Estádio Nacional de Baku no Azerbaijão: Sede da Eurocopa 2021

O planejamento do estádio nacional em Baku começou já lá em 2010 e há muitos anos o Azerbaijão tem brincado com a ideia de concorrer aos Jogos Olímpicos de Verão.

Só que o anterior Estádio Tofiq Bəhramov não satisfazia estes requisitos, era muito pequeno e velho para receber um evento de grande porte. Por isso foi necessário construir uma nova arena com instalações de atletismo.

No Campeonato Europeu de Futebol de 2021, que foi adiado devido ao coronavírus e será chamado “EURO 2020”, o estádio nacional de Baku fará a sua grande aparição no palco.

Para além de receber a final da Liga Europa 2018/2019, a arena só tem sido utilizada até agora como local para os jogos da seleção nacional do Azerbaijão em casa. Assim, o estádio nacional de Baku será também utilizado para os jogos do Azerbaijão na Liga das Nações 2020/21 e nas eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

Sede da Eurocopa 2021: Estádio Nacional de Baku no Azerbaijão
Estádio Nacional Baku (Fonte: Wikipedia, Kremlin.ru, CC-BY 4.0)

Fatos e dados sobre o Estádio Nacional de Baku:

  • Capacidade: 69.870 lugares
  • Inauguração: 6 de Março de 2015
  • Arquitetos: Heerim Architects and Planners
  • Equipe principal: Equipe Nacional do Azerbaijão
  • Custos: USD 710 milhões

Jogos da Eurocopa 2021 no Estádio Nacional de Baku

RodadaDataHora*PartidaSede
Grupo A12/06/2114:00/10:00País de Gales x SuíçaBaku
Grupo A16/06/2117:00/13:00Turquia x País de GalesBaku
Grupo A20/06/2117:00/13:00Suíça x TurquiaBaku
Quartas de final03/07/2117:00/13:00Rep. Tcheca x DinamarcaBaku

* Hora de Portugal e de Brasil.

Tudo sobre o Estádio Nacional de Baku (Azerbaijão)

O estádio nacional de Baku tem espaço para 69.870 espectadores. Os planos foram originalmente assumidos pelo gabinete de arquitetura turco TOCA Mimarlik, que planejou uma arena que deveria, inicialmente, custar 300 milhões de euros. Contudo, isto não satisfez as exigências que o Estado tinha para o estádio.

Os planos foram entregues à firma sul-coreana Heerim Architects and Planners, que reviu completamente a arena. Os custos de construção explodiram e, segundo os números oficiais, atingiram 710 milhões de dólares.

Uma razão para os elevados custos de construção é a localização da arena. O estádio nacional está situado num antigo campo petrolífero. Antes mesmo do início da construção, 1,2 milhões de metros cúbicos de águas residuais e resíduos petrolíferos tiveram de ser eliminados.

Início das obras em Junho de 2011

A cerimônia de abertura e da pedra de fundação aconteceu em 6 de Junho de 2011, na presença do então Presidente da FIFA, Sepp Blatter, e do Presidente da UEFA, Michel Platini.

Os trabalhos de construção propriamente ditos começaram em Novembro de 2012. A empresa turca de construção Tekfen, que foi responsável pela execução do projeto, trabalhou 24 horas por dia, em turnos diurnos e noturnos, para construir o Estádio Nacional de Baku. Mais de 2200 trabalhadores foram empregados no processo.

O sucesso do projeto tornou-se evidente pela primeira vez em Setembro de 2013, quando os responsáveis se orgulharam de informar que estavam adiantados em relação ao previsto.

Obras de construção em 2014 no Estádio Nacional de Baku
Obras de construção em 2014 (Fonte: Wikipedia, Interfase, CC BY-SA 3.0)

Conclusão em Março de 2015

No início de Março de 2015, a arena foi finalmente entregue ao Ministério da Juventude e Desportos do Azerbaijão. O estádio foi assim concluído dois meses antes do inicialmente previsto.

A arena foi então batizada em Junho de 2015, quando Baku recebeu os Jogos Europeus. O Estádio Nacional realizou as cerimónias de abertura e encerramento do evento. Além disso, a arena também recebeu as competições de atletismo.

Para além de quaisquer Jogos Olímpicos, o Estádio Nacional de Baku tem sido sempre destinado ao futebol. Por exemplo, quando a arena foi construída, foi tomado um especial cuidado para garantir que preencheria os critérios para a categoria 4 de estádio da UEFA.

Estes devem ser enfrentados por arenas que recebem jogos da Liga dos Campeões ou que desejem receber uma final de uma das competições da UEFA. Já em 2017, finalmente deram os seus frutos.

Baku candidatou-se com sucesso para receber a final da Liga Europa 2018/19 (29 de Maio de 2019) com o Estádio Nacional. É assim uma espécie de ensaio geral para os três jogos da fase de grupos e as quartas-de-final, que serão disputados na arena da cidade de Baku.

Perfil de Baku para a EURO 2021

Baku é uma cidade que pode ser estrangeira para a maioria da Europa Central. Isto pela simples razão de que o Azerbaijão está mais próximo do Afeganistão do que da Áustria ou da Alemanha.

Baku é também a capital mais oriental da Europa, batendo até Moscovo, e a cidade está em pé de igualdade com Teerã, no Irã. Nenhum local da Euro 2021 está mais longe da Europa Central do que Baku.

A própria cidade tem mais de 2,1 milhões de habitantes e pode olhar para trás numa história orgulhosa. Desde 2000, por exemplo, a antiga cidade de Baku é Patrimônio Mundial da Unesco.

A primeira civilização encontrada na área de Baku de hoje remonta ao ano 8.000 AC. A região rapidamente se tornou conhecida pelos seus poços de petróleo jorrando. Mesmo os romanos penetraram até à região durante as expedições militares no século I d.C.

Posteriormente, Baku foi governada por tribos locais até ser conquistada pelo Império Otomano em 1501. A Rússia e os turcos lutaram então pela região durante 300 anos antes de os czares finalmente prevalecerem em 1824.

Após a formação da União Soviética em 1917, o Azerbaijão tornou-se uma das repúblicas constituintes dependentes de Moscovo. Baku tornou-se a capital. Em 1991, o Azerbaijão alcançou a independência.

Lugares de interesse na sede da Eurocopa de Baku

Em Baku, pode-se ver até hoje as vistas da cidade velha, cujos edifícios contam até 1500 anos, o período de fundação e a fase da União Soviética. Os pontos turísticos mais conhecidos são, por exemplo, a Mesquita de Tezepir ou a Igreja Ortodoxa Russa.

Mesquita Tezepir em Baku
Mesquita Tezepir (Fonte: Wikipedia, Ismail Valiyev, CC BY-SA 3.0)

Os fãs da Idade Média e do início dos tempos modernos também se depararão com numerosos castelos e palácios de ambas as épocas.

O Estádio Nacional de Baku tem uma localização central e está situado diretamente na Estrada do Aeroporto – a “rua principal” não-oficial de Baku.

Os visitantes não devem ter problemas em chegar à arena, que também tem ligações de transportes públicos de primeira classe. Para os Jogos Europeus, por exemplo, foram construídas quatro pontos de ônibus e três estações ferroviárias da curta distância.

>> Eurocopa sedes 2021