Catar não terá venda de bebidas alcoólicas durante os jogos

3 min. de leitura

Como já era esperado, os estádios que vão sediar a Copa do Mundo do Catar 2022 não poderão vender bebidas alcoólicas aos torcedores. A informação foi confirmada no final da última semana e colocou ‘água no chopp’ dos espectadores que ainda acreditavam que as bebidas fossem liberadas durante os jogos.

Copa em um país muçulmano

O Mundial deste ano será o primeiro a ser realizado em um país majoritariamente muçulmano, que segue leis e orientações rígidas sobre o consumo de álcool.

Porém, como a Copa do Mundo conta com patrocínio de marcas de cerveja, ainda há a possibilidade de serem liberadas vendas de bebidas alcoólicas em áreas VIPs dos estádios e nos camarotes.

Liberação antes e depois dos jogos

Segundo informações da agência de notícias Reuters, há também uma discussão em curso sobre a possibilidade de que a venda de cerveja seja liberada na chegada e na saída dos estádios nos dias de jogos. Nosso calendário da Copa do Mundo 2022 traz todas as informações sobre os horários e dias dos jogos.

Outras Copas do Mundo

A comercialização de bebidas alcoólicas em Copas do Mundo sempre foi um tema delicado para a Fifa. Nos dois últimos mundiais (2014 no Brasil e 2018 na Rússia), por exemplo, leis foram criadas para que a venda de bebidas alcoólicas fosse liberada nos estádios em que ocorreram os jogos.

Porém, no Catar essa situação é mais delicada. No final do ano passado, por exemplo, o Catar foi sede da Copa Árabe, um evento-teste para o Mundial deste ano. No evento em questão, foi proibido a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Confira mais informações sobre os jogos da seleção do Catar.

Os torcedores podem trazer bebidas de fora?

Para se ter uma ideia da rigidez das leis no Catar em relação ao álcool, os torcedores que visitarem o país também estão proibidos de trazer álcool, mesmo se as bebidas alcoólicas forem compradas em áreas de ‘duty free’ dos aeroportos.

Na verdade, apenas uma loja no Catar está autorizada a vender bebidas alcoólicas. Porém, a venda é restrita aos habitantes do país e aos residentes estrangeiros que possuem autorização para consumo doméstico.