Joachim Löw deixará o cargo após a Euro 2021

3 min. de leitura

Joachim Löw, o treinador da Alemanha, deixará o cargo após a Eurocopa 2021, já que não se imagina participando na próxima edição em 2024.

O diretor da seleção alemã, uma das seleções favoritas da Euro 2021, declarou que teve que passar por um processo de reflexão em que concluiu que não se vê na mesma posição em 2024, por isso considera correto que quem o substitua possa se preparar e preparar a equipe com tempo suficiente para enfrentar a próxima edição do campeonato.

São 15 anos como treinador

Joachim Löw está no cargo desde 2006 e atualmente tem 61 anos. Sobre a sua decisão de não acompanhar a equipe depois deste verão, considera que: “É o momento adequado. A equipe precisa de espaço e tempo para se desenvolver”.

“Quinze anos como treinador é muito tempo, principalmente nesta época em que tudo muda tão rápido no futebol. Agradeço a confiança e o apoio que recebo desde 2006. Com a DFB (Federação Alemã de Futebol) e com as pessoas que me acompanharam neste caminho”, declarou Löw na primeira aparição perante a mídia após tomar a decisão sobre sua aposentadoria.

“Em situações difíceis estávamos sempre presentes um para o outro. Estou orgulhoso dos sucessos que tivemos e também das derrotas que me permitiram aprender coisas novas”, explicou Löw. O treinador comentou ainda que a derrota por 6×0 frente à Espanha na Liga das Nações foi um momento que considerou dentro da sua reflexão.

Uma nova geração poderia ter sucesso

Anteriormente, Löw defendeu as decisões tomadas em relação à saída e entrada de jogadores no time após a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Essas decisões foram criticadas e tanto a imprensa quanto a torcida têm pressionado o treinador para considerar a volta de jogadores experientes. No entanto, considera que apesar de muitos jogadores precisem de “tempo de jogo” na equipe, eles têm potencial e podem atingir o seu máximo esplendor na Eurocopa 2024. De qualquer forma, a Alemanha tem um time robusto, com a estrela da Euro 2021, Leroy Sané.

“Acredito que esta geração jovem possa atingir seu apogeu em 2024, quando haverá um torneio na Alemanha. Isso, como aconteceu em 2006, pode causar uma explosão. Em 2024 não me vejo mais nesta posição e se fosse necessário fazer uma mudança de treinador, este era o momento certo para mim”.

“Em 2010 estávamos em situação semelhante. Tínhamos um time jovem com pouca experiência em torneios e quatro anos depois eles estavam no auge e éramos campeões mundiais. Em 2010 fizemos bons jogos, contra Inglaterra e Argentina, por exemplo, e fomos eliminados pela Espanha, mas dava para ver que algo poderia sair daquela equipe ”, disse o técnico alemão.

Quem será o próximo treinador da Alemanha?

O presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Fritz Keller, agradeceu a Löw por tudo o que deu à seleção nacional e sabe que tem tempo para decidir quem vai substituir Löw. Nem Keller nem o chefe das seleções da DFB, Oliver Bierhoff, querem dizer nada sobre os nomes que consideram para o cargo que ficará vago. Enfim, há rumores de que Hansi Flick e Ralf Rangnick são nomes em jogo e este último está disponível, além de estarem dispostos a assumir a tarefa.

Mais informações: