futeboleiro.com

Neymar Jr. em retrato como estrela do Brasil na Copa do Mundo 2022

Faz parte da auto-imagem do Brasil ser a melhor seleção do mundo e ter o jogador mais forte do planeta em suas próprias categorias. Por mais de dez anos, este papel na seleçao foi atribuído à Neymar, que também é sua estrela da Copa do Mundo 2022. Mas a superestrela do Paris Saint-Germain tem visivelmente lutado no passado com as expectativas desumanas que estão ligadas a esta imagem dele.

Ele simplesmente não tem sido capaz de se apresentar em grandes torneios do jeito que os brasileiros esperavam que fosse. A Copa do Mundo 2022 no Catar pode ser sua última chance de se afirmar e trazer redenção ao seu país.

Neymar do Brasil em cheque para Copa do Mundo

As informações mais importantes🇧🇷 Neymar Jr.
EquipeParis Saint-Germain 🇫🇷
PosiçãoAtacante, meio-campo ofensivo
Data de nascimento05.02.1992
Altura1,75 m
Participações/gols pela seleção 116/70 (31.01.2022)
Valor de mercado90 mi. € (31.01.2022)
Maior êxito com a equipe nacionalCampeão Olímpico 2016

Neymar: o melhor jogador do mundo?

A verdade é que Neymar não tem apenas torcedores fervorosos no futebol. Emoções excessivas e agressões lhe custam simpatia em muitos lugares. O jogador de 30 anos na Copa do Mundo é um jogador que se polariza.

Ou você o ama ou o odeia. Mas é indiscutível que ele é um jogador brilhante – talvez até o melhor do mundo. Este texto pretende, portanto, focalizar principalmente suas habilidades no campo, ignorando em grande parte as controvérsias.

O fato, porém, é que ele é definitivamente um dos melhores jogadores de futebol da era atual. Não é à toa que as plataformas de streaming DAZN e Netflix dedicaram suas próprias séries documentais à estrela da equipe nacional brasileira. “Neymar Jr. and the Line of Kings” foi lançado no DAZN em 10 de outubro de 2021, “Neymar – The Perfect Chaos” está disponível na Netflix desde 25 de janeiro de 2022.

A carreira com os primeiros passos em casa

Neymar entrou para a equipe de jovens da Portuguesa Santista aos sete anos de idade e jogou por eles durante quatro anos. O atacante, que veio de um meio pobre, fez tão bem que chamou a atenção dos olheiros do Santos FC. Eles entraram em ação em 2003 e levaram a criança de onze anos para seu colégio interno.

Três anos mais tarde, ele quase acabou no Real Madrid. Neymar completou um campo de treinamento com os reais, que queriam assiná-lo imediatamente. Santos pagou o equivalente a 370.000 euros aos pais da criança de 14 anos para desecorajá-lo. O atacante permaneceu na seção juvenil até 2008, quando foi promovido para os profissionais.

A evolução no Brasil

Neymar fez sua estreia no time principal do Santos FC em 2009 – ele tinha apenas 17 anos de idade na época. Ele participou regularmente do campeonato nacional paulista e também jogou regularmente na Copa Brasil. O clube foi rápido em dar palmadinhas nas costas: eles tinham encontrado o sucessor de Robinho em suas próprias categorias.

E o adolescente cumpriu brilhantemente estas expectativas inquestionavelmente altas: em seus quatro anos no time profissional do Santos, Neymar jogou 177 vezes e marcou 107 gols. Em 2011 e 2012, ele foi o Futebolista do Ano da América do Sul. Há muito tempo ele também havia comemorado sua estreia na seleção nacional. Todos os grandes clubes da Europa vieram bater, mas Neymar parecia se sentir em casa no Santos. Ele prorrogou seu contrato até 2014.

Barça e depois PSG – O drama da transferência de Neymar

Em 2013, porém, Neymar mudou-se para a Europa. Ele ingressou no FC Barcelona e custou oficialmente 57 milhões de euros. Mais tarde, verificou-se que, na verdade, foram 88,2 milhões de euros. O brasileiro foi extremamente bem sucedido com os catalães. Ele venceu a Liga dos Campeões em 2015 e marcou o decisivo 3:1 contra a Juventus Turim na final na prorrogação, fazendo dele apenas o oitavo jogador a vencer a primeira divisão tanto na América do Sul quanto na Europa. No total, ele marcou 68 gols em 123 jogos pelo Barça.

Mas a sombra da estrela argentina Lionel Messi da Copa do Mundo de 2022 era grande demais para Neymar. Ele se sentiu esmagado pelo argentino e pensou que não estava recebendo o reconhecimento que merecia. Em 2017, portanto, ele forçou sua transferência para Paris Saint-Germain. Os franceses puxaram a cláusula de recompra no valor de 222 milhões de euros. Isso ainda faz dele o jogador mais caro de todos os tempos. Mas parecia que passaram apenas dias antes que Neymar lamentasse a transferência.

Em cada período de transferência, ele implorava ao FC Barcelona para que os catalães o comprassem de volta. Às vezes, ele até entrava em greve. Não funcionou porque o Barça simplesmente não estava em uma posição financeira para lidar com tal negócio.

A situação só se acalmou em 2020, quando o PSG chegou à final da Liga dos Campeões. No Barça, era previsível que o clube enfrentaria anos complicados. Em 2021, até Messi se juntou aos franceses.

Neymar Jr. na seleção

Neymar fez sua estreia na seleção nacional em 2010 e marcou 70 gols em 116 jogos. Ele também marcou sete gols em doze jogos pela equipe olímpica do país, dos quais ele foi membro de 2012 a 2016. Apenas um título saiu dele: o Brasil ganhou a medalha de ouro diante de sua própria multidão nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.

Caso contrário, os torneios foram principalmente decepcionantes: Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, ele teve que fazer uma pausa devido a uma lesão. O Brasil perdeu a seguinte semifinal contra a Alemanha por 1:7 sem Neymar. Na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, o atacante se destacou por seus dribles. O Brasil foi derrotado por 2-1 pela Bélgica nas quartas-de-final. Como um dos favoritos Copa do Mundo 2022, as coisas devem correr muito melhor no Catar.

O que Neymar pode fazer pelo Brasil?

Neymar pode ser o melhor jogador de futebol do mundo – mas não por muito tempo. Nos dias bons, ele é melhor do que qualquer outra pessoa. Então, ele também pode puxar o seleção. A Copa do Mundo de 2014 foi um bom exemplo disso: a equipe era na verdade fraca para os padrões brasileiros. Neymar a aperfeiçoou até sua lesão.

Entretanto, se a superestrela não tem um bom dia, muitas vezes ele até atrapalha sua equipe – por exemplo, ele causa agitação no campo através de ações precipitadas. A seleção brasileira na Copa do Mundo 2022 precisa do bom Neymar no Catar – então, finalmente, poderá conquistar o primeiro grande título em anos.

Exit mobile version