Estádio Ras Abu Aboud (Estádio 974) no Catar: sede da Copa do Mundo 2022

O Estádio Ras Abu Aboud, em Doha, é um dos oito estádios da Copa do Mundo 2022 no Catar. O estádio está sendo construído especificamente para o Campeonato do Mundo e será desmontado imediatamente após o encerramento da Copa. Ele vem sendo construído construído a partir de contentores de transporte marítimo reciclados e, assim, não só promove a sustentabilidade da Copa do Mundo, como também reduz os custos de construção do estádio.

Quando estiver concluído em 2020, o Estádio Ras Abu Aboud terá uma capacidade de 40.000 lugares, tal como cinco outros estádios da Copa do Mundo. Um total de seis jogos da fase de grupos e um confronto eliminatório nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022 serão disputados no estádio reciclado na capital do Catar. Para além do Estádio Ras Abu Aboud, outro estádio da Copa do Mundo, o Estádio al-Thumama, está localizado na cidade do Golfo Pérsico.

Fatos e dados sobre o Estádio 974 em Doha

  • 🏟️  Capacidade: 40.000 assentos
  • 🎉  Inauguração: previsto 2020
  • 👷🏽  Arquitetos: Fenwick Iribarren Architects
  • ℹ️ Característica especial: Construção modular a partir de contentores marítimos

Jogos da Copa do Mundo 2022 no Estádio 974

22/11/2022 – 13:00
Grupo C
México0-0Polônia
México vs Polônia
24/11/2022 – 13:00
Grupo H
26/11/2022 – 13:00
Grupo D
França2-1Dinamarca
França vs Dinamarca
28/11/2022 – 13:00
Grupo G
30/11/2022 – 16:00
Grupo C
02/12/2022 – 16:00
Grupo G
Sérvia2-3Suiça
Sérvia vs Suiça

*Hora de Brasília (GMT-3).

Tudo sobre o Estádio Ras Abu Aboud em Doha

O Estádio Ras Abu Aboud é um dos dois estádios da capital do Catar. Será o primeiro estádio da Copa do Mundo que poderá ser completamente desmontado e reconstruído. Com uma capacidade total de 40.000 espectadores, o estádio, localizado a sudeste da cidade, tem a sua conclusão prevista para 2020.

Devido à sua proximidade ao Aeroporto Internacional de Hamad e perfeita integração na rede de transportes, o local é muito acessível aos fãs, jogadores e funcionários. A nova Linha Ouro do Metro levará os espectadores diretamente à estação do estádio para o transporte público conveniente aos jogos da fase de grupos ou para as oitavas de final do Catar 2022.

A construção das novas infra-estruturas e o desenvolvimento da região não terão sido em vão depois do desmantelamento do Estádio Ras Abu Aboud, imediatamente após a Copa do Mundo, uma vez que os materiais serão bem aproveitados noutro local. Um passeio à beira-mar arborizado deverá ser construído no local do estádio após a Copa do Mundo para os habitantes de Doha.

Construção modular a partir de contentores marítimos

O Estádio Ras Abu Aboud é o primeiro estádio reciclável do seu gênero na Copa do Mundo. Está sendo construído a partir de numerosos módulos individuais feitos a partir de contentores de transporte marítimo. Este método de construção não só poupa custos e tempo, como também tem em conta a sustentabilidade na construção do estádio da Copa do Mundo.

Imediatamente após a Copa do Mundo, o estádio será desmontado e poderá ser utilizado novamente em outros locais. Há a possibilidade de o utilizar como várias pequenas instalações desportivas ou de o colocar noutro local da mesma forma.

O Estádio Ras Abu Aboud é considerado um excelente exemplo de combinação entre sustentabilidade e inovação. Para numerosos países anfitriões de grandes eventos do futuro, o conceito modular poderia criar oportunidades inteiramente novas.

Custo elevado justificado para 7 jogos?

Apesar do aspecto da sustentabilidade, há que perguntar se a construção de um estádio deste tipo para apenas sete jogos da Copa do Mundo é justificada. Claro que é melhor desmantelar o estádio após a Copa do Mundo em vez de encontrar um estádio vazio e sem uso. No entanto, a construção e o esforço financeiro para o novo Estádio Ras Abu Aboud, que será desmontado posteriormente, é enorme.

Perfil de Doha como sede da Copa do Mundo 2022

Doha não é apenas a capital do Catar, mas também uma das cinco sedes da Copa do Mundo de Futebol 2022. Com uma população de 587.055 habitantes (2015), a capital é a segunda maior cidade do país. No entanto, aproxima-se da maior cidade do Catar, al-Rayyan, que fica apenas a 9 quilómetros de distância.

A cidade de al-Rayyan, a sede do Mundial de Futebol de 2022, também atrairá atenção suficiente uma vez que é o lar de três outros estádios da Copa do Mundo – Estádio al-Rayyan, Estádio Education City e o Estádio Khalifa Internacional.

A maioria das pessoas está familiarizada com a cidade de Doha, mas poucas têm realmente muita informação sobre ela. O Catar, tal como a sua capital, está localizado numa pequena península no Golfo Pérsico e tornou-se cada vez mais popular entre turistas e viajantes durante a última década.

A razão disto, para além do tempo quase sempre ensolarado, é a modernidade do país e as oportunidades recentemente criadas. Os centros comerciais, os edifícios modernos e outros projetos de construção causam sempre uma agitação com o resto do mundo.

Doha é também o ponto de partida perfeito para explorar o Catar. Devido à localização central da cidade do deserto e à pequena área de 234 km2, é possível chegar bem e rapidamente aos vários locais do país a partir daí.

Lugares de interesse na sede da Copa do Mundo Doha

Para além dos numerosos edifícios e arranha-céus modernos de Doha, também se sabe convencer com a história e a cultura. Resumimos para você os três pontos turísticos mais famosos da capital do Catar num relance.

Museu de Arte Islâmica

O Museu de Arte Islâmica está localizado numa península artificial na baía de Doha. É um dos museus mais importantes do seu gênero e a sua construção em grés simboliza as dunas de areia do deserto. Para além de manuscritos e têxteis, há também cerâmica, armas e muitos outros artefatos históricos em exposição, quase todos provenientes das coleções privadas dos emires do Catar.

Mesquita Katara

A Mesquita Katara é uma mesquita relativamente jovem que foi construída em 2013. O edifício cativa com as suas cores, azulejos e desenho único. Combinada com a longa tradição da Arábia, Pérsia e África, uma visita à mesquita é uma experiência única.

National Museum of Qatar

O National Museum of Qatar está instalado no antigo Palácio de Salata, em Doha. É um dos melhores museus do país e é constituído por três áreas de exposição. Estes são o Palácio do Emir, o Museu Nacional e o Museu Marítimo. O museu foi reaberto em 2019 após uma reconstrução que incluiu a modernização e impressiona não só com as suas exposições mas também com a sua arquitectura.

National Museum do Catar
National Museum do Catar em Doha (U. Hertlein, CC BY-SA 4.0)

>> Todos as sedes da Copa do Mundo 2022