Ruptura do tendão de Aquiles: Belga Axel Witsel talvez fora do Campeonato Europeu

3 min. de leitura

Quando Axel Witsel teve de deixar o campo na noite de sábado, depois de meia hora do jogo principal entre RB Leipzig e Borussia Dortmund, coisas ruins eram de se esperar.

O meio-campista belga recebeu o passe de Thomas Delaney no meio campo do Leipzig, mas deixou a bola passar e caiu. Após uma breve verificação, os supervisores que correram para o local deram o sinal para a substituição e acompanharam Witsel, cujo rosto mostrava claremente a expressão de dor.

Diagnóstico: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo

Depois das óbvias preocupações na noite de sábado, elas foram confirmadas no dia seguinte após exames detalhados na Clínica Dortmund, em Vestfália. O BVB anunciou o já temido diagnóstico, informando que o jovem de 31 anos havia rompido o tendão de Aquiles esquerdo.

O Borussia não deu uma previsão específica da duração do tempo de inatividade, mas em Dortmund presume-se que eles terão que ficar sem Witsel pelos próximos meses.

A experiência mostra que uma ruptura do tendão de Aquiles, na verdade, requer uma pausa obrigatória de vários meses e mesmo a metade de um ano não seria um tempo incomumente longo até o retorno. Para o veterano, isso não só encerraria a atual temporada da Bundesliga e da Liga dos Campeões, mas também colocaria a Eurocopa 2021 em grande perigo.

A EURO 2021 está programada para acontecer de 11 de junho a 11 de julho de 2021 e aguarda a seleção belga, que é vista como um dos favoritos da Eurocopa, em duelos do Grupo B, com Finlândia, Rússia e Dinamarca.

Dendoncker como primeira alternativa

Definitivamente, o treinador Roberto Martinez tem de estar preparado para não poder contar com um dos seus jogadores mais experientes na EURO 2020. Witsel, que marcou dez gols em 110 partidas internacionais vestindo a camisa da Bélgica, está no meio-campo com Youri Tielemans, mas agora deve ser substituído, infelizmente.

O primeiro candidato à vaga ao lado de Tielemans no elenco belga é Leander Dendoncker. Outro candidato é o colega de clube de Tieleman em Leicester City, Dennis Praet, que tem uma pegada mais ofensiva. Isso também se aplica a Kevin de Bruyne, que também jogou ao lado de Witsel no passado e agora pode atuar ao lado de Tielemans.

As oportunidades de jogar a EURO sem Witsel, no entanto, são ruins mas administráveis. No final de março, os Red Devils vão disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo 2022 contra o País de Gales, na República Tcheca e contra a Bielo-Rússia.

Um jogo preparatório contra a Croácia está planejado para 6 de junho. Além disso, deve haver uma ou duas outras “partidas-teste” nas semanas antes do início do torneio – a esperança de que Witsel esteja de volta deve ser mantida pelo maior tempo possível.