Cola. Delta Airlines, UPS e a estação de TV CNN também encontraram aqui a sua casa. O aeroporto é um dos maiores do planeta.
Em termos de esporte, Atlanta só chamou a atenção quando sediou as Olimpíadas de 1996. O clube esportivo fica para trás. Os Falcões nunca ganharam o campeonato da NFL, mas ganharam a conferência duas vezes (1998, 2016). No futebol, o United já ganhou pelo menos uma vez a Copa MLS (2018) e garantiu a Copa Lamar Hunt US Open um ano depois. Eles também chegaram às quartas de final da Liga dos Campeões da América do Norte e Central no mesmo ano.
>> Todos os estádios da Copa do Mundo 2026