Seleção brasileira na Copa América 2024

A Copa América 2024 representa o início de um novo ciclo na seleção brasileira. Tanto dentro quanto fora de campo. Depois de uma negociação frustrada com o italiano Carlo Ancelotti e de um período conturbado com Fernando Diniz como interino, o Brasil viaja aos Estados Unidos com o treinador que foi o escolhido para comandar a equipe na caminhada para a Copa do Mundo de 2026: Dorival Júnior.

Dentro de campo, Vinicius Júnior assume a condição de maior estrela da equipe. Antes de se apresentar à seleção para a Copa América 2024, o astro do Real Madrid foi decisivo nos títulos espanhol e europeu da sua equipe, tanto que acabou eleito melhor jogador da Champions League.

Jogos do Brasil na Copa América 2024

Jogos do Brasil na Copa América 2024

24/06/2024 – 22:00
Grupo D, Estádio SoFi – Los Angeles
28/06/2024 – 22:00
Grupo D, Estádio Allegiant – Las Vegas
02/07/2024 – 22:00
Grupo D, Estádio Levi’s – São Francisco
06/07/2024 – 22:00
Grupo D, Estádio Levi’s – São Francisco
Uruguai0-0 (4-2 gp)Brasil

Brasil no Grupo D da Copa América 2024

POS EQUIPE PTS PJ V E D GP GC SG
1
Colombia
Colombia
7 3 2 1 0 6 2 4
2
Brasil
Brasil
5 3 1 2 0 5 2 3
3
Costa Rica
Costa Rica
4 3 1 1 1 2 4 -2
4
Paraguay
Paraguay
0 3 0 0 3 3 8 -5
Lenda
  • Próxima Rodada

>> Confira o nosso guia do Grupo D da Copa América 2024.

Convocados da seleção brasileira à Copa América 2024

Inicialmente, Dorival Jr. havia chamado 23 atletas para a disputa da Copa América 2024. No entanto, a CONMEBOL aumentou o limite de convocados para 26. Desse modo, o treinador chamou Bremer (Juventus), Éderson (Atalanta) e Pepê (Porto) para completar a lista brasileira.

Além disso, Dorival convocou o goleiro Rafael, do São Paulo, para o lugar de Éderson, do Manchester City, que sofreu uma fratura na órbita ocular no início de maio.

Apesar de o trabalho de Dorival Jr. ainda estar no começo, o Brasil é considerado um dos favoritos a ganhar a Copa América 2024.

Esta é a lista atualizada com os 26 convocados do técnico Dorival Júnior para a disputa da Copa América 2024:

Goleiros

  • Alisson Becker – Liverpool-ING
  • Rafael – São Paulo
  • Bento – Athletico-PR

Laterais

  • Danilo – Juventus-ITA
  • Yan Couto – Girona-ESP
  • Guilherme Arana – Atlético-MG
  • Wendell – Porto-POR

Zagueiros

  • Éder Militão – Real Madrid-ESP
  • Beraldo – Paris Saint-Germain-FRA
  • Gabriel Magalhães – Arsenal-ING
  • Marquinhos – Paris Saint-Germain-FRA
  • Bremer – Juventus-ITA

Meio-campistas

  • Bruno Guimarães – Newcastle-ING
  • Douglas Luiz – Aston Villa-ING
  • Éderson – Atalanta-ITA
  • João Gomes – Wolverhampton-ING
  • Andreas Pereira – Fulham-ING
  • Lucas Paquetá – West Ham-ING

Atacantes

  • Endrick – Palmeiras
  • Pepê – Porto-POR
  • Evanilson – Porto-POR
  • Martinelli – Arsenal-ING
  • Raphinha – Barcelona-ESP
  • Rodrygo – Real Madrid-ESP
  • Savinho – Girona-ESP
  • Vinícius Júnior – Real Madrid-ESP

Análise do elenco do Brasil para a Copa América 2024

No começo do seu trabalho na seleção brasileira, Dorival Júnior escalou a equipe no 4-3-3. Por isso, esse deve ser o esquema tático que o treinador utilizará na Copa América 2024.

Goleiros

A disputa pela titularidade prometia ser acirrada na posição entre Alisson Becker (Liverpool) e Ederson (Manchester City). No entanto, o goleiro dos Citizens foi cortado devido a uma fratura no rosto, o que abriu caminho para a titularidade absoluta do arqueiro dos Reds. Bento (Athletico-PR) deve ser opção no banco, enquanto Rafael (São Paulo) fica como terceira opção.

Defesa

No miolo da zaga, Marquinhos (PSG) e Gabriel Magalhães (Arsenal) vinham formando a dupla titular antes da chegada de Dorival. Desse modo, o treinador deve manter os dois na equipe que iniciará os jogos, com Éder Militão (Real Madrid), Beraldo (PSG) e Bremer (Juventus) como opção de banco.

Nas laterais, Danilo (Juventus) será o dono da posição, pela direita, com Yan Couto (Girona) na reserva. Do lado esquerdo, a disputa é bem mais equilibrada entre Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto), mas o jogador portista parte com uma leve vantagem na briga pela titularidade.

