Já classificado, Brasil cumpre tabela contra Venezuela no Pré-Olímpico 

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A seleção brasileira sub-23 volta a campo nesta quinta-feira (01/02) em partida válida pela última rodada da primeira fase do torneio Pré-Olímpico, competição que vale duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. O Brasil terá pela frente a seleção da Venezuela. 

O confronto será realizado no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, a partir das 20h (horário de Brasília). Vale lembrar que o Pré-Olímpico é disputado pelas mesmas equipes que jogam as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026.

Brasil com time reserva 

A seleção brasileira já está classificada para o quadrangular final do torneio Pré-Olímpico. O Brasil venceu os três jogos que fez na competição até o momento e lidera o Grupo A com 9 pontos ganhos. Como não pode mais ser ultrapassada, a seleção brasileira não vai perder a primeira posição da chave mesmo que seja derrotada e, dessa forma, deve entrar em campo com um time reserva contra os venezuelanos. 

Embora o técnico Ramon Menezes não tenha confirmado a escalação titular para o jogo contra os venezuelanos, é certo que Artur Chaves, suspenso, Kaiki Bruno, Andrey Santos e John Kennedy, pendurados, e Michel, machucado, serão desfalques para a partida desta quinta-feira. 

Para não correr o risco de perder nenhum jogador e ter um time completo no quadrangular final, o restante dos titulares que têm condições de jogo também devem ser poupados. Diante disso, a provável escalação do Brasil contra a Venezuela deve ter: Kaique; Bruno Gomes, Lucas Fasson, Luan Patrick e Rikelme; Ronald, Gabriel Pirani e Guilherme Biro; Marquinhos, Geovane e Gabriel Pec. 

Venezuela em busca da vaga

Se para o Brasil o jogo desta noite não vale nada em termos de classificação, para a Venezuela, país-sede do Pré-Olímpico, o jogo vale muito, já que uma vitória simples dará ao time venezuelano a classificação para o quadrangular final. 

Diante da importância desta partida para a Venezuela, a expectativa é que o estádio Brígido Iriarte, em Caracas, esteja lotado. Vale lembrar que só a vitória interessa aos venezuelanos, já que a equipe está na terceira posição da chave com 5 pontos, dois a menos que o Equador, que já encerrou sua participação na primeira fase.

Contra o Brasil, o técnico Ricardo Valiño deve mandar a campo a seguinte equipe: Samuel Rodríguez; Ferro, Vivas, Uzcatégui e Renné Rivas; Ortega, Faya, Segovia, David Martínez; Riasco e Bolívar

Quadrangular final 

É importante destacar que os dois melhores de cada grupo na primeira fase se classificam para a próxima fase. No quadrangular final, as seleções se enfrentarão em turno único, em que os dois que somarem mais pontos garantirão as duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024. 

Vale ressaltar que no Grupo A, o Brasil já está classificado. A outra vaga está sendo disputada por Equador e Venezuela. Já no Grupo B, as duas vagas já estão definidas mesmo faltando uma rodada para o final da primeira fase. Argentina e Paraguai já estão classificados para o quadrangular final.