FIFA revela formato do Mundial de Clubes semelhante à Copa do Mundo

3 min. de leitura

A Fifa vai dar um caráter novo ao Mundial de Clubes. Buscando se aproximar cada vez mais próximo da Copa do Mundo e trazer atratividade a um torneio que pouco ganha os holofotes, a entidade máxima do futebol mudou por completo o certame. Na última terça-feira (14), ficou decidido pelo conselho técnico do órgão que a partir de 2025 a competição terá 32 equipes participantes, em um modelo que muito se assemelha ao antigo formato da Copa, que, por sua vez, passará a ter 48 participantes a partir de 2026.

A partir de 2025, também em formato quadrienal, a competição contará com 32 equipes que disputarão o troféu de melhor time do mundo entre junho e julho.  A tendência é que o torneio seja disputado sempre no ano antecessor à Copa do Mundo, como um evento-teste dos países sedes do Mundial de seleções, em uma missão que outrora era da Copa das Confederações. Assim, Estados Unidos, México e Canadá deverão sediar o certame.

Como ficou a distribuição da vaga do Mundial de Clubes por federação

A quantidade de vagas para cada confederação já foi definida, mas a distribuição será feita de forma individual pelas respectivas entidades. Veja abaixo:

  • Uefa (Europa): 12
  • Conmebol (América do Sul): 6
  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4
  • OFC (Oceania): 1
  • País-sede do torneio: 1

Calendário pode complicar jogadores

Quem não deve ter gostado muito da notícia foram os jogadores de topo. Afinal, as férias que costumam ter no meio da temporada praticamente serão descartadas em um triênio complicado. Entre 2024 e 2026, poderão ter de disputar, entre junho e julho de cada ano, a  Eurocopa 2024 e Copa América 2024, Mundial de Clubes 2025 e Copa do Mundo 2026

Formato atual mantido por enquanto

Até 2025, entretanto, teremos duas outras chances de sul-americanos vencerem o torneio, antes do formato quadrienal tomar conta. O conselho da entidade decidiu que as edições de 2023 e 2024 ainda serão no formato atual, com sete clubes na competição (os campeões continentais e o representante do país-sede), e que serão disputadas em dezembro, na Arábia Saudita.

Neste ano, completou-se 18 edições do formato vigente, com 15 vitórias de europeus, após o título do Real Madrid e vice-campeonato do Al-Hilal, dos Emirados Árabes Unidos. O Flamengo, campeão sul-americano, terminou em terceiro, após superar o Al Ahly, do Egito.