Grupo E da Copa do Mundo 2022

Tudo sobre o Grupo E na Copa do Mundo de 2022

Em contraste com o último Campeonato Europeu, a Alemanha conseguiu evitar o “grupo da morte”, na Copa do Mundo de 2022. No entanto, como esperado, a Espanha é uma forte adversária no Grupo E na Copa do Mundo, o que dificultará a corrida pelo primeiro lugar para a seleção alemã. A Alemanha e Espanha são dois dos últimos três campeões mundiais que jogam no mesmo grupo. O Japão também é colocado como um forte time asiático. Com Nova Zelândia ou Costa Rica, uma equipe dos playoffs completa o grupo, que também precisa ser derrotado primeiro.

É provável que as duas equipes européias sejam vistas em toda parte como as favoritas ao primeiro e segundo lugares, mas os jogos da Copa do Mundo de 2022 não serão uma conclusão inevitável. Tanto a Alemanha quanto a Espanha tiveram experiências dolorosas no passado do que acontece quando os favoritos não se aproximam seriamente das tarefas.

Tabela da Copa do Mundo 2022 Grupo E

>> Todas as tabelas e resultados da Copa do Mundo 2022 em detalhes.

Calendário de jogos – Grupo E da Copa do Mundo

Cronograma de jogos da Copa do Mundo Grupo E 2022

27/11/2022 – 07:00
Japão0-1Costa Rica
Japão vs Costa Rica
01/12/2022 – 16:00
Costa Rica2-4Alemanha
Costa Rica vs Alemanha
01/12/2022 – 16:00
Japão2-1Espanha
Japão vs Espanha

A Copa do Mundo 2022 Grupo E em análise

Os vencedores do Grupo E enfrentarão os dois primeiros do Grupo F nas oitavas-de-final. Será difícil tanto para os alemães quanto para os espanhóis terem uma preferência.

Com o Canadá e Marrocos, há também duas equipes no Grupo F que podem causar surpresas desagradáveis. O lema para todos os titulares do Grupo E, portanto, só pode ser: eles devem vencer seus próprios jogos a fim de chegar à rodada eliminatória com a maior autoconfiança possível.

A Espanha tem algo a provar

A equipe nacional da Espanha foi imbatível entre 2008 e 2012. Depois disso, as coisas ficarma muito piores: nas Copas de 2014 e 2018 e na Euro 2016, eles foram eliminados cedo por seus próprios padrões. No Campeonato Europeu de 2021, por outro lado, eles conseguiram chegar às semifinais. Na Copa do Mundo de 2022, os espanhóis querem provar que estão de volta ao topo. A equipe que o técnico Luis Enrique tem à sua disposição ainda é suficientemente boa para isso e também lhes garante um lugar entre os favoritos da Copa do Mundo de 2022.

Os nomes Pedri, Rodri, Marco Llorente e Gavi são apenas alguns exemplos. A Espanha tem vários jogadores de classe mundial em todas as posições. Na segunda edição da Liga das Nações, a Alemanha também sentiu os efeitos disso, caindo 0:6.

A Alemanha está em uma viagem de redenção

O 0:6 é um exemplo do que está em jogo para a Alemanha no Catar para fazer reparações. Soma-se a isso a saída antecipada do Campeonato Europeu 2021 (oitavas de final) e a desastrosa Copa do Mundo de 2018, mas a seleção nacional alemã jogou muito mais forte novamente sob o novo treinador nacional Hansi Flick. Semelhante ao caso da Espanha, o técnico também tem a qualidade necessária à sua disposição para ser bem sucedido.

Joshua Kimmich, Kai Havertz, Thomas Müller, Ilkay Gündogan e Florian Wirtz são exemplos disso. A Alemanha também tem jogadores de classe mundial em todas as posições.

O Japão quer ser um oponente desagradável

Tanto a Alemanha quanto a Espanha terão que vencer a equipe do Japão na Copa do Mundo para passar com segurança pela fase de grupos. A pressão será alta – e é justamente esta circunstância que o técnico Hajime Moriyasu quer explorar com sua equipe.

Com jogadores como Takehiro Tomiyasu, Daichi Kamada, a estrela japonesa Takumi Minamino ou mesmo Wataru Endo, ele pode não ter uma classe mundial absoluta à sua disposição, mas a qualidade é suficiente para prejudicar qualquer adversário em um bom dia. Quando a outra equipe está sob pressão, as chances devem ser particularmente grandes.

A Costa Rica completa o grupo

O Grupo E é completado pela Costa Rica, que só se qualificou através da repescagem intercontinental contra a Nova Zelândia. Provavelmente o jogador mais famoso nas fileiras da Costa Rica é Keylor Navas.

Em teoria, a Costa Rica é notavelmente fraca demais para ser uma ameaça à Espanha ou à Alemanha. E na verdade, os japoneses também não deveriam ter problemas para prevalecer devido à sua qualidade individual mais elevada. Mas os fãs frequentemente ouvem e lêem estas frases antes e durante os torneios. Em campo, porém, as coisas de repente parecem muito diferentes. Para a Costa Rica, a participação na Copa do Mundo é um grande sucesso em si mesma.

Nossa dica para o Grupo E da Copa do Mundo de 2022

Naturalmente, só podemos assumir o que sabemos no papel sobre as equipes e os jogadores individuais em seus clubes. E depois disso, as coisas ficam bem claras: a Espanha e a Alemanha chegarão às oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. A ordem do dia decidirá qual das duas equipes poderá ocupar o primeiro lugar. O Japão tem que se contentar com o terceiro lugar após um forte desempenho na luta. E a quarta equipe acaba ficando exatamente nessa posição. E faremos nossas previsões de acordo.

Entretanto, vale apenas mencionar que a Alemanha e a Espanha se encontram na segunda partida da fase de grupos. Depois disso, uma das duas equipes poderia ser obrigada a vencer o terceiro jogo em qualquer caso. Se isto acontecer, a pressão adicional pode levar a um resultado completamente diferente.