Messi poderá disputar a próxima Taça do Mundo pela Argentina

3 min. de leitura

Craque da última copa e responsável direto pelo tricampeonato da Argentina, Lionel Messi não descarta disputar a Copa do Mundo 2026, que será disputada em conjunto no Canadá, Estados Unidos e México. Segundo o jornal francês L’Equipe, o camisa 10 do PSG descartou o interesse de assinar com os norte-americanos do Inter Miami, uma vez que tem ambições de disputar a Copa América 2024 e eventualmente disputar seu sexto Mundial na carreira.

Acontece que o Paris Saint-Germain, seu clube atual, pretende renovar seu contrato, que terá fim em julho deste ano. Porém, não há nenhum caminho que aponte para essa extensão, o que deixou os parisienses preocupados sobre um eventual contato do craque com o Inter Miami, que chegou a assinalar o interesse de tê-lo na Major League Soccer (MLS) com cifras recordes.

Porém, o maior medo é que Messi rume ao Barcelona, onde poderia encerrar a carreira e fechar um ciclo histórico. O clube blaugrana, entretanto, precisa se acertar com as cifras, uma vez que perdeu o craque há dois anos por não conseguir se adequar ao rigoroso Fair Play Financeiro imposto por La Liga. 

Por isso, o Paris Saint-Germain, que é administrado pelo governo do Catar, pretende lhe oferecer um aumento salarial, para que ele se mantenha na “Cidade Luz” e consiga a tal almejada Champions League ao lado de Mbappé e Neymar. Apesar do craque francês ter renovado recentemente com o status de “dono do time”, eles entendem que Messi é essencial no superávit esportivo.

De certo é que a prioridade esportiva do atleta pesará nessa negociação. Após a conquista da Copa do Mundo de 2022, Messi revelou publicamente que gostaria de realizar mais algumas partidas com a camisa da Argentina. Não à toa, sua participação na Copa América 2024 é dada como certa, ainda mais após a mudança de formato no torneio, que será disputado paralelamente à Eurocopa 2024, dando um caráter mais profissional ao sul-americano, ao contrário de anos anteriores. O torneio também será disputado em solo estadunidense e contará com 16 seleções, sendo 10 representantes da Conmebol e outros 6 da Concacaf.

Vale lembrar que a partir de março a Argentina disputará seus primeiros jogos após a conquista do Mundial do Catar. A Albiceleste ainda procura adversários para amistosos, possivelmente jogando em casa, para sentir o calor de seus “hinchas” ao ver a taça. De certo é que a partir do segundo semestre deste ano, os atuais tricampeões mundiais iniciam sua caminhada nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, dando mais oportunidade de ver Messi um pouco mais com a camisa albiceleste.