Amigo, inimigo, objeto de ódio, objeto de amor ou bola da sorte: estas são apenas algumas das descrições que as bolas de futebol experimentam no decurso das suas vidas. É costume haver sempre uma nova bola de jogo por ocasião dos Campeonatos Mundiais e Europeus.
Uma nova bola será também utilizada na Eurocopa 2021, que foi adiada por um ano. De fato, muitos fãs estavam particularmente entusiasmados com a bola do torneio com o título “EURO 2020” – afinal, pela primeira vez na história do Campeonato Europeu, esta rodada final acontecerá em mais do que um ou dois países.
Porque por ocasião do 60º aniversário (primeira edição em 1960) a rodada final 2021 acontecerá em doze países diferentes (aqui tudo sobre os sedes do EURO 2021). E este fato esteve no centro da concepção da nova bola do Campeonato Europeu chamada “Uniforia”.
Bola da Eurocopa 2021: Adidas Uniforia
A bola oficial da Adidas para o EURO 2020 chama-se Uniforia e combina assim os dois termos “unidade” e “euforia” (euforia). Tanto o nome como o desenho destinam-se a simbolizar a unidade que será mais forte do que nunca nas finais do Verão de 2021. Porque nunca antes se realizou uma EURO em mais de um ou dois países ao mesmo tempo.
Unity + Euphoria = #Uniforia 🌍🌎🌏
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) November 6, 2019
A ⚽ that unites us all in the first ever borderless EURO#EURO2020 pic.twitter.com/Ul3t9pmPAa
Como é que é a bola do EURO 2020?
Com a revelação da nova bola, claro, o desenho da “Uniforia” foi também apresentado ao público. O novo design da bola oficial do jogo representa a realização única da Eurocopa 2021 em 11 países diferentes. O desenho simboliza a construção de pontes, bem como a suavização das fronteiras e a diversidade na rodada final.
O Uniforia caracteriza-se por espessas pinceladas negras, cada uma delas rodeada de cores brilhantes. Esta coloração representa a diversidade do torneio e o encontro de diferentes culturas.
Quando foi revelada a bola do jogo da Eurocopa 2021?
A bola oficial foi revelada pelo fabricante Adidas em 6 de Novembro de 2019. A nova bola deveria começar a ser utilizada nos dois últimos dias de jogo das eliminatórias da Eurocopa 2021, em meados de Novembro de 2019.
As equipes são tradicionalmente autorizadas a jogar um par de jogos amigáveis com a bola no próximo ano a fim de se habituarem ao novo equipamento de jogo. Além disso, o “Uniforia” foi também utilizado nos playoffs. Estes jogos aconteceram no Outono de 8 de Outubro de 2020 e 12 de Novembro de 2020.
Bola do Campeonato Europeu 2021: Novamente da Adidas
O fabricante alemão de artigos desportivos Adidas está também produzindo a bola oficial do jogo para a EURO 2020. Desde que as bolas de fósforo oficiais foram utilizadas pela primeira vez em 1972, foi sempre a marca líder da Herzogenaurach que foi capaz de produzir a bola para este evento. O mesmo se aplica à bola oficial do Campeonato do Mundo, que foi utilizada pela última vez na Rússia.
Que jogador marcará mais golos e garantirá o título de melhor jogador na Eurocopa 2021? E que guarda-redes será capaz de se esquivar a mais bolas e ganhar o prémio de melhor goleiro no EURO 2021?
Bola de qualificação EURO 2020: Adidas Conext 19
A bola de qualificação oficial para o Campeonato Europeu de 2021 é a “Adidas Conext 19”, que se baseia opticamente na bola do Campeonato do Mundo de 1998 (“Tricolore”). Baseia-se nas cores azul, verde, amarelo e vermelho, que rodeiam os favos de mel brancos selvagens.
O Adidas Conext 19 também foi utilizado como bola oficial do jogo na Bundesliga austríaca (época 2018/2019) e na Copa do Mundo de Futebol Feminino França 2019, por exemplo.
Numa qualificação Euro em si, o Conext 19 da Adidas foi visto pela primeira vez no jogo de classificação do Grupo I da Eurocopa, no jogo de Cazaquistão vs Escócia, em 21 de Março de 2019, que foi o jogo de abertura desta competição (para o calendário de classificação da EURO 2020).
As bolas de futebol oficiais na história da Eurocopa
Pela primeira vez no Campeonato Europeu na Bélgica em 1972, o Telstar Durlast foi a bola oficial do Campeonato Europeu. Vamos dar uma rápida olhada nas últimas bolas oficiais do torneio:
Euro 2016 em França – Beau Jeu
O Beau Jeu, que foi utilizado na EURO 2016 e tinha um design completamente novo, totalmente de tecido e com a cor branca como base.

