Allianz Arena em Munique como sede para a Eurocopa 2021

Com Munique, a Alemanha representa também uma sede de realização do Campeonato Europeu na extraordinária EURO 2021, que se realizará simultaneamente em 11 países europeus pela primeira vez, por ocasião do seu 60º aniversário. Contudo, devido ao Coronavírus e ao consequente adiamento, os fãs de futebol de Munique terão de esperar mais um ano pelo Campeonato Europeu, que ficará na história sob o título “EURO 2020”.

Três jogos da fase de grupos e um quarto-de-final da Eurocopa foram atribuídos à Allianz Arena em Munique, onde o campeão alemão recorde FC Bayern Munique joga os seus jogos em casa.

A Allianz Arena em Munique como sede para a Eurocopa 2021
Allianz Arena em Munique (Fonte: Wikipedia, Richard Bartz/Makro Freak, CC BY-SA 2.5)

Fatos e dados sobre a Allianz Arena em Munique

  • Capacidade: 69.344 lugares
  • Inauguração: 30 de maio de 2005
  • Arquitectos: Jacques Herzog / Pierre de Meuron
  • Equipe principal: FC Bayern Munique
  • Custo: 340 milhões de euros

Eurocopa 2021 Munique: Os jogos na Allianz Arena

RodadaDataHora*PartidaSede
Grupo F15/06/2120:00/16:00França x AlemanhaMunique
Grupo F19/06/2117:00/13:00Portugal x AlemanhaMunique
Grupo F23/06/2120:00/16:00Alemanha x HungriaMunique
Quartas de final02/07/2120:00/16:00Bélgica x ItaliaMunique

*Hora de Portugal e de Brasil.

Allianz Arena em Munique: Todas as informações

Munique é sem dúvida uma das capitais do futebol da Europa e definitivamente o centro futebolístico da Alemanha. Afinal de contas, é o lar do campeão alemão de recordes e clube de topo FC Bayern Munich.

Em 2005, a Allianz Arena substituiu o Estádio Olímpico como marco do futebol da capital bávara e foi utilizada internacionalmente para o Campeonato Mundial de 2006 na Alemanha e para a final da Liga dos Campeões de 2012, entre outros eventos.

Em princípio, não havia outro representante lógico na Alemanha para o Campeonato Europeu de 2021, além da Allianz Arena em Munique, que abriga pouco menos de 70.000 espectadores.

A história da construção da Allianz Arena

A história da construção da Allianz Arena foi precedida por um drama. Já em 1999, o FC Bayern Munique tinha decidido que queria jogar numa nova arena no futuro. O clube juntou-se ao TSV 1860 Munique, que também ainda jogava na Bundesliga na época.

Ambas as equipes queriam construir a Allianz Arena juntas – mas houve uma oposição maciça do povo de Munique. Finalmente, foi marcado um referendo para resolver a questão do novo edifício. Isto deveria ter tido lugar a 21 de Outubro de 2001.

O gerente do FC Bayern, Uli Hoeness, fez uma ameaça gritante de antemão. Se o povo de Munique votasse contra o novo edifício, o FC Bayern se mudaria para um outro local e o nome “Munique” seria retirado do nome do clube. Não chegou a isso, 65,8% das pessoas elegíveis para votar votaram sim. A afluência foi de 37,5 por cento. Este foi o número mais elevado alguma vez alcançado num referendo em Munique.

Abertura em Maio de 2005

2002 foi o início da construção. O tempo foi essencial, porque a Allianz Arena estava programada para entrar em funcionamento em 2005/06 a fim de se qualificar como estádio da Copa do Mundo para a final de 2006. Isto foi conseguido pela mais estreita das margens: em Maio de 2005, foram celebradas três inaugurações na Allianz Arena. Primeiro houve um jogo de teste entre o Bayern e 1860, depois cada equipe teve o seu próprio jogo de abertura.