Meio-campo

Pelo menos nos primeiros jogos da Copa América 2024, Dorival deve repetir o meio-campo que escalou nos primeiros amistosos no comando da seleção brasileira. Desse modo, o trio titular deve ser formado por Lucas Paquetá (West Ham), João Gomes (Wolverhampton) e Bruno Guimarães (Newcastle). Como opção de banco, o treinador terá Douglas Luiz (Aston Villa), Éderson (Atalanta) e Andreas Pereira (Fulham).

Ataque

O ataque é o setor em que Dorival Jr. tem mais talento à sua disposição, tanto que o treinador convocou oito atacantes para a Copa América 2024. A ponta direita deve ficar com Raphinha (Barcelona), enquanto o craque do time, Vinicius Jr. (Real Madrid), será o dono do lado esquerdo. Além disso, com a lesão de Richarlison, Rodrygo (Real Madrid) deve completar o trio de ataque titular como um falso 9.

O fenômeno Endrick (Palmeiras), que após a Copa América 2024 se apresentará ao Real Madrid, deve ser o substituto imediato de Rodrygo. Desse modo, Evanilson (Porto) surge como terceira opção. Pelas pontas, Dorival Jr. terá à disposição Pepê (Porto), Martinelli (Arsenal) e Savinho (Girona).

Raio X da seleção brasileira

Informações🇧🇷 Brasil
TécnicoDorival Júnior 🇧🇷
Principais títulos5 Copas do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
ArtilheiroNeymar (79 Gols)
Maior número de partidasCafu (143 Partidas)
Estrela da seleçãoVinicius Júnior
Jogador mais valiosoVinicius Júnior (150 milhões de euros, em 03.06.24)
Valor total1,19 bilhão de euros (em 03.06.24)
Apelido“Canarinho”
Ranking da FIFA5 lugar (Data: 03.06.24)
Maior vitória10:1 sobre a Bolívia (1949)
Maior derrota7:1 contra a Alemanha (2014)
Participações na Copa América38 (incluindo a de 2024)

Dorival Jr. quer provar que foi a escolha certa para a seleção brasileira

Não é segredo que Dorival Júnior nunca foi a primeira opção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para substituir Tite, que deixou o comando da seleção após a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Nesse sentido, a CBF chegou a anunciar um acordo com o italiano Carlo Ancelotti, que supostamente assumiria a Canarinho às vésperas desta Copa América.

Nesse meio tempo, o técnico do Fluminense, Fernando Diniz, comandaria a seleção brasileira como interino. Contudo, o treinador italiano informou que permaneceria no Real Madrid. Então, a CBF anunciou a saída de Diniz e comunicou a chegada de Dorival Jr., que nos anos anteriores tinhas vencido a Copa Libertadores pelo Flamengo e a Copa do Brasil com o São Paulo.

Desse modo, Dorival viaja aos Estados Unidos com a missão de confirmar que é o nome certo para comandar a seleção brasileira. Além disso, o treinador sabe que a conquista do título lhe dará paz para trabalhar a equipe para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Endrick pode iniciar uma trajetória de sucesso com a Amarelinha

Apesar de não ser titular na equipe de Dorival Jr., o jovem atacante Endrick, que completará 18 anos durante a realização da Copa América 2024, tem tudo para brilhar nos gramados dos Estados Unidos em junho e julho.

Nesse sentido, a pouca idade do centroavante não deve ser confundida com inexperiência. Desde que estreou pela equipe profissional do Palmeiras, Endrick foi muito importante na conquista do Campeonato Brasileiro de 2023 e do Paulistão de 2024.

Além disso, a mais nova joia do futebol brasileiro provou que não sente o peso de vestir na famosa camisa amarela. Seu primeiro gol pela seleção foi o da vitória sobre a Inglaterra, por 1 a 0, em Wembley, em Londres, em março de 2024. No jogo seguinte, ele voltou a marcar, desta vez no empate por 3 a 3 com a Espanha, no Santiago Bernabéu, em Madri.

Santiago Bernabéu que será a nova casa de Endrick após a Copa América 2024, já que o centroavante reforçará o Real Madrid depois da participação brasileira no torneio de seleções mais antigo do planeta.

Por tudo isso, Endrick não é apenas um jogador para se olhar na seleção brasileira, mas é também um dos candidatos a revelação desta Copa América 2024.

O Brasil vencerá a Copa América 2024?

A seleção brasileira tem tudo para chegar à final da Copa América 2024, possivelmente contra a Argentina. No entanto, será preciso atenção em campo, porque o Brasil está do lado mais forte do chaveamento.

Mesmo com a presença da forte seleção da Colômbia no Grupo D, a tendência é que a Canarinho não encontre dificuldades para se classificar como primeiro lugar. Mas o caminho na fase de mata-mata requer atenção para os comandados de Dorival Jr. Isso porque o mais provável é que a seleção brasileira enfrente os anfitriões Estados Unidos já nas quartas de final da Copa América 2024.

Em seguida, passando pelos americanos, o adversário provável é o Uruguai, nas semifinais da Copa América 2024. Por isso, será muito importante a seleção brasileira manter um alto nível de jogo, para evitar uma eliminação precoce.

E se você quiser apostar no desempenho da Canarinho nos gramados dos EUA, nossos especialistas prepararam um guia com diversas probabilidades de apostas na seleção brasileira na Copa América 2024.

Além disso, você pode acompanhar a nossa página com os prognósticos de todos os jogos da Copa América 2024, com resultado e previsão de placar exato, para você apostar ou palpitar no bolão com os amigos.