Bayern de Munique triunfa no Mundial de Clubes

3 min. de leitura

O Bayern de Munique se tornou campeão do Mundial de Clubes 2020, conquistando seu segundo título mundial e o sexto da temporada. Com esta vitória igualaram o sexteto alcançado pelo Barcelona em 2009.

O time alemão venceu o Tigers UANL com um gol de Benjamin Pavard, com o placar final de 1-0, sendo que gol da vitória teve que ser validado pelo VAR. A estrela da seleção mexicana foi Nahuel Guzmán, cujos esforços não foram eficazes o suficiente contra a velocidade dos alemães na partida que aconteceu no Catar.

Houve um primeiro gol de Josua Kimich aos 17 minutos do primeiro tempo, mas foi anulado após verificação com o VAR, devido a uma posição irregular de Robert Lewandowski. Leroy Sané quase marcou com um chute na trave do guarda-redes mexicano.

O segundo tempo foi caracterizado pela necessidade do Tigre resistir a um contra-ataque, mas a eficácia de sua defesa durou até o minuto 59, quando Gnabry disparou para o canto superior direito do gol. A jogada foi polémica porque parecia ter um jogador alemão em posição de impedimento, mas com o VAR foi validada e foi esse o gol que determinou a vitória da equipe alemã.

A falta de reação e o ataque do Tigres deram ao Bayern vantagem e posse de bola, que quase marcou um gol contrae quando Carlos Salcedo tentou devolver uma bola para Nahuel Guzmán que conseguiu parar a bola praticamente na linha de gol.

O próximo passo de Guzmán será se preparar para a Copa América 2021, onde jogará em casa, já que a Argentina é, junto com a Colômbia, uma das sedes do evento. Também participará em março das eliminatórias da Copa do Mundo 2022 CONMEBOL.

O hexacampeão

O lateral esquerdo Alphonso Davies conquistou todas as copas regionais: Bundesliga, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões, SuperTaça Europeia, SuperTaça Alemã e O Mundial de Clubes. O futebolista de 20 anos é o segundo jogador da CONCACAF a ganhar os 6 títulos, o primeiro foi Rafael Márquez em 2009 com o Barcelona

Uma baixa no Bayern

O artilheiro da partida, Serge Gnabry, sofreu uma ruptura no músculo esquerdo durante a partida e ficará inativo até novo aviso. Ele foi retirado de campo aos 64 minutos, no segundo tempo. O meio-campista marcou 6 gols em 28 jogos durante a temporada. Não se sabe se ele será capaz de se recuperar a tempo de jogar pela seleção da Alemanha na Eurocopa 2021.