Quem será o melhor goleiro na Eurocopa 2024?

14 de junho de 2024 a 14 de julho de 2024: Estas são as datas que todo torcedor de futebol deve se lembrar. É neste momento que a Eurocopa 2024 acontecerá na Alemanha. A caça para defender a campeã Itália está em andamento. Sem dúvida, os goleiros terão um papel fundamental a desempenhar. Eles terão que se tornar a retaguarda segura de sua equipe nas partidas decisivas. 

Por toda a expectativa sobre Lionel Messi: sem as brilhantes atuações de Emiliano Martinez, a Argentina provavelmente não teria triunfado na Copa do Mundo de 2022 no Qatar, por exemplo. Gianluigi Donnarumma foi um dos principais artistas na vitória do título italiano na Eurocopa 2021. Qual goleiro se tornará imortal na Eurocopa 2024? Apresentamos os favoritos.

Quem será o melhor goleiro na Eurocopa 2024? Os favoritos

Thibaut Courtois – Bélgica 🇧🇪

A Copa do Mundo de 2022 foi um torneio para esquecer para a Bélgica. Eles terminaram em terceiro lugar após a fase de grupos. A culpa não foi da Courtois. O goleiro do Real Madrid mostrou um bom desempenho e salvou uma penalidade contra o Canadá, por exemplo. Ele fez jus à sua reputação como um dos melhores goleiros do mundo de hoje. No entanto, ele não conseguiu defender seu título de melhor goleiro do torneio.

No Campeonato Europeu na Alemanha, ele deve fazer tudo o que puder para ajudar sua equipe a evitar ter que se retirar após a fase de grupos. Aos 32 anos, ele também está em seu auge como goleiro.

Unai Simon – Espanha 🇪🇸

Unai Simon frequentemente se perde um pouco quando se trata dos melhores goleiros do mundo (ou da Europa). O espanhol só substituiu David de Gea como o goleiro regular em 2021. Na Eurocopa deste ano, ele teve um bom desempenho. Um ano depois, no Qatar, ele foi apanhado no turbilhão que arrastou a Espanha em geral para baixo. Suas atuações pessoais, no entanto, não foram ruins. 

Na partida do grupo contra a Alemanha, por exemplo, o goleiro do Athletic Bilbao impediu uma derrota. Após a grande era de Iker Casillas na meta espanhola, no entanto, ele não foi capaz de estabelecer uma reputação como seu verdadeiro sucessor. A Eurocopa é sua chance de silenciar todos os cépticos. 

Gianluigi Donnarumma – Itália 🇮🇹

De fora, Donnarumma está em uma situação semelhante a Simon. Com Gianluigi Buffon, ele também herdou uma lenda que havia moldado uma época. No entanto, ele se tornou um cliente regular em maio de 2018, quando tinha 19 anos. Apesar de sua pouca idade, ele foi capaz de dissipar rapidamente as dúvidas sobre seu talento – e, ao contrário, levantar justificadas esperanças na Itália de que talvez ele pudesse ser ainda melhor do que Buffon.

Suas atuações na camisa da Itália na Eurocopa 2021 foram um caso para os livros de história em várias ocasiões: com 1168 minutos sem levar um gol, ele bateu um novo recorde italiano. Ele foi o primeiro goleiro a ser eleito o melhor jogador do torneio. No mesmo ano, ele partiu para Paris Saint-Germain. Com a Itália, ele tentará esquecer a frustração da classificação fracassada da Copa do Mundo na Eurocopa 2024.

Dominik Livakovic – Croácia 🇭🇷

Livakovic jogou uma Copa do Mundo tão espetacular que chegou a estar ligado ao FC Bayern em alguns momentos durante o torneio. Para muitos fãs, ele era relativamente desconhecido, pois jogou toda sua carreira profissional pelo Dínamo de Zagreb.

Isto tem tido bastante sucesso: até o final de 2022, ele venceu cinco campeonatos nacionais e duas copas. Com a Croácia, ele prova regularmente que não tem necessidade de se esconder de ninguém. Em 2018 na Copa do Mundo, ele só tinha um lugar no banco, mas depois disso conquistou o lugar regular e mostrou fortes desempenhos em muitas ocasiões.

Jordan Pickford – Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

O campeão defensor não oficial é também um bom candidato para se tornar o melhor goleiro da Eurocopa 2024. O goleiro do Everton FC tem agora mais de 50 bonés em uma camisa da Inglaterra. Foi também graças a ele que os Três Leões conseguiram chegar à final do Campeonato Europeu de 2021.

É quase um pouco injusto escrever isto: Mas o maior perigo para Pickford é que ele possa perder seu lugar habitual. O Arsenal FC se tornou um excelente goleiro em Aaron Ramsdale, que é quatro anos mais novo. Deve ser interessante ver em quem os técnicos na Alemanha depositam sua confiança.

Mike Maignan – França 🇫🇷

Hugo Lloris é talvez o maior nome para anunciar sua aposentadoria após a Copa do Mundo de 2022. Haverá, portanto, uma mudança no objetivo francês. Entretanto, isto poderia valer a pena para os franceses, pois com Mike Maignan, um excelente guardião está disponível como o novo número 1.

No AC Milan, ele está constantemente ganhando experiência de jogo ao mais alto nível. Durante a Eurocopa, ele celebrará seu 29º aniversário. Portanto, ele está em seu auge. Ele estará ansioso para mostrar ao mundo que ele é mais do que apenas o sucessor de Lloris.

E quanto ao goleiro da Alemanha?

Normalmente, uma lista como esta inclui sempre o goleiro alemão. Mas a situação é complicada. Manuel Neuer se feriu tanto enquanto esquiava em dezembro de 2022 que o Bayern trouxe Sommer. Não está claro se o número 1, de longa data, será capaz de voltar à sua forma antiga. Afinal, ele também já estaria com 38 anos na Eurocopa.

Os representantes lógicos na seleção alemã do Campeonato Europeu de 2024 seriam Marc-André ter Stegen (FC Barcelona) ou Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt). Ambos merecem um lugar nesta lista – exatamente como o goleiro do Bayern, caso ele volte à sua melhor forma. Mas devido à lesão da Neuer, tudo está no ar.