Estádio Al-Rayyan: Tudo sobre o estádio da Copa do Mundo de Futebol de 2022 no Catar

O Estádio al-Rayyan, por vezes também chamado Estádio Ahmed bin Ali ou Estádio ar-Rayyan, é uma sede da Copa do Mundo 2022 no Catar. Juntamente com o Education City Stadium e o Estádio Khalifa International, é a terceira arena das finais localizada na cidade de al-Rayyan (também conhecido como ar-Rayyan).

Seis dos oito estádios do Campeonato Mundial foram construídos especificamente para o Campeonato Mundial de Futebol 2022 no Qatar, mas al-Rayyan Stadium não é um deles. Existe desde 2003, mas vale dizer que a arena foi extensamente demolida e renovada durante as finais. Como parte disso, os lugares foram aumentados de cerca de 20.000 para 40.000. Seis jogos da fase de grupos e um jogo das oitavas de final do Catar terão lugar no Estádio al-Rayyan na Copa do Mundo 2022.

Fatos e dados sobre o Estádio Ahmed bin Ali

  • 🏟️  Capacidade: 40.000 lugares
  • 🎉  Inauguração: 2003 (Renovações de 2014-2020)
  • 🚧  Arquiteto: AECOM

Copa do Mundo 2022 Jogos no Estádio al-Rayyan

21/11/2022 – 16:00
Grupo B
EUA1-1Gales
EUA vs Gales
23/11/2022 – 16:00
Grupo F
25/11/2022 – 07:00
Grupo B
Gales0-2Irã
Gales vs Irã
27/11/2022 – 07:00
Grupo E
Japão0-1Costa Rica
Japão vs Costa Rica
29/11/2022 – 16:00
Grupo B
Gales0-3Inglaterra
Gales vs Inglaterra
01/12/2022 – 12:00
Grupo F

*Hora de Brasília (GMT-3).

Toda a informação sobre o Estádio al-Rayyan

O estádio de al-Rayyan situa-se na cidade com o mesmo nome, al-Rayyan (também ar-Rayyan), que é a maior cidade do Qatar com uma população de cerca de 600.000 habitantes. De 2003 a 2014, a equipe de futebol do Catar Al Rayyan Sports Club disputou os seus jogos no Estádio Ahmed bin Ali, antes de ter sido submetida a extensos trabalhos de renovação e modernização no decurso do Campeonato Mundial de Futebol a ser atribuído ao Catar de 2014 a 2020.

O estádio foi equipado com 40.000 lugares modulares para o Campeonato Mundial, após o que o estádio deverá ser reduzido de volta ao seu tamanho original de cerca de 20.000 lugares. Os lugares que já não são necessários serão doados aos países em desenvolvimento para projetos de futebol após o torneio final.

O ultra-moderno e luxuoso estádio de al-Rayyan apresenta uma fachada ondulada e luminosa. Os padrões destinam-se a caracterizar os diferentes aspectos do país, nomeadamente a importância da família, a beleza do deserto, a flora e fauna, e o comércio nacional e internacional do Catar. Os edifícios circundantes sob a forma de dunas de areia destinam-se a refletir a natureza adjacente.

Tecnologias avançadas de arrefecimento no Estádio Ahmed bin Ali também manterão os adeptos e jogadores confortáveis dentro do estádio. Embora o Campeonato do Mundo no Qatar só seja disputado no Inverno devido às altas temperaturas no Verão, mesmo assim é mais de 30 graus no estado desértico.

Condições de trabalho indignas durante a construção do estádio?

Os luxuosos e impressionantes estádios da Copa do Mundo de 2022 no Catar também têm, infelizmente, os seus pontos negativos. Diz-se que em quase todos os estádios da Copa do Mundo houve condições de trabalho indignas durante os trabalhos de construção ou modernização. O estádio de al-Rayyan é, infelizmente, um deles.

No Catar, cerca de dois milhões de trabalhadores convidados, principalmente do Nepal, Bangladesh e Índia, trabalharam, uma grande parte deles também nos estaleiros de construção da Copa do Mundo. De acordo com numerosos relatórios, muitas vezes recebiam apenas uma ninharia e tinham de continuar trabalhando mesmo a temperaturas de cerca de 50 graus.

Mesmo quando a vida pública no estado do Golfo foi em grande parte encerrada devido à pandemia do Coronavírus, a construção dos estádios da Copa do Mundo de 2022 continuou sem ser afetada. Pelo menos um trabalhador convidado no Estádio Al-Rayyan tinha contraído a COVID-19 no local de construção, e foram também relatados casos em outras arenas do Campeonato do Mundo no Catar.

Informação sobre a sede da Copa do Mundo 2022 al-Rayyan

Al-Rayyan (ar-Rayyan) está localizada no oeste do Catar e tem cerca de 600.000 habitantes. A cidade funciona como um subúrbio da metrópole Doha e está situada a poucos quilómetros da capital do Catar. Mas é necessário dizer que os limites da cidade com Doha nem sempre são óbvios.

O município de al-Rayyan (também ar-Rayyan) só foi estabelecido como um governo local independente em 1972 pelo Ministério dos Municípios e Planejamento Urbano. Desde então, a densidade populacional tem aumentado rapidamente de ano para ano e as infra-estruturas estão também a ser cada vez mais desenvolvidas. O Metrô de Doha foi também ligado a al-Rayyan no decurso do Campeonato Mundial de 2022.

To do’s em al-Rayyan

Não só os três estádios do Campeonato Mundial de Futebol de 2022 (al-Rayyan Stadium, Estádio Education City, Khalifa International Stadium) em al-Rayyan merecem uma visita. Cidade da Educação, que é uma espécie de campus universitário, é o lar de numerosas universidades (incluindo estrangeiras), escolas e institutos de pesquisa. Um exemplo é o Parque de Ciência e Tecnologia do Catar ou a Fundação do Catar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário.

Cidade da Educação em Ar-Rayyan
Education City em Al-Rayyan (Fonte: Wikipedia, Alex Sergeev, CC BY-SA 3.0)

Com o chamado Villaggio Mall, existe também um grande centro comercial em al-Rayyan. A sede da Federação Equestre do Catar deve ser muito interessante para os fãs dos cavalos, que podem maravilhar-se com as competições regulares e os espectáculos de cavalos que lá acontecem. Devido à proximidade de ar-Rayyan, uma viagem à capital do Qatar Doha é também, naturalmente, uma boa ideia.

>> Todos as sedes do Catar 2022