No verão de 2021, de 11 de junho a 11 de julho, acontecerá o XXI Campeonato Europeu de Futebol que certamente terá seu lugar na história. Pela primeira vez na história do futebol, uma final do Campeonato Europeu foi adiada.
Na verdade, a EURO deveria ocorrer de 12 de junho a 12 de julho de 2020, mas devido à pandemia do coronavírus, o torneio teve que ser adiado por um ano. Embora a fase final ser em 2021, a UEFA decidiu manter o nome “EURO 2020”.
Uma das razões para tal é o fato de a EURO ter celebrado o seu 60º aniversário em 2020. Nesta ocasião, pela primeira vez na história do futebol, uma fase final terá lugar em toda a Europa. O campeonato é disputado em 11 países e estádios diferentes no continente europeu. Aliás, esse ano o premio da Eurocopa 2021 é o maior já visto!
Todas as informações sobre a Eurocopa de Futebol de 2021
Aqui no futeboleiro.com, queremos lhe oferecer muitas informações úteis sobre campeonatos mundiais de futebol e campeonatos europeus. É por isso que fizemos uma pesquisa cuidadosa sobre da EURO 2021 e apresentamos uma visão detalhada deste torneio extraordinário.
O nosso site é atualizado diariamente e estamos ansiosos por apresentar-lhe as melhores e mais recentes notícias sobre a Eurocopa 2021. Entre outras coisas, existe, claro, o calendário da Eurocopa 2021 que inclui datas e lugares, todos os grupos e equipes favoritas da EURO 2021, bem como todas as tabelas e resultados da Eurocopa 2021. Claro que não pode perder o calendário televisivo da EURO 2020, onde poderá ver quais os canais de televisão que transmitirão os jogos do teu interesse. Aliás, aqui você encontra informações até sobre a Uniforia a Bola da Eurocopa 2021 e da música oficial da Eurocopa 2021!
Para cada participante da rodada final, também criamos uma página separada na qual analisamos a equipe em detalhes e também damos uma ideia das direções táticas da respectiva equipe.
Mostramos também as camisas oficiais da Eurocopa 2021 que as equipes irão vestir e encontrará as tabelas de classificação para o Campeonato da Europa, e também para os 6 grupos da fase final.
Por que a EURO 2021 está sendo realizado em todo o continente?
A ideia de realizar o campeonato em 2021 (anteriormente previsto para 2020) em toda a Europa surgiu em 2012. O então presidente da UEFA, Michel Platini, fez esta proposta para comemorar o 60º aniversário do Campeonato da Europa em 2021. Inicialmente, a UEFA decidiu mesmo manter a competição em toda a Europa a partir de então.
Coube ao ex-secretário-geral da Federação Alemã de Futebol, Helmut Sandrock, esclarecer a questão, que explicou que se tratou, na verdade, de uma decisão pontual. Em 2024, a Eurocopa acontecerá em apenas um país: a Alemanha, que venceu a Turquia na disputa para sediar o campeonato.
Em 2021, como em 2016, serão 24 equipes formadas. As eliminatórias foram disputadas por 55 países em 10 grupos. Os vencedores e segundos colocados de todos os grupos ganharam a sua entrada. Os restantes quatro lugares serão atribuídos nos jogos do “play-off” da UEFA Nations League.
Conheça os estádios do Campeonato Europeu de 2021
Pela primeira vez, cada país foi capaz de propor de 1 a 2 estádios. Entretanto, quando a decisão foi tomada, tudo mudou por dois motivos: Por um lado, Bruxelas foi totalmente eliminada como sede porque havia problemas de segurança que não poderiam ser resolvidos. O número de estádios foi reduzido dos 13 inicialmente previstos para 12.
Em segundo lugar, a Alemanha e a Inglaterra fizeram um acordo extraordinário. A Alemanha retirou totalmente a candidatura de Berlim e Munique também decidiu não se candidatar à semifinal. Em vez disso, o Estádio de Wembley em Londres sediou esses jogos e, portanto, hospeda as semifinais e a final da Euro 2021.
Em troca, a Inglaterra apoiou a candidatura alemã ao Campeonato da Europa em 2024 e também disse que a Alemanha apoiará os britânicos se eles se candidatarem ao Campeonato Europeu em 2028.
