Estádio Al-Bayt – Todas as informações sobre o estádio do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022

O estádio al-Bayt em al-Khaur (também al-Khor) no norte do Catar, faz parte dos locais da Copa do Mundo 2022 com capacidade para 60.000 espectadores . É o segundo maior estádio de futebol do país. Essa arena será inaugurada no dia 20 de novembro como sede do jogo de abertura da Copa do Mundo, que acontecerá às 13h00 – horário da Brasília. Além do jogo de abertura da Copa do Mundo 2022, o estádio al-Bayt também é palco de outras oito partidas do campeonato.

Aliás, o maior estádio da final do Catar é o Lusail Stadium (80 mil lugares), onde, além de nove partidas da Copa do Mundo, acontecerá a grande final da Copa do Mundo 2022.

Fatos e números do Al-Bayt Stadium

  • 🏟️ Capacidade: 60.000 lugares.
  • 🏗️ Início da construção: 2014.
  • 🎉 Abertura: 30 de Novembro 2021

Jogos da Copa do Mundo no estádio al-Bayt em al-Khaur

20/11/2022 – 13:00
23/11/2022 – 07:00
Grupo F
Marrocos0-0Croácia
Marrocos vs Croácia
25/11/2022 – 16:00
Grupo B
Inglaterra0-0EUA
Inglaterra vs EUA
27/11/2022 – 16:00
Grupo E
29/11/2022 – 12:00
Grupo A
Holanda2-0Catar
Holanda vs Catar
01/12/2022 – 16:00
Grupo E
Costa Rica2-4Alemanha
Costa Rica vs Alemanha

*De acordo com o horário de Brasília (GMT-3).

Estadio al-Bayt: estadio do jogo de abertura da Copa do Mundo 2022

O estádio al-Bayt em al-Khaur (também al Khor) foi corretamente escolhido como o estádio de abertura para a Copa do Mundo de 2022. O Estádio Lusail oferece 20.000 lugares adicionais, mas o estádio al-Bayt, com 60.000 lugares, também tem muito a oferecer.

Não apenas a colorida cerimônia de abertura que inclui a apresentação da música oficial da Copa do Mundo de 2022 e o jogo de abertura entre o Catar e uma segunda equipe do Grupo A acontecerá no estádio al-Bayt, mas também cinco outras partidas da fase de grupos, além de uma oitava, uma quarta e uma semifinal da Copa do Mundo de 2022.

Estádio sustentável e de última geração

O estádio al-Bayt em al-Khor foi construído especialmente para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, o tornando um dos estádios mais modernos do mundo. O mais notável é a enorme estrutura em forma de tenda que circunda a arena.

O nome do estádio “al-Bayt” também remete a esta construção. Porque “Bayt al Sha’ar” é o nome das tendas tradicionais dos povos nômades do Catar e da região do Golfo. Como as tendas nômades autênticas, a construção do estádio al-Bayt também deve ser transportável. Os padrões Sadu e as listras pretas dessas tendas típicas do Catar também foram imitados no design do estádio.

Durante a construção da arena, foi tomado o cuidado de garantir que a estrutura da tenda e o teto retrátil oferecessem aos visitantes o máximo de sombra possível. Além disso, o estádio al-Bayt, como todos os outros estádios da Copa do Mundo de 2022, está equipado com a tecnologia de resfriamento adequada para garantir que a temperatura do estádio seja o mais confortável possível. Em janeiro de 2020, a arena recebeu vários certificados de sustentabilidade.

Semelhante ao Estádio de Lusail, o Estádio al-Bayt será desmontado após a Copa do Mundo e alguns dos assentos serão doados a países em desenvolvimento que precisam de infraestrutura esportiva.

O espaço vazio será utilizado, dentre outras coisas, para hotéis de luxo, restaurantes e shopping centers. Fora do estádio, uma espécie de centro de lazer e recreação verde será construído para residentes e visitantes de Al-Khaur.

Condições de trabalho questionáveis ​​durante a construção do estádio al-Bayt

Em geral, o público é bastante cético em relação a Catar 2022. Isso não se deve apenas às denúncias de corrupção contra a FIFA e ao país-sede, mas também – e principalmente -, às más condições de trabalho durante a construção dos estádios da Copa do Mundo.

De acordo com a Anistia Internacional, condições desumanas também teriam prevalecido durante a construção do estádio al-Bayt em al-Khaur. Diz-se que vários trabalhadores estrangeiros não recebem salários por sete meses!

Um trabalhador convidado até disse que dois trabalhadores morreram em frente aos seus olhos, no estádio. Os trabalhadores convidados então se recusaram a permanecer trabalhando, mas seus superiores os forçaram a continuar. Chegou-se a ser dito que eles chegaram até a serem espancados sem motivo.

A FIFA limitou-se a dizer: “Estamos cientes de que foram detectadas violações das regras para os trabalhadores em relação à empresa TAWASOL, subcontratada na construção do Estádio Al-Bayt”.

Tudo sobre o local da Copa do Mundo de 2022: al-Khaur

Al-Khaur (também chamada de al-Khor) está localizada no norte do Catar e fica a cerca de 50 quilômetros da capital Doha. Al-Khaur, localizada no município de al-Khaur, é uma das cidades mais antigas do Catar pois, já em meados do século 18, esta região fora colonizada pela tribo Al-Muhannadi.

Aliás, Al-Khaur, que fica em um trecho de mar de três quilômetros de extensão, significa “baía”. A cidade do Golfo Pérsico tem cerca de 90.000 habitantes (em 2015) e é mais conhecida por sua indústria de pesca e mergulho.

Vistas de al-Khaur

Uma vez que al-Khaur é uma cidade com uma longa tradição, existem vários locais históricos para admirar. Estas incluem as Al Khor Towers, três históricas torres de vigia perto do porto, que também merecem uma visita.

Torres de al-Khor
Uma das três torres al-Khor (Irshadpp, CC BY-SA 3.0)

O Al-Sultan Beach Hotel costumava ser um palácio e, mais tarde, se tornou um hotel de luxo. Além disso, o Al-Khaur Park é um enorme e bonito parque na cidade.

Outras atrações de al-Khaur são a fonte Ain Hleetan, o museu arqueológico ou o antigo mercado chamado Souq.

>> Todos os estádios da Copa do Mundo de 2022