No entanto, o drama em torno da Allianz Arena continuou. 1860 Munique foi relegado da Bundesliga e, de repente, era questionável se os Leões com dinheiro em falta conseguiriam pagar a sua parte dos custos do estádio. Ano após ano, o financiamento permaneceu arriscado por causa do 1860. O FC Bayern ajudou mais de uma vez.

Em 2017, aconteceu finalmente: 1860 Munique foi também relegada da segunda Bundesliga. O Löwen já não recebia licença para a terceira divisão e o clube tinha de competir na Regionalliga.

O Bayern comprou, portanto, as ações do 1860 na arena e assumiu o estádio sozinho. Em Maio de 2018, começou o colorido redesenho. A partir daí, a Allianz Arena brilha no clube do FC Bayern nas cores vermelho, branco e azul.

Final em casa como um trauma

O FC Bayern Munique experimentou de fato o seu próprio drama pessoal na Allianz Arena. Em 2012, a equipe chegou à final da Champions League no seu próprio estádio e lá perdeu numa disputa de pênaltis contra o Chelsea FC. No entanto, esta ferida foi sarada um ano mais tarde ao vencer o triplo (vitória na Liga dos Campeões em Londres).

Para a equipe nacional alemã, a Allianz Arena era normalmente um bom local para se estar. Especialmente o jogo de abertura no Campeonato do Mundo de 2006, onde a equipe da Alemanha derrotou a equipe costa-riquenha por 4×2, será carinhosamente recordado por muitos. A Allianz Arena em Munique será também um local para a Eurocopa 2024 na Alemanha.

A sede da EURO 2020 Munique

Munique é uma das cidades alemãs mais conhecidas no estrangeiro e está, sem dúvida, a par de lugares como Berlim ou Hamburgo a este respeito. Ao mesmo tempo, a metrópole do sul da Alemanha é a capital da Baviera e tem 2,9 milhões de habitantes.

Munique é assim apenas ligeiramente menor do que Berlim (3,0 milhões), apesar de 5,7 milhões de pessoas viverem na região metropolitana de Munique. A este respeito, nem mesmo Berlim consegue acompanhar.

Munique é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest tradicional na Theresienwiese, para a qual numerosos visitantes se reúnem todos os anos.

A Oktoberfest em Munique
Tenda de Löwenbräu na Oktoberfest (Fonte: Wikipedia, Bayreuth2009, CC BY 3.0)

A história de Munique remonta à Idade Média. Em 1158, a metrópole bávara foi mencionada pela primeira vez num documento. A sua ascensão começou em 1255, quando Munique se tornou o assento ducal.

Desde 1506, Munique tem sido a única capital da Baviera. Durante muito tempo esteve em concorrência com Viena. Este só deixou de ser o caso no século XIX.

Anos fatídicos 1860 e 1900

Em termos de futebol, Munique tem dois anos fatídicos, 1860 e 1900. Em 1860, foi fundada a TSV Munique, e mais tarde acrescentou o seu ano de fundação ao seu nome. Até hoje, os “Löwen” são considerados o clube dos verdadeiros residentes de Munique. Mais conhecido, é claro, é o clube que foi fundado a 27 de Fevereiro de 1900, o FC Bayern Munique.

O destino de Munique como sede de futebol foi determinado por um evento esportivo que na realidade teve muito pouco a ver com futebol: Na década de 1960, a capital bávara candidatou-se com sucesso aos Jogos Olímpicos de Verão de 1972.

Estes tinham como objetivo fazer dos Jogos Olímpicos de propaganda de 1936 uma coisa do passado e apresentar ao mundo uma Alemanha amistosa e pacífica. Para este fim, foi construído o Estádio Olímpico, que provou ser uma base econômica de primeira classe, especialmente para o FC Bayern, para se tornar um dos maiores clubes de futebol do mundo.

>> Todas as sedes da Eurocopa 2021