Em Abril de 2021, pouco antes do início do Campeonato Europeu, a UEFA cancelou Dublin e Bilbao como locais de realização. A razão foi a falta de garantias dos espectadores para os jogos do Campeonato Europeu. O local de Bilbao foi substituído pelo Estádio Olímpico de Sevilha. Os jogos de Dublin foram para São Petersburgo (jogos de grupo) e Londres (oitavas de final).
Euro 2021 será realizado nos seguintes 11 locais:
- 🏴 Londres (Wembley Stadium)
- 🇩🇪 Munique (Allianz Arena)
- 🇮🇹 Roma (Olímpico de Roma)
- 🏴 Glasgow (Hamden Park)
- 🇳🇱 Amsterdã (Johann Cruyff Arena)
- 🇪🇸 Sevilha (Estádio Olímpico de La Cartuja)
- 🇷🇺 São Petersburgo (Estadio Krestovsky)
- 🇭🇺 Budapeste (Nuevo Estadio Nacional)
- 🇩🇰 Copenhague (Telia Parken)
- 🇦🇿 Baku (Estadio Nacional)
- 🇷🇴 Bucareste (Arena Naționala)
EURO 2020 adiada até 2021
Devido à crise do COVID-19 em março de 2020, vários jogos na Europa tiveram que ser cancelados e interrompidos. Para compensar as datas de jogos perdidas, o conselho da EURO 2020 teve que encontrar uma maneira de terminar a temporada mais tarde. O adiamento deu mais flexibilidade.
Além disso, a Itália não deve apenas sediar o jogo de abertura da Eurocopa e 3 outros jogos da EURO em Roma, mas também foi um hotspot para os casos COVID-19 em março de 2020 e um dos países mais afetados da Europa. Se tivesse aderido ao EURO 2021, teria enfrentado problemas de segurança significativos. A propagação constante do vírus através das inúmeras viagens teria sido um perigo para todos os europeus.
Em geral, a decisão de realizar um Campeonato da Europa em 2021 foi tomada na primavera de 2020, devido à situação. É uma decisão muito compreensível e tem inúmeras vantagens.
Portugal é o atual campeão europeu há 5 anos, em vez dos habituais 4. O vencedor da EURO 2021 pode defender seu título no campeonato de 2024, na Alemanha.
Todas as informações sobre as eliminatórias para a Eurocopa 2021
Como parte das eliminatórias para o Campeonato Europeu de 2021, várias partidas de classificação foram disputadas de março a novembro de 2019. Em 10 grupos, entre 5 e 6 equipes competiram por uma vaga na final de 2021.
Os vencedores e segundos colocados de cada grupo classificaram-se diretamente para a EURO. Os restantes 4 colocados iniciais foram determinados durante os jogos do play-off da Eurocopa no outono de 2020. Estes lugares foram conquistados pela Macedônia do Norte, Hungria, Escócia e Eslováquia.
Devido à nova Liga das Nações da UEFA, que começou em setembro de 2018, os grupos de qualificação para o Campeonato da Europa foram sorteados mais tarde do que o normal desta vez.
Nos respectivos campeonatos mundiais, sabia-se quais equipes se enfrentariam nas eliminatórias para a Eurocopa. Mas, desta vez, o sorteio do grupo de classificação para o Campeonato Europeu de 2021 não aconteceu até 2 de dezembro de 2018, em Dublin.
Toda a história da EURO em um relance
O Campeonato Europeu de Futebol é realizado desde 1960. No início era um torneio que durava meses e as finais consistiam em apenas quatro times. Para a Eurocopa de 1980, este modo foi alterado afim de expandir o Campeonato Europeu para um torneio completo.
Apenas 16 equipes participaram, durante décadas. Isso mudou em 2016: até a final que aconteceu na França, 24 times jogaram. Uma nova expansão para 32 equipes está planejada para a Eurocopa 2024.
As seleções com recordes na Eurocopa são Alemanha e a equipe da Espanha Eurocopa 2021, que já conquistaram três títulos cada. O jogador com o recorde de participação no campeonato é o português Cristiano Ronaldo, que já jogou 21 vezes.
Ao mesmo tempo, Cristiano Ronaldo também é o maior goleador da história da competição com 9 gols, porém, tem que dividir o título com o francês Michel Platini. CR7 ainda pode jogar na EURO 2021 e pode se tornar o recordista nessas estatísticas. O português tem ainda a oportunidade de se tornar o artilheiro da Eurocopa 2021 e poderá ser o primeiro a disputar este premio 5 vezes.
Isso pode interessar também: