Estádios e Sedes da Copa do Mundo 2022 no Catar

Todos os locais e estádios do Campeonato Mundial de Futebol de 2022 no Qatar

Depois da Copa do Mundo no Japão e na Coreia do Sul em 2002, haverá uma Copa do Mundo na Ásia pela segunda vez na história do futebol. O Catar foi escolhido pela FIFA como sede da Copa do Mundo 2022, o que gerou muitas críticas, como falaremos mais a seguir.

No Catar, as partidas serão disputadas apenas em oito estádios selecionados para a Copa do Mundo, que estão distribuídos em cinco locais diferentes. Entretanto, de acordo com os documentos de inscrição da FIFA, pelo menos doze locais são obrigatórios.

A maior parte dos estádios do pequeno país de 2,7 milhões de habitantes teve de ser construída, o que geraram duras críticas após a vitória pela Copa do Mundo: A FIFA entregou a sede da copa para apenas 8 estádios.

Todas as sedes e estádios da Copa do Mundo 2022 no Catar

EstádiosSedePartidasCapacidade
Estadio LusailLusail6 PG, 1 OF, 1 QF, 1 SF, Final80.000
Estadio al-Baytal-Khaur6 PG, 1 OF, 1 QF, 1 SF60.000
Estadio Internacional Khalifaal-Rayyan6 PG, 1 OF, PTL45.416
Estadio Education Cityal-Rayyan6 PG, 1 OF, 1 QF40.000
Estadio al-Rayyanal-Rayyan6 PG, 1 OF40.000
Estadio al-ThumamaDoha6 PG, 1 OF, 1 QF40.000
Estadio Ras Abu AboudDoha6 PG, 1 OF40.000
Estadio al-Janoubal-Wakra6 PG, 1 OF40.000

* PG = partidas de grupo, OF = Oitavas de final, QF = Quartas de final, SF = Semifinais, PTL = partida para terceiro lugar

Aqui você pode encontrar o Calendario Copa do Mundo 2022, mas é claro que ainda não há correspondências exatas. Mas assim que as equipes classificadas forem definidas, você encontrará as informações aqui. As equipes estão competindo por vagas disponíveis nas eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

Sedes da Copa do Mundo 2022

Apenas cerca de 2,7 milhões de pessoas vivem no estado desértico do Catar, e é por isso que as sedes da Copa do Mundo 2022 são realmente pequenas em comparação com outras finais. A maior cidade, com 589.000 habitantes, é ar-Rayyan, também chamada de al-Rayyan (em 2015). A capital Doha fica a apenas cerca de 20 quilômetros de distância e tem aproximadamente 587.055 habitantes (em 2015).

Sedes da Copa do Mundo 2022Habitantes
al-Rayyan589.000
Doha587.055
Ciudad de Lusail450.000 (planejado)
al-Wakra141.000
al-Khaur90.000

Por que se critica tanto a concessão do Mundial ao Catar?

Quando se trata de conceder a Copa do Mundo de 2022 ao Catar, há inúmeras críticas:

Suspeitas de corrupção

O emirado da Península Arábica da Costa Leste e a FIFA enfrentaram, repetidamente, fortes acusações de corrupção. O comportamento dos membros do Comitê Executivo da FIFA na votação não tem sido transparente e as denúncias de suborno em relação à concessão da Copa do Mundo estão se tornando cada vez mais fortes. Representantes da Nigéria e do Taiti, por exemplo, foram filmados oferecendo seus votos para a compra com uma câmera escondida. Diz-se que não só o Catar, mas também a Rússia, sede da Copa do Mundo de 2018, também comprou a concessão. Ambos os países e a FIFA negam qualquer acusação.

Desprezo e exploração dos direitos humanos

Outro ponto de crítica são os direitos humanos no Catar. Muitos trabalhadores morreram nas obras dos estadios da Copa do Mundo devido às condições brutais em que realizam as obras. Além disso, o Catar é acusado de exploração sistemática de trabalhadores, que muitas vezes têm que esperar muito tempo pelo pagamento de seus salários e ainda recebem os mais baixos salários. Além disso, atos homossexuais são puníveis no Catar e ainda existe o risco de pegar até cinco anos de prisão. O direito à liberdade de expressão é limitado no Catar e as mulheres costumam ser muito prejudicadas na vida cotidiana.

Condições climáticas

As constantes altas temperaturas no estado desértico do Catar foram e sempre serão um ponto crítico. Pelo menos esse ponto já levou a Fifa a repensar a decisão, pois a copa que, obviamente, estava marcada para o verão, acontecerá pela primeira vez no inverno, de 20 de novembro a 18 de dezembro. Mas, mesmo assim, a temperatura no Catar estará em torno de 30 graus e, apesar do adiamento para o inverno, todos os estádios da Copa do Mundo 2022 foram equipados com a tecnologia de ar condicionado adequada, o que por sua vez também foi motivo de críticas por ser prejudicial ao meio ambiente.

Falta de tradição no futebol

Outro ponto de crítica é a falta de tradição futebolística no Catar. Um país que ainda não participou de nenhuma Copa do Mundo de futebol, além de ocupar o 113º lugar no ranking mundial da FIFA conquistado durante a Copa do Mundo de 2010. Entretanto, em 2019, a seleção do Catar surpreendentemente venceu a Copa Asiática de 2019. O nível do futebol no Catar está amadurecendo, principalmente com contratações de estrangeiros, mas o país ainda é considerado um grande ‘estranho’ nas apostas da Copa do Mundo 2022.

Mais informações: