Grupo F da Copa do Mundo Feminina de 2023

O Brasil e a França disputam o favoritismo do grupo F na Copa do Mundo Feminina de 2023, ambos os países querendo provar suas forças como equipe. O Brasil, no entanto, perdeu há muito tempo a reputação de ser um dos países mais fortes do futebol feminino. A França, por outro lado, teve boas chances de vencer as últimas competições, porém acabaram decepcionando.

Além dos dois países favoritos a liderar o grupo F, há também a Jamaica e o Panamá, dois países que vão lutar para conseguir alguma zebra em cima do Brasil ou da França. Veja abaixo a visão geral do grupo F da Copa do Mundo Feminina de 2023, com todos os detalhes que você precisa saber:

Calendário do Grupo F da Copa do Mundo Feminina de 2023

Agenda de jogos do Grupo F da Copa do Mundo Feminina de 2023

Tabela de jogos do Grupo F

23/07/2023 – 07:00
Sydney, Grupo F
França (F)0-0Jamaica (F)
França (F) vs Jamaica (F)
24/07/2023 – 08:00
Adelaide, Grupo F
29/07/2023 – 07:00
Brisbane, Grupo F
29/07/2023 – 09:30
Perth, Grupo F
Panamá (F)0-1Jamaica (F)
Panamá (F) vs Jamaica (F)
02/08/2023 – 07:00
Sydney, Grupo F
Panamá (F)3-6França (F)
Panamá (F) vs França (F)
02/08/2023 – 07:00
Melbourne, Grupo F
Jamaica (F)0-0Brasil (F)
Jamaica (F) vs Brasil (F)

Todos os jogos estão no horário de Brasília, Brasil

Visão geral do Grupo F da Copa do Mundo Feminina 2023

As equipes dos grupos sempre analisam antes das partidas para ver quem pode estar esperando nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Os vencedores do Grupo F jogam contra os segundos colocados do Grupo H – e vice-versa. No Grupo H da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, a Alemanha está na frente. É provável que todos os titulares queiram evitar a equipe da DFB nas oitavas de final. Portanto, podemos presumir que todas estarão jogando pelo primeiro lugar.

Brasil: longe de ser favorita, a seleção quer surpreender

O Brasil só chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de 2019 na França como um dos melhores terceiros colocados do grupo. Isso não funcionará desta vez devido ao aumento para 32 equipes da Copa do Mundo Feminina de 2023. Agora, apenas os dois países que ficaram em em 1º e 2º lugar avançarão. Para que isso aconteça, as esperanças recaem sobre Debinha, especialmente no meio-campo. Debinha é a artilheira da equipe e marcou mais vezes do que qualquer outra atacante. A atacante mais prolífica da equipe da Copa do Mundo Feminina do Brasil 2023 é Bia Zaneratto. 

2022 foi de fato um ano forte para a Seleção. Os brasileiros não apenas conquistaram o título da Copa América, mas também venceram todos os jogos. Eles não sofreram um único gol. No entanto, sempre que testados contra equipes europeias ou norte-americanas, as coisas não parecem ser tão boas. Eles perderam não apenas para a França, mas também para o Canadá. Mesmo contra a Finlândia, não conseguiram passar de um empate em 0 a 0.

França: a seleção feminina é tão boa quanto a masculina?

Algumas jogadoras da equipe da Copa do Mundo Feminina de 2023 têm potencial indiscutível. No topo dessa lista está, é claro, a atacante Kadidiatou Diani. Mas jogadoras como Melvine Malard (ataque), Grace Geyoro (meio-campo) ou Eve Perisset (defesa) também estão na lista. Na verdade, 2022 não foi um ano ruim para a França. 

No Campeonato Europeu, a equipe só perdeu para a Alemanha nas semifinais. Em um torneio amistoso, venceu o Brasil e a Holanda. Depois, porém, houve duas amargas derrotas em jogos-teste, novamente contra a Alemanha e contra a Suécia.

Jamaica: pouco conhecida, mas não deve ser subestimada

A Jamaica é uma equipe bastante desconhecida. Isso se deve principalmente ao fato de que quase nenhum jogador está ativo em uma das principais ligas. Drew Spence, no entanto, é uma grande exceção. O mesmo se aplica às extremamente precisas Khadija Shaw e Cheyna Matthews. Shaw marcou incríveis 56 gols em 38 partidas internacionais até o final de 2022 – ou cerca de 1,5 por jogo. Na verdade, o ano de 2022 não foi ruim. 

Na fase de grupos da CONCACAF, a Jamaica perdeu por 5 a 0 para os EUA, mas ainda assim chegou às semifinais. No entanto, o Canadá foi muito forte e venceu por 3 a 0. Os jamaicanos então garantiram o terceiro lugar ao vencer a Costa Rica. Os amistosos não foram tão bem-sucedidos: as jamaicanas perderam jogos que poderiam ter sido vencidos contra a Coeia do Sul e o Paraguai.

O Panamá faz sua estreia na Copa do Mundo Feminina

A quarta equipe do Grupo F da Nova Zelândia e da Austrália veio dos playoffs da Copa do Mundo Feminina de 2023 e se chama Panamá. O país da América Central se classificou para a Copa do Mundo de Futebol Feminino pela primeira vez, vencendo primeiro a Papai Nova Guiné e depois o Paraguai nas partidas de repescagem. A participação já é o maior sucesso do Panamá. Nas finais propriamente ditas, o lema é mais “estar lá é tudo”.

Previsão para o Grupo F: França e Brasil se classificarão

O Grupo F, em si, é grato à França, que está entre as favoritas da Copa do Mundo Feminina de 2023. O Brasil é um grande nome, mas sua equipe é significativamente inferior à da França. A Jamaica é novamente um pouco mais fraca. As mulheres do Panamá também não são uma ameaça para Les Bleus, e é por isso que vemos os franceses em primeiro lugar. 

O segundo lugar vai para a Seleção. Eles também tiveram sorte com os lotes. Poderia ter sido muito mais difícil. Mas não há dúvida de que a Jamaica será uma tarefa fácil. Se tudo correr normalmente, o Brasil jogará contra a Alemanha nas oitavas de final.

>> Voltar aos Grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023