Marcelo Bielsa é o novo técnico da seleção do Uruguai

2 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A seleção uruguaia tem um novo técnico: Marcelo Bielsa. O argentino de 67 anos foi anunciado oficialmente como novo comandante da equipe celeste e irá comandar a equipe nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 e na Copa América de 2024.

De acordo com o jornal Ovación, a nova comissão técnica do Uruguai, composta pelo treinador, dois auxiliares, dois analistas de desempenho e um fisiologista vai receber cerca de US$ 4 milhões de dólares, algo em torno de R$ 19,7 milhões de reais. 

Vale ressaltar que desde a eliminação precoce na fase de grupos do Uruguai na Copa do Mundo de 2022, a seleção procurava um novo nome para substituir Diego Alonso, então treinador do selecionado uruguaio no Mundial do ano passado. 

De volta ao continente sul-americano

E esta não será a primeira vez que Bielsa irá comandar uma seleção sul-americana. O treinador já dirigiu as seleções da Argentina (de 1998 a 2004) e do Chile (2007 a 2011). No comando da seleção argentina o técnico conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2004 e foi vice-campeão da Copa América do mesmo ano. 

Já na seleção chilena, o treinador não conquistou nenhum título. Porém, foi o responsável por reestruturar a equipe e levar o Chile para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Além de Argentina e Chile, Bielsa teve trabalhos marcantes em clubes como Leeds United-ING, Athletic Bilbao-ESP, Olympique de Marseille-FRA, Vélez Sársfield-ARG e Newell’s Old Boys-ARG.

Desafios pela frente do Uruguai

O principal objetivo a curto prazo de Bielsa no comando do Uruguai seria conquistar a Copa América de 2024, que será realizada nos Estados Unidos. Vale lembrar que o selecionado uruguaio é o maior campeão da Copa América, com 15 conquistas, uma a mais que a Argentina e seis na frente do Brasil. 

Além da Copa América do ano que vem, a partir de setembro o treinador inicia a caminhada no comando da equipe nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. Lembrando que o Mundial de 2026 será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.