Uma e outra vez, retângulos com as cores nacionais do anfitrião francês foram colocados na cor de base, um total de oito. Em cada retângulo estava a figura 2016.
EURO 2012 na Polônia e Ucrânia 2012 – Tango 12
O Tango 12 regressou ao design clássico do tango na Eurocopa 2012. Nas tríades, os padrões eram indicados em tons brancos. As tríades também rodearam as bandeiras nacionais dos dois anfitriões.

Eurocopa 2008 na Áustria e na Suíça – Europass
O Europass do Campeonato Europeu de 2008 foi uma mistura de todas as bolas oficiais do milénio. A base foi o design do “Teamgeist +”, que foi lançado por ocasião da Copa do Mundo de 2006.

As cores nacionais alemães, que rodeavam os grandes círculos negros sobre um fundo metálico, agora haviam sido substituídos pelas cores de Áustria e da Suíça.
Campeonato Europeu 2004 em Portugal – Roteiro
O Roteiro, a bola do Campeonato Europeu de 2004, introduziu um desenho completamente novo. Tinha uma cor de base metálica. Havia também listras azuis. Pela primeira vez, os painéis não foram costurados, mas colados.
Eurocopa 2000 na Bélgica e Holanda 2000 – Terrestra Silverstream
A bola de partida oficial da Eurocopa 2000 na Bélgica e nos Países Baixos foi chamada de Terrestra Silverstream. Desta vez, porém, a Adidas absteve-se de utilizar formas específicas na impressão. Em vez disso, foram impressos milhares de pequenos pontos azuis e cinzentos, que foram unidos para formar as tríades.
Eurocopa de Futebol 1996 em Inglaterra – Questra Europa
A Questra Europa para da Eurocopa 1996 na Inglaterra manteve o design do Etrusco Unico. O leão e a decoração romana desapareceram a favor de um céu estrelado à noite. A costura foi também claramente visível novamente do que no predecessor.
Futebol EURO 1992 na Suécia – Etrusco Unico
O Etrusco Unico foi originalmente concebido para a Copa do Mundo de 1990, na Itália, mas não foi utilizado até ao Campeonato Europeu de 1992.
Conservou o design essencial do Tango. O padrão de impressão a preto lembrava-lhe uma coluna romana. Além disso, um leão de três cabeças podia ser visto no centro da impressão.
Campeonato Europeu de 1988 na Alemanha – Tango Europe
Mesmo para o Campeonato Europeu de 1988 na Alemanha, a Adidas não alterou o design do Tango. Havia apenas uma pequena excepção: as costuras que mantinham os painéis individuais juntos eram claramente mais fáceis de ver do que antes.
EURO 1984 em França – Tango Mundial
O EURO 1984 World Tango teve um desenho praticamente inalterado que foi originalmente concebido para o Campeonato do Mundo dois anos antes. Os tons negros dos painéis hexagonais eram um pouco mais claros.
Campeonato Europeu de Futebol de 1980 em Itália – Tango Italia
O Tango Italia para o Campeonato Europeu de 1980 em Itália despediu-se do desenho oval do seu predecessor. Apresentava agora 20 painéis hexagonais e doze pentagonais. Os primeiros foram refinados com uma tríade impressa. Pareciam círculos negros à volta de uma bola branca.
Eurocopa 1976 na Jugoslávia – Telstar Durlast (Geração 2)
Telstar Durlast (Geração 2): a bola da segunda geração jogada no Campeonato Europeu de Futebol de 1976 na Jugoslávia manteve o design da primeira, apenas o lettering foi alterado. Adidas tinha também redesenhado o interior. A bola de segunda geração tinha características de voo significativamente melhores.
Campeonato Europeu de 1972 na Bélgica – Telstar Durlast
A bola da Eurocopa de Futebol de 1972 tem talvez o desenho de futebol mais famoso de todos os tempos. É constituída por manchas ovais em forma oval em preto e branco. Cada mancha branca é delimitada por três ovais negras. Cada uma das ovais negras é rodeada por três ovais brancas. A inscrição do fabricante foi impressa na bola; o torneio também foi marcado.
Mais sobre a Eurocopa 2021: