Grupos da Copa do Mundo Feminina 2023

A Copa do Mundo Feminina 2023 já é histórica por várias razões, mesmo antes do início do torneio. Pela primeira vez, a Austrália e a Nova Zelândia sediarão o evento mais importante do futebol feminino. Além disso, pela primeira vez, 32 seleções competirão pelo título – na Copa do Mundo Feminina de 2019 foram 24.

O torneio será disputado na modalidade familiar, com oito grupos de quatro equipes cada. Em cada grupo, quatro países lutarão para avançar para a fase de mata-mata. Os grupos A a H serão determinados no sorteio da Copa do Mundo Feminina 2023. O que mais você precisa saber sobre a rodada preliminar da Copa do Mundo Feminina 2023 na Austrália e na Nova Zelândia, nós lhe dizemos nas seções seguintes.

Todos os grupos da Copa do Mundo Feminina 2023

Nem todos os participantes foram determinados ainda. Três ingressos para a Oceania ainda estão prontos para serem comprados através do Play Off da Copa do Mundo Feminina 2023. Entretanto, o sorteio já foi realizado e foi baseado no ranking mundial feminino atual. Além disso, as anfitriãs Nova Zelândia e Austrália são as cabeças dos grupos A e B.

O processo de sorteio resultou nos seguintes grupos:

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
🇳🇿 Nova Zelândia🇦🇺 Austráia🇪🇸 Espanha🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Inglaterra
🇳🇴 Noruega🇮🇪 Irlanda🇨🇷 Costa Rica🇭🇹 Haiti
🇵🇭 Filipinas🇳🇬 Nigéria🇿🇲 Zâmbia🇩🇰 Dinamarca
🇨🇭Suíça🇨🇦 Canadá🇯🇵 Japão🇨🇳 China
Grupo EGrupo FGrupo GGrupo H
🇺🇸 Estados Unidos🇫🇷 França🇸🇪 Suécia🇩🇪 Alemanha
🇻🇳 Vietnã🇯🇲 Jamaica🇿🇦 África do Sul🇲🇦 Marrocos
🇳🇱 Holanda🇧🇷 Brasil🇮🇹 Itália🇨🇴 Colômbia
🇵🇹 Portugal🇵🇦 Panamá🇦🇷 Argentina🇰🇷 Coreia do Sul

Avanço da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023

Como é conhecido de outros torneios com 32 seleções, os 2 primeiros chegam à fase eliminatória. As oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023 são então jogadas contra o respectivo grupo vizinho – a vencedora A, por exemplo, encontra a vice-campeã B. Com apenas três jogos do grupo, não é raro que várias seleções acabem empatadas em pontos na tabela da Copa do Mundo Feminina. O seguinte é como é decidido de acordo com os regulamentos da FIFA:

  • Diferença de gols (ao contrário do Campeonato Europeu, por exemplo, onde o duelo direto conta primeiro).
  • Número de gols marcados
  • Pontos dos duelos diretos
  • Diferença de gols nos duelos diretos
  • Classificação do fair play (cartões amarelos e vermelhos, etc.)
  • Sorteio de lotes

Ao contrário das finais anteriores, como já mencionado, somente os dois primeiros colocados de cada grupo chegarão às oitavas de final. Isto significa que a modalidade difere significativamente da Copa do Mundo de 2019, quando as quatro melhores equipes do terceiro lugar em cada grupo se classificaram, além das seis seleções do primeiro e segundo lugares. Os complicados jogos aritméticos no último dia de jogo, que repetidamente causaram críticas, não são mais necessários.

Os locais para a fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023

Cada grupo jogará todos os seus jogos, sem exceção, em um dos dois países anfitriões. Esta é certamente uma solução sensata, devido às inúmeras horas passadas no avião. Os seguintes estádios da Copa do Mundo Feminina 2023 serão os anfitriões da fase de grupos:

  • 🇳🇿 Auckland – Eden Park (48.276 lugares)
  • 🇳🇿 Dunedin – Estádio Dunedin (28.744 lugares)
  • 🇳🇿 Hamilton – Estádio de Waikato (25.111 lugares)
  • 🇳🇿 Wellington – Estádio Regional de Wellington (39.000 lugares)
  • 🇦🇺 Adelaide – Estádio de Hindmarsh (18.435 lugares)
  • 🇦🇺 Brisbane – Estádio de Brisbane (52.263 lugares)
  • 🇦🇺 Melbourne – Estádio Rectangular de Melbourne (30.052 lugares)
  • 🇦🇺 Perth – Perth Oval (22.225 assentos)
  • 🇦🇺 Sydney – Stadium Australia (83.500 lugares)
  • 🇦🇺 Sydney – Sydney Football Stadium (42.512 lugares)

Como já mencionado, os jogos em cada grupo serão disputados em um país de cada vez, a fim de reduzir o estresse das viagens. Os grupos ímpares (A, C, E, G) jogarão suas partidas na Nova Zelândia, enquanto os grupos pares (B, D, F, H) estarão trabalhando na Austrália.

Os ingressos para a Copa do Mundo Feminina 2023 podem ser adquiridos para todos os jogos desde o sorteio dos grupos. Ligamos aqui mais informações sobre preços e fases de vendas.

Qual é a duração da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023?

A rodada preliminar começa com a partida de abertura da Copa do Mundo Feminina 2023 no dia 20 de julho em Auckland, Nova Zelândia. As partidas do grupo serão concluídas no dia 3 de agosto. Não haverá dia de descanso durante a rodada preliminar, com duas ou mais partidas agendadas diariamente. Somente na fase eliminatória haverá respiradouros para as estrelas da Copa do Mundo Feminina 2023.

Relembre: a fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2019 na França

Há quatro anos, a fase de grupos era dominada pelos favoritos. No Grupo A, os anfitriões, a França, saíram na frente com nove pontos de vantagem sobre os noruegueses e a seleção nigeriana. A seleção da Alemanha também conquistou o número máximo de pontos, enquanto no Grupo B a Espanha avançou para os últimos 16. A China, como uma das melhores equipes do terceiro lugar, também chegou à fase de mata-mata. O Grupo C foi mais emocionante, com Itália, Austrália e Brasil terminando todos com seis pontos. O Brasil, como o melhor terceiro colocado, chegou às oitavas-de-final de forma arredondada.

O grupo foi bem definido, com a Inglaterra marchando sem deixar cair um ponto. O segundo lugar foi para as mulheres japonesas. Três seleções puderam comemorar no Grupo E, onde a Holanda venceu à frente da seleção canadense e de fora de Camarões. A seleção da rodada preliminar foi o eventual campeão mundial: com nove pontos e 18:0 gols, os EUA deixaram claro desde o início que o título só passaria por eles. Em segundo lugar no Grupo F, a Suécia alcançou a rodada seguinte.