Grupo E da Copa do Mundo Feminina 2023

Quando perguntados sobre os favoritos para vencer a Copa do Mundo Feminina de 2023, todos os torcedores, especialistas e outras pessoas responsáveis respondem o mesmo: EUA. Os Estados Unidos venceram as duas últimas Copas do Mundo e, sem dúvida, têm uma equipe excepcional. É por isso que eles estão definitivamente entre os principais favoritos para a Copa do Mundo Feminina de 2023. Mas não será fácil para os norte-americanos. A Holanda já é uma tarefa difícil no grupo. As campeãs europeias de 2017 só não chegaram à final na Copa do Mundo de 2019 na França. 

Naquela ocasião, eles perderam por 2 a 0 para os EUA. Agora eles podem se vingar na fase de grupos. O Vietnã, outra equipe do grupo, está indiscutivelmente equipado com um grande status de azarão – mas disposto a mostrar o quão pouco isso precisa significar. Vamos, portanto, dar uma olhada detalhada no Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Nova Zelândia, Austrália.

Tabela do Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023

Tabela de jogos do Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023

Calendário de jogos do Grupo E

21/07/2023 – 02:00
Auckland, Grupo E
EUA (F)3-0Vietname (F)
EUA (F) vs Vietname (F)
23/07/2023 – 08:30
Dunedin, Grupo E
26/07/2023 – 02:00
Wellington, Grupo E
EUA (F)1-1Países Baixos (F)
EUA (F) vs Países Baixos (F)
27/07/2023 – 08:30
Hamilton, Grupo E
01/08/2023 – 08:00
Auckland, Grupo E
Portugal (F)0-0EUA (F)
Portugal (F) vs EUA (F)
01/08/2023 – 08:00
Dunedin, Grupo E
Vietname (F)0-7Países Baixos (F)
Vietname (F) vs Países Baixos (F)

Todos os jogos estão no horário de Lisboa, Portugal

Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023 em análise

O Grupo E joga em sua totalidade nas sedes da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Nova Zelândia. As duas seleções que terminarem em primeiro e segundo lugar avançarão para as rodadas eliminatórias. As oitavas de final apresentarão duelos cruzados com as duas melhores seleções do Grupo G. A Holanda, por exemplo, poderá enfrentar a Suécia se terminar o Grupo E em segundo lugar.

EUA: Cada gol parece uma derrota

Os EUA terminaram a fase de grupos da Copa do Mundo de 2019 totalmente sem sofrer nenhum gol. No total, eles sofreram apenas três gols. Em compensação, marcaram 26 gols em suas sete partidas. Essas estatísticas, por si só, mostram como a seleção era forte naquela época. E a seleção atual não parece pior de forma alguma. Becky Sauerbrunn, por exemplo, ainda joga na defesa e tem mais de 200 partidas pela seleção. 

Megan Rapinoe joga quase o mesmo número de partidas no ataque. Sua parceira Alex Morgan é igualmente experiente. No entanto, nenhuma delas jogará desde o início, se tudo correr normalmente. O lugar no ataque pertence à supertalentosa Sophia Smith. Os EUA foram mais uma vez campeões da América do Norte e Central em 2022, vencendo todos os jogos. Suas únicas derrotas foram em amistosos contra Inglaterra, Espanha e Alemanha.

Holanda: Qual é a qualidade das campeãs europeias de 2017?  

A seleção da Holanda ainda tem jogadoras excepcionais. Na defesa, a esperança está em Dominique Jansssen e Lynn Wilms. No meio-campo, o trio formado por Sherida Spitse, Jackie Groenen e Lineth Beerensteyn deve continuar dando conta do recado. Elas são lideradas por Danielle van de Donk. Lieke Martens, que é a atacante mais prolífica de todas as jogadoras da equipe, continua a ser a referência no ataque. 

A Eurocopa de 2022 foi um passeio de montanha-russa para as então campeãs. Eles sobreviveram ao grupo com sete de nove pontos. No entanto, perderam para a França nas quartas de final. Os amistosos também mostraram dois pontos negativos, com outra derrota contra os Bleus e uma derrota inesperada contra a Noruega.

Vietnã: os azarões

Todos os jogadores do Vietnã jogam na Ásia. Portanto, eles são desconhecidos na Europa. Por esse motivo, a seleção não tem um verdadeiro astro. A atacante Nhu Huynh é a que mais se aproxima dessa afirmação. Até o final de 2022, ela marcou 51 gols em 50 partidas internacionais. Seus números de desempenho são, portanto, irrepreensíveis. O ano de 2022 foi bastante desagradável em termos esportivos, apesar da classificação para a Copa do Mundo. 

É verdade que o Vietnã venceu os Jogos do Sudeste Asiático, que não têm significado em termos de desempenho. No Campeonato Asiático, o Vietnã conseguiu, de alguma forma, chegar às quartas de final com um ponto. Aqui, no entanto, a China não deu nenhuma chance ao Vietnã. Eles até perderam um amistoso contra a França por 7 a 0. Mesmo sem a Holanda e os EUA, os asiáticos seriam claramente os azarões do grupo. Com eles, isso é ainda mais verdadeiro.

Portugal completa o grupo

A quarta equipe do Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023 é Portugal, que se juntou aos playoffs da Copa do Mundo Feminina. As ibéricas eram claramente favoritas nos playoffs e, no final, conseguiram fazer jus a esse papel. Ao contrário dos homens, as portuguesas não estão entre as melhores equipes da Europa ou do mundo. Os EUA e a Holanda provavelmente são grandes demais para elas, mas com certeza conseguirão acompanhar o Vietnã.

Previsão para o Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023

Pode-se supor que tanto os EUA quanto a Holanda queiram evitar a Suécia nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de 2023. Portanto, eles farão de tudo para vencer o grupo. Pelo simples fato de os EUA serem os EUA, o primeiro lugar deve ficar com eles. O segundo lugar deve ficar com os vice-campeões. 

O terceiro lugar ficará com os titulares dos playoffs. O Vietnã ficará apenas em quarto lugar. Não vemos nenhum potencial para surpresas nesse grupo. A maior chance nesse sentido é que os holandeses consigam roubar a vitória do grupo dos americanos.

>> Voltar aos Grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023