Estádio Olímpico em Sevilha – Sede da Eurocopa 2021

Na verdade, não deve haver nenhum artigo sobre o Estádio Olímpico de Sevilha, muitas vezes também conhecido como Estadio Olimpico de La Cartuja, como palco da Eurocopa 2021 (EURO 2020). Afinal, Bilbao foi originalmente planejada para ser a anfitriã espanhola do Campeonato Europeu. O País Basco e o estádio de atletismo teriam representado de forma especial a ideia europeia, que deve, em última análise, ser o foco deste Campeonato da Europa.

Mas então, como é bem sabido, veio o desastre pandêmico e a EURO teve que ser adiada por um ano. Este é também o motivo pelo qual você está vendo o campeonato sendo chamado de Eurocopa 2021 e EURO 2020. No entanto, doze meses depois, o governo do País Basco não foi capaz de dar à UEFA qualquer garantia de que os espectadores estariam presentes na arena. A Associação Continental rescindiu, portanto, o contrato com Bilbao e transferiu-o para Sevilha.

Havia uma escolha entre três estádios. Além do Estádio Olímpico, poderia ter sido disputada a casa do FC e do Betis Sevilla. No entanto, como o governo regional da Andaluzia só conseguiu confirmar que 30 por cento da capacidade seria utilizada, foi escolhido o maior (e mais moderno) estádio. O Estadio Olímpico de Sevilla ganhou o contrato.

Três jogos do grupo E e uma oitava rodada da Eurocopa 2021 serão disputados no Estádio Olímpico de Sevilha.

Estádio Olímpico de Sevilha: dados e fatos

  • Capacidade: 57.619 lugares
  • Inauguração: 05.05.1999
  • Arquitetos: Antonio Cruz Villalón, Antonio Ortiz Garcia, Schlaich Bergmann Partner
  • Equipe principal: Seleção espanhola
  • Custo: €120mm

🇪🇸 Jogos da EURO 2021 no Estádio Olímpico de Sevilha

RodadaDataHora*PartidaSede
Grupo E14/06/2120:00/16:00Espanha – SuéciaSevilha
Grupo E19/06/2120:00/16:00Espanha – PolôniaSevilha
Grupo E23/06/2117:00/13:00Eslováquia – EspanhaSevilha
Oitavas de final27/06/2117:00/13:00Bélgica – PortugalSevilha

*Hora de Portugal e de Brasil.

Todas as informações sobre o estádio EURO 2020 em Sevilha (Espanha)

O Estádio Olímpico de Sevilha é classificado como Categoria 4 da UEFA. Portanto, está qualificado para receber as finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões. Essa também foi uma das razões pelas quais foi adjudicado o contrato para sediar três partidas da fase preliminar e uma das oitavas de final EURO 2021.

O nome do estádio deve surpreendê-lo primeiro, se você é um fã de esportes. Você provavelmente não está familiarizado com os Jogos Olímpicos de Sevilha. A última vez que a Espanha sediou uma Olimpíada em 1992 foi em Barcelona. O Estádio Olímpico é o testemunho de uma aplicação malsucedida. De acordo com a vontade da cidade, da região da Andaluzia e do governo central espanhol, os Jogos de Verão de 2004 deveriam ter acontecido aqui.

O pedido foi apresentado em meados da década de 1990. O COI rapidamente deixou claro que os estádios existentes não seriam adequados para a realização de uma Olimpíada. Uma nova arena deveria ser construída. E aconteceu: as obras começaram em 1997. Os arquitetos de Stuttgart Schlaich Bergmann Partner da Alemanha ajudaram a projetar a cobertura do estádio. Ele projetou o padrão em ziguezague do telhado plano, o que torna a arena muito fácil de identificar do lado de fora.

Estádio Olímpico sem Olimpíadas

Como se sabe, a candidatura de Sevilha aos Jogos Olímpicos falhou. Em vez disso, os Jogos de Verão de 2004 aconteceram em Atenas. Na Espanha, portanto, ninguém sabia realmente o que fazer com a arena, que foi inaugurada em maio de 1999. A Espanha enfrentou a Croácia como parte das comemorações e venceu por 3-1.

Final da Taça UEFA de 2002/2003 no Estádio Olímpico de Sevilha
Final da Taça UEFA de 2002/03 no Estádio Olímpico de Sevilha (Fonte: Wikipedia, Vintagekits, CC BY 2.5)

A final da Taça UEFA de 2003 foi disputada em Sevilha. Fora isso, era principalmente a seleção nacional que ocasionalmente aparecia no Estádio Olímpico. O atletismo valoriza muito mais a arena. É o início e o fim da Maratona de Sevilha todos os anos. O Campeonato Mundial de Atletismo de 1999 também aconteceu aqui. De 2020 a 2023, porém, a final da competição da copa da Espanha acontecerá no estádio.

O tênis também pôde ser admirado pelos fãs do esporte. A final da Copa Davis de 2003 e a final de 2011 da competição aconteceram no Estádio Olímpico de Sevilla. Os frequentadores de shows também podem admirar seus artistas favoritos na arena.

Conheça Sevilha, sede da EURO 2021

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha. Possui cerca de 700.000 habitantes. É também a capital da região autônoma da Andaluzia. De acordo com um dos muitos mitos fundadores, a cidade foi fundada pelo herói grego e semideus Hércules. Na verdade, é mais provável que foram os fenícios.

A cidade costumava ser chamada de Hispalis. Spal é uma palavra da língua fenícia e significa “sala inferior”. Se você olhar o mapa para ver onde fica Sevilha, verá imediatamente a conexão. Afinal, a metrópole está localizada no extremo sul da Península Ibérica.

Mesmo antes da época romana, Sevilha era um dos centros comerciais mais importantes da região central. A cidade se tornou romana com a conquista de Júlio César, que imediatamente a elevou à categoria de Colônia. Isso significa que Sevilha passou a ser uma cidade romana fora da Itália. Depois dos romanos, a cidade estava sob o domínio dos godos, bizantinos e, finalmente, dos conquistadores. Ela voltou a ser cristã no século 13 e pertence, sem exceção, à Espanha.

Vistas e esportes no estádio da EURO 2021 em Sevilha

Depois de Veneza e Gênova, Sevilha possui a maior cidade velha da Europa. Se estiver pela Espanha, você definitivamente deve visitá-la. Aqui, os legados das diferentes culturas fluem juntos de uma forma impressionante.

A Plaza de España em Sevilha
Plaza de España em Sevilha (Fonte: Wikipedia, Carlos Delgado, CC BY-SA 4.0)

Em termos desportivos, tudo em Sevilha gira em torno do futebol. Os dois clubes já foram mencionados acima. No passado recente, o Sevilla FC foi a equipe com muito mais sucesso. Finalmente, foi capaz de ganhar alguns títulos internacionais.

>> Todos os estádios e sedes da Eurocopa 2021