Euro 2021: confira os jogos que terão presença de público

3 min. de leitura

A Euro 2021 (oficialmente nomeada como Euro 2020, após ser postergada devido à pandemia de Covid-19) promete ser o resgate da paixão dos torcedores pelos estádios de futebol. Isso porque a UEFA confirmou que as 11 sedes da Eurocopa 2021 originais do torneio terão a presença de público em seus estádios, de onde estão afastados desde o início do alastramento do coronavírus pela Europa.

A grande notícia ficou por conta que eles estarão presentes da abertura do torneio, em Roma (Itália), em 11 de junho, até a decisão, em Londres, 30 dias depois. Além delas, confirmaram a presença de público as seguintes sedes: Amsterdã (Holanda), Baku (Azerbaijão), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhague (Dinamarca), Glasgow (Escócia), Munique (Alemanha), São Petersburgo (Rússia) e Sevilha (Espanha).

Porém, cada uma delas terá suas próprias regras. Abaixo, explicaremos melhor. Confira conosco.

Quais são as regras para torcedores assistirem partidas na Euro 2021?

Cada uma das 11 cidades-sede da Euro 2021 terão regras próprias para receber público em seus estádios de acordo com a capacidade do local. Confira abaixo:

  • São Petersburgo e Baku confirmaram presença de até 50% da capacidade total do estádio;
  • Budapeste pretende ter 100% da capacidade do estádio, mas com requisitos rígidos de entrada para os espectadores;
  • Amsterdã, Bucareste, Copenhague, Glasgow, Roma e Sevilha terão entre 25% a 33% da capacidade do estádio;
  • Londres confirmou uma capacidade mínima de 25% para os três primeiros jogos da fase de grupos e em uma das oitavas de final.
  • Munique pretende receber um mínimo de 14.500 espectadores, o que corresponde a aproximadamente a 22% da capacidade do estádio.
  • Como foram tomadas as decisões relativas às capacidades dos estádios?

Segundo a UEFA, em comunicado em seu site, todas as decisões foram tomadas em conjunto com as federações e órgãos de saúde de cada um dos países anfitriões. Em todas elas, foram analisadas a situação da pandemia, o avanço da vacinação e os planos de reabertura econômica.

Não à toa, em todos os estádios só será permitido o acesso de torcedores que tenham teste negativo para Covid-19 ou que já tenham sido vacinados.

É possível viajar para outro país anfitrião?

Somente será possível acompanhar a Euro 2021 in loco em outro país caso ele não tenha restrição de viagem em relação à sua nação de origem.

Por isso, a UEFA orienta que todos os torcedores observem antes da viagem as restrições de fronteira e os requisitos impostos. Em alguns países, por exemplo, há a necessidade de permanecer em quarentena por 15 dias em total isolamento.

 

==> Saiba mais sobre a EURO 2020: