CONMEBOL suspende eliminatórias marcada para março

2 min. de leitura

s datas das eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo Catar 2022, prevista para março, foi suspensa pela organização por questões de biossegurança e medidas logísticas incompatíveis com as responsabilidades dos jogadores.

Os surtos de COVID-19 mais as proibições de voos entre alguns países dificultaram a realização dos jogos marcados para os dias 25, 26 e 30 de março. A Colômbia não autoriza a entrada de voos do Brasil e as duas equipes se enfrentaram no dia 26, além disso, a Colômbia viajou para o Paraguai no dia 30 de março.

Esta decisão era esperada

O conselho da CONMEBOL comunicou por meio de seu perfil no Twitter a suspensão das partidas previstas para março.

“A decisão se deve à impossibilidade de ter todos os jogadores sul-americanos em tempo hábil”, disse a CONMEBOL. A entidade garante que a FIFA vai “analisar” o reescalonamento e “estudar” as diferentes opções para retomar o calendário da Copa do Mundo Catar 2022.

Nesse caso, além disso, os clubes da Europa não se mostraram dispostos em emprestar os jogadores para as partidas da América do Sul por um problema de saúde. A pandemia COVID-19 afetou equipes sul-americanas e as medidas de biossegurança dos clubes europeus estão em pleno vigor para evitar maiores incômodos e riscos. Além disso, os jogadores deveriam cumprir uma quarentena de 10 dias no retorno à Europa e perderiam os compromissos que tinham nos campeonatos que atuam na região.

Descartada opção de jogar na Europa

Conforme mencionamos anteriormente, a CONMEBOL informou que considerou a possibilidade de mudar os locais de encontro para a Europa, para facilitar a transferência de jogadores que cumpriram compromissos com times daquela região.

Naquela época a decisão gerou desentendimento entre algumas equipes que perderiam os privilégios de jogar em casa e nas instalações para as quais já estavam adaptadas.

Mais informações: