Nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, a seleção brasileira feminina volta a campo em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023. O Brasil encara a Jamaica, às 7h (horário de Brasília), em Melbourne, na Austrália. Vale ressaltar que no mesmo horário a França encara o Panamá, no outro jogo da mesma chave.
Campanha do Brasil na Copa do Mundo
A seleção brasileira feminina estreou na Copa do Mundo Feminina goleando o Panamá por 4 a 0. Na segunda rodada, a equipe do Brasil acabou sendo derrotada pela França por 2 a 1. Com três pontos em dois jogos, a seleção brasileira aparece na terceira posição do Grupo F, atrás da França e da Jamaica, ambas com quatro pontos.
O que o Brasil precisa fazer para se classificar?
Para se classificar para a fase de oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, o Brasil precisa vencer a Jamaica por qualquer placar na manhã desta quarta-feira. Caso empate ou perca, a seleção brasileira estará eliminada da competição ainda na primeira fase.
É importante destacar que o Brasil nunca perdeu ou sequer empatou com a Jamaica na história do futebol feminino. As duas equipes se enfrentaram em duas oportunidades. Nos Jogos Pan-americanos de 2007, a seleção brasileira goleou a Jamaica por 5 a 0. Já na última edição da Copa do Mundo, em 2019, o Brasil venceu as jamaicanas na fase de grupos por 3 a 0.
Adversários do Brasil nas oitavas de final
Caso vença a Jamaica mais uma vez e confirme a classificação, a seleção brasileira irá enfrentar na próxima fase algum dos quatro times que formam o Grupo H: Alemanha, Colômbia, Marrocos ou Coreia do Sul.
Vale destacar que se o Brasil se classificar na primeira posição da chave, irá enfrentar o segundo colocado do grupo H, que neste momento é a Alemanha. Caso se classifique na segunda colocação (que é o mais provável), o adversário será o primeiro colocado do H, que neste momento é a Colômbia.
Escalação do Brasil
Para o último jogo do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, a técnica Pia Sundhage deve promover mudanças em relação ao time que foi derrotado pela França na segunda rodada. Como precisa da vitória para se classificar, a treinadora sueca deve colocar em campo uma equipe mais ofensiva.
A expectativa é que a atacante Bia Zaneratto volte a ser titular. Além dela, Marta pode aparecer entre as 11 titulares, já que pode ser o último jogo da jogadora com a camisa da seleção. A provável escalação do Brasil contra a Jamaica deve ter: Letícia; Antônia, Lauren, Rafaelle e Tamires; Luana, Kerolin e Ary Borges; Marta (Adriana), Debinha e Bia Zaneratto (Geyse).