Grupo C da Copa do Mundo Feminina de 2023 em detalhes

Quando a bola rolar na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023 na Nova Zelândia e na Austrália, de 20 de julho a 3 de agosto de 2023, o Grupo C certamente será de especial interesse. Nesse grupo, duas seleções estão em jogo e pretendem não apenas chegar às oitavas de final, mas também ter uma palavra a dizer na decisão do título: A seleção Japonesa, campeã mundial em 2011, e a Espanha, principal seleção europeia, ambas são favoritas para a Copa do Mundo Feminina de 2023.

Para manter seus sonhos vivos, no entanto, elas terão de vencer as duas seleções do Grupo C, que certamente não lhes darão nada. São elas a Costa Rica e a Zâmbia.

Tabela Grupo C da Copa do Mundo Feminina

Tabela de jogos do Grupo C da Copa do Mundo Feminina de 2023

Jogos do Grupo C

21/07/2023 – 04:30
Wellington, Grupo C
Espanha (F)3-0Costa Rica (F)
Espanha (F) vs Costa Rica (F)
22/07/2023 – 04:00
Hamilton, Grupo C
Zâmbia (F)0-5Japão (F)
Zâmbia (F) vs Japão (F)
26/07/2023 – 02:00
Dunedin, Grupo C
Japão (F)2-0Costa Rica (F)
Japão (F) vs Costa Rica (F)
26/07/2023 – 04:30
Auckland, Grupo C
Espanha (F)5-0Zâmbia (F)
Espanha (F) vs Zâmbia (F)
31/07/2023 – 04:00
Wellington, Grupo C
Japão (F)4-0Espanha (F)
Japão (F) vs Espanha (F)
31/07/2023 – 04:00
Hamilton, Grupo C
Costa Rica (F)1-3Zâmbia (F)
Costa Rica (F) vs Zâmbia (F)

>> Aqui você pode encontrar o calendário de jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023.

Visão geral do Grupo C da Copa do Mundo Feminina de 2023

O Grupo C deve ser muito interessante, especialmente para a Nova Zelândia, não apenas por causa das duas principais seleções. Ele também é importante porque é o grupo que será emparelhado com o Grupo A da Nova Zelândia para uma partida das oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminina. Portanto, se as anfitriãs chegarem à fase eliminatória, poderão enfrentar o Japão, por exemplo. Será emocionante ver como as torcidas dos estádios lidarão com essa circunstância quando as equipes do Grupo C estiverem em campo.

Espanha: progredindo aos poucos

Para a Espanha, Alexia Putellas é talvez a melhor jogadora de futebol do mundo. Ela se sente à vontade no meio-campo. Em 2022, no entanto, ela sofreu uma ruptura do ligamento cruzado longo que lhe custou o Campeonato Europeu. Ela fez muita falta lá. Ela deve estar apta para a Copa do Mundo. Na defesa, Ivana Andres é quem dá as ordens. Nos atacantes, as esperanças estão depositadas em Alba Redondo e Marta Cardona. 

No na Eurocopa Feminina de 2022, a Espanha só perdeu para as duas seleções finalistas, Alemanha e Inglaterra. Em jogos-teste no mesmo ano, a Espanha conseguiu se impor contra equipes como os EUA e o Canadá. A Argentina chegou a ser derrotada pelas espanholas por 7 a 0.

Costa Rica: a seleção criminosamente subestimada?

A Costa Rica é uma equipe cujos jogadores são amplamente desconhecidos na Europa. Os líderes da seleção jogam no meio-campo. Eles são Rocky Rodriguez e Katherine Alvarado. Ambos são os artilheiros recordistas da seleção com 45 e 20 gols, respectivamente (até o final de novembro de 2022). 

A atacante de maior sucesso é Carolina Venegas, com 17 gols. Com Priscila Chinchilla, no entanto, um grande talento está crescendo. O fato de essa seleção ser desconhecida fez com que ela fosse frequentemente subestimada. No Campeonato das Américas do Norte e Central de 2022, a Costa Rica perdeu para os EUA, Canadá e Jamaica, mas se saiu bem em todas as ocasiões.

Zâmbia: Sem nomes, mas também sem chances?

Para muitos torcedores, os jogadores da Zâmbia são pelo menos tão desconhecidos quanto os jogadores da Costa Rica. Além disso, é uma seleção muito jovem. Na Copa do Mundo, provavelmente não haverá uma única jogadora no elenco que já tenha completado 30 anos. Mary Wilombe no meio-campo e Grace Chanda no ataque são dignas de nota. 

Em 2022, a seleção alcançou resultados notáveis e terminou em terceiro lugar na Copa da África. A única derrota foi contra a África do Sul – e foi por 0 x 1. Nos amistosos do ano, Zâmbia só foi derrotada pela Colômbia.

Japão: os campeões mundiais de 2011 querem voltar ao topo

A principal jogadora do Japão é Saki Kumagai, que se sente à vontade no meio-campo. É possível que ela esteja disputando seu último grande torneio, já que estará com 30 e poucos anos na Copa do Mundo e tem mais de 100 partidas pela seleção. É provável que ela tenha a companhia de Yui Hasegawa, que se desenvolveu de forma impressionante nos últimos anos e se tornou uma artilheira prolífica. No entanto, ela não é a artilheira da seleção japonesa. 

Essa honra cabe a outra meio-campista, Mana Iwabuchi. A atacante mais prolífica da equipe é Mina Tanaka. O Japão perdeu para a China nas semifinais da Copa da Ásia de 2022. Um teste contra a Inglaterra também foi perdido por 0:4. Por outro lado, o Japão derrotou a Nova Zelândia por 2 a 0.

Palpites para o Grupo C da Copa do Mundo Feminina de 2023

As favoritas para vencer o grupo são as espanholas. Isso é verdade, quer as Putellas possam jogar a Copa do Mundo Feminina de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia ou não. A seleção da Copa do Mundo Feminina de 2023 como um todo é muito forte para ser posta em dúvida. O Japão deve ser capaz de garantir o segundo lugar. As campeãs mundiais de 2011 não têm mais uma seleção tão excelente à sua disposição como há alguns anos. No entanto, ainda é bom o suficiente para garantir a classificação para as oitavas de final. 

De acordo com a nossa previsão, Zâmbia e Costa Rica só poderão brigar pelo terceiro lugar. Se houver uma surpresa nesse grupo, provavelmente serão os japoneses, e não os espanhóis. Tanto a Costa Rica quanto a Zâmbia são claramente boas demais para que essas partidas sejam encaradas com leveza. Qualquer um que subestimar outra seleção se arrependerá amargamente.