Brasil comemora 20 anos do penta conquistado na Copa de 2002

3 min. de leitura

No dia 30 de junho de 2002, a seleção brasileira de futebol masculina conquistava o tão sonhado pentacampeonato mundial. Na final da Copa do Mundo – sediada por Japão e Coreia do Sul -, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0, com dois gols do atacante Ronaldo Fenômeno.

Após essa conquista, o Brasil disputou mais quatro mundiais, sendo que a melhor participação foi o quarto lugar conquistado na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Por coincidência do destino, tanto em 2002 quanto em 2014, o técnico da seleção brasileira era Luiz Felipe Scolari (Felipão).

Campanha do Penta!

Para quem não lembra ou não era nascido em 2002, a campanha do Brasil naquele mundial começou com uma vitória suada contra a Turquia por 2 a 1. Na segunda partida da fase de grupos, o time comandado por Felipão venceu com tranquilidade a China por 4 a 0. Já na terceira e última partida pela fase de grupos, outra vitória tranquila. Desta vez o Brasil superou a Costa Rica por 5 a 2.

Oitavas, quartas e semifinal

Nas oitavas de final, o Brasil encarou a Bélgica. Com gols de Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, o selecionado brasileiro se classificou para as quartas com uma vitória por 2 a 0 diante dos belgas.

Nas quartas de final, o Brasil teve um dos jogos mais dramáticos daquela Copa. A seleção saiu atrás no marcador diante da Inglaterra em uma falha do zagueiro Lúcio, mas conseguiu a virada com gols de Rivaldo e uma ‘pintura’ de Ronaldinho Gaúcho cobrando falta.

Já na semifinal, o Brasil reencontrou a Turquia, adversário da estreia naquele mundial. O gol que colocou a seleção brasileira na final da Copa foi marcado por Ronaldo Fenômeno, em uma jogada de puro oportunismo e talento.

A grande final contra a Alemanha

Após ser tetracampeão em 1994 e vice-campeão em 1998, o Brasil chegava a sua terceira final de Copa do Mundo consecutiva contra a Alemanha. Com uma seleção repleta de craques – o trio de ataque era formado por Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno -, a seleção comandada por Felipão dominou as ações contra a forte seleção alemã, vencendo a partida com dois gols de Ronaldo Fenômeno, ambos marcados no segundo tempo.

Período de ‘vacas magras’

Após a conquista do pentacampeonato, o a seleção do Brasil não conseguiu chegar mais em nenhuma final de Copa do Mundo. Em 2006, 2010 e 2018, a seleção brasileira não passou das quartas de final. Em 2014, embora tenha chegado à semifinal, a derrota vexatória para a Alemanha na semifinal por 7 a 1 tirou do torcedor brasileiro qualquer alegria pela quarta colocação conquistada naquele mundial.

Será que o hexa virá em 2022?

Classificado em primeiro lugar e de forma invicta nas Eliminatórias da América do Sul da Copa do Mundo do Catar 2022 e líder do ranking da Fifa de seleções, o Brasil é um dos favoritos para vencer o Mundial. Com vários talentos individuais e um jogo coletivo consistente, a seleção brasileira tem tudo para repetir o feito de 20 anos atrás.

Para que isso aconteça, os comandados do técnico Tite vão precisar mostrar que os últimos resultados ruins nas quatro copas anteriores não abalaram o emocional e a confiança do time brasileiro e que a conquista do hexacampeonato passou de sonho para realidade.