Conmebol e Concacaf dividirão organização do Campeonato da América

3 min. de leitura

O martelo está batido. Após vários boatos, a Conmebol confirmou que a Copa América de 2024 será realmente disputada nos Estados Unidos. O torneio, que será organizado concomitante pela Confederação Sul-Americana e pela Concacaf, contará com dez países do lado Sul do continente e seis da América do Norte e Caribe, somando 16 no total.

Ficou decidido que a competição será disputada em 2024 durante o verão norte-americano, que vai de junho a agosto. A tendência é que a competição seja disputada do início de junho ao início de julho, paralelamente à Eurocopa 2024, uma vez que a ideia da Conmebol é unificar o calendário de competições de seleções continentais com a UEFA, no formato quadrienal, entre edições de Copas do Mundo.

Além disso, ficou acordado que as seis seleções do lado Norte do continente sejam provenientes da Liga das Nações da Concacaf, que será disputada entre 2023/24. Esses times entrarão na Copa América como convidados e se juntarão aos dez que tradicionalmente participam do torneio. Assim, evitarão convidados de confederações não condizentes com o aspecto geográfico, como Catar e Japão, que já chegaram a disputar o certame.

A Conmebol confirmou que o torneio terá quatro chaves com quatro equipes em cada. Os dois vencedores de cada grupo avançarão às quartas de final, que será disputada em jogo único, assim como a semifinal e a grande decisão. 

Relação estreitada

A tendência é que Conmebol e Concacaf estreitem os laços cada vez mais. As duas confederações estão em tratativas finais para assinar um acordo de colaboração estratégica, visando fortalecer e desenvolver o futebol nos dois subcontinentes. Entre os termos dessa união, há a expectativa que sejam criadas competições de seleções femininas comuns e um novo torneio de clubes.

No caso do futebol feminino, as seleções da América do Sul deverão ser convidadas para participar da Copa Ouro Concacaf de 2024, que também será realizada nos EUA, com 12 equipes. Até segunda ordem, o continente sul-americano será representado por Argentina, Brasil, Colômbia e Paraguai, os quatro melhores conjuntos da região. 

Já em relação à competição que será promovida entre os clubes da Conmebol e da Concacaf, a tendência é que ele seja uma espécie de “Final Four”, com dois times de cada continente. Tudo leva a crer que o torneio será disputado em 2024 e contará com dois dos campeões da Libertadores e Concachampions mais recentes. Porém, não há informações mais precisas sobre a periodicidade do certame.  
Vale lembrar que os Estados Unidos, além da Copa América 2024, sediarão a Copa do Mundo 2026. Os norte-americanos dividirão a organização com o México e com o Canadá, sendo que a final será disputada em solo estadunidense.