Grupo B da Copa do Mundo Feminina de 2023

A Copa do Mundo Feminina de 2023 será realizada de 20 de julho a 20 de agosto. A Nova Zelândia e a Austrália dividirão o papel de anfitriãs. No papel, nenhuma das duas seleções da Copa do Mundo Feminina de 2023 é considerada uma séria candidata ao título. Isso apesar da vantagem de jogar em casa. A Austrália é considerada mais forte. E eles querem mostrar que as vozes pessimistas estão erradas. 

Eles querem que suas próprias jogadoras se saiam bem diante de sua torcida. Para que isso aconteça, no entanto, a Austrália precisa primeiro passar pela rodada preliminar. A seleção competirá no Grupo B. Lá, enfrentará a Irlanda, a Nigéria e o Canadá. Apresentamos o grupo em detalhes.

Tabela Grupo B da Copa do Mundo Feminina de 2023

Calendário de jogos do Grupo B da Copa do Mundo de 2023

Jogos do Grupo B

20/07/2023 – 07:00
Sydney, Grupo B
Austrália (F)1-0Irlanda (F)
Austrália (F) vs Irlanda (F)
20/07/2023 – 23:30
Melbourne, Grupo B
Nigéria (F)0-0Canadá (F)
Nigéria (F) vs Canadá (F)
26/07/2023 – 09:00
Perth, Grupo B
Canadá (F)2-1Irlanda (F)
Canadá (F) vs Irlanda (F)
27/07/2023 – 07:00
Brisbane, Grupo B
Austrália (F)2-3Nigéria (F)
Austrália (F) vs Nigéria (F)
31/07/2023 – 07:00
Melbourne, Grupo B
Canadá (F)0-4Austrália (F)
Canadá (F) vs Austrália (F)
31/07/2023 – 07:00
Brisbane, Grupo B
Irlanda (F)0-0Nigéria (F)
Irlanda (F) vs Nigéria (F)

A propósito, você pode encontrar o calendário dos jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023 aqui. Todos os horários de início – assim como aqui – são dados no horário alemão.

Grupo B da Copa do Mundo Feminina – detalhes

As regras para avançar na fase de grupos correspondem, em grande parte, ao que se espera. Todas as seleções se enfrentam uma vez. Quem terminar em primeiro ou segundo lugar avançará para as oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. Em caso de empate, primeiro contará o saldo de gols e depois o duelo direto.

Austrália: O que as anfitriãs podem mostrar aos seus torcedores?

Lydia Williams estará no gol das anfitriãs. Esse provavelmente será seu último grande torneio antes de encerrar sua carreira na seleção nacional – e talvez até mesmo toda a sua carreira ativa. A principal jogadora na defesa é Steph Catley. É provável que ela seja auxiliada pela experiente Clare Polkinghorne. No meio-campo, Emily van Egmond ainda é a jogadora mais importante. Mas com Clare Wheeler, outra jogadora está amadurecendo e pode finalmente dar o salto para se tornar uma jogadora importante na Copa do Mundo. 

Sam Kerr é a peça fundamental nos atacantes. Ela é a atacante de maior sucesso da seleção. Na Copa da Ásia de 2022, a Austrália perdeu por 1 a 0 para a Coreia do Sul nas quartas de final, mas já havia vencido a Indonésia por 18 a 0. Interessante para o Grupo B: em amistosos, eles enfrentaram o Canadá duas vezes – e perderam (1 a 0, 2 a 1).

Irlanda: A seleção europeia chegará às oitavas de final?

As seleções europeias são sempre favoritas na competição feminina. Mas a Irlanda pode ser o país mais fraco da UEFA na Copa do Mundo. O gol pertence a Courtney Brosnan. A zagueira é a envelhecida Niamh Fahey. No meio-campo, Denise O’Sullivan é a jogadora central. No entanto, com a talentosa Heather Payne, ela está recebendo um apoio cada vez melhor. A linha de frente é uma posição realmente problemática para as irlandesas. 

Com 13 gols cada, Stephanie Roche e Aine O’Gorman são as segundas atacantes mais bem-sucedidas da seleção. Ambas têm 30 e poucos anos, enquanto a atacante mais bem-sucedida, com 14 gols, Katie McCabe, tem 20 e poucos anos. A Irlanda ficou de fora do Campeonato Europeu de 2022, mas teve um bom ano civil. Perdeu apenas uma partida (contra a Rússia por 0 x 1).

Nigéria: os outsiders na competição desta temporada

A Nigéria é um país cujos jogadores não são conhecidos por quase ninguém. A jogadora mais importante na defesa é Onome Ebi. Ela terá 40 anos de idade na Copa do Mundo. Espera-se que Asisat Oshoala marque os gols na Copa do Mundo. Ela é a atacante de maior sucesso da seleção. O ano civil de 2022 foi uma montanha-russa. 

Na Copa da África, a seleção chegou à disputa do terceiro lugar (perdendo por 1 a 0 para a Zâmbia), mas sofreu um total de três derrotas no torneio. A seleção jogou amistosos contra os EUA e o Japão – e perdeu todas as vezes.

Canadá: os norte-americanos querem surpreender

O Canadá tem uma seleção mais forte do que muitos torcedores imaginam. Kailen Sheridan é uma das melhores goleiras do mundo. Na defesa, a seleção canadense é extremamente forte com Shelina Zadorsky, Ashley Lawrence e Kadeisha Buchanan. Na verdade, essa pode ser uma das melhores linhas defensivas da história da Copa do Mundo. No meio-campo, Desiree Scott e Sophie Schmidt chegaram lentamente à idade de se aposentar. Com Julia Grosso, Quinn e Jessie Fleming, há substitutos de alta qualidade disponíveis. 

No ataque, Christine Sinclair ainda está jogando, o que é simplesmente espetacular. Ela já disputou mais de 300 partidas, marcando 190 gols até o final de 2022. Na Copa do Mundo, no entanto, ela já estará com 40 anos, mas há uma forte alternativa em Adriana Leon. O Canadá perdeu apenas duas vezes em 2022: 1 a 0 para os EUA na final da Copa da CONCACAF e 1 a 0 para a Espanha na Copa Arnold, mas venceu seleções como Alemanha, Brasil e Argentina. Em 2021, as mulheres também conquistaram de forma sensacional a medalha de ouro olímpica. 

Palpites para o Grupo B da Copa do Mundo Feminina de 2023

A Austrália não vencerá o Grupo B. As canadenses são fortes demais para isso e garantirão o primeiro lugar. O segundo lugar, por outro lado, provavelmente ficará com as anfitriãs. Sua seleção já é forte o suficiente. E isso é ainda mais verdadeiro com a vantagem de jogar em casa. A Nigéria e a Irlanda disputarão o insignificante terceiro lugar.