Brasil e África do Sul disputam sede do Mundial de Clubes de 2021

3 min. de leitura

O Mundial de Clubes de 2021, que deve ser realizado em dezembro deste ano, poderá ser disputado na África do Sul ou até no Brasil. Após a desistência do Japão, o presidente da Associação Sul-Africana de Futebol, Danny Jordan, afirmou que pretende oficializar sua proposta à Fifa para sediar a competição.

Essa proposta poderá ter um apoio que tem um lado curioso por trás. O presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe, bilionário do ramo de mineração, é também dono do Mamelodi Sundowns, atual campeão sul-africano. Caso o país de Nelson Mandela sedie o torneio, o clube terá o direito de participar do Mundial como dono da vaga do país-sede.

Para seduzir a Fifa, a África do Sul afirmou que tem o aval das autoridades locais para liberar o retorno do público aos estádios. Esse, por sinal, foi o motivo da desistência nipônica, uma vez que o Japão não contava com a liberação total dos órgãos sanitários para o retorno de torcida. A Fifa ainda não se manifestou publicamente sobre o destino da competição.

O Japão tem longo histórico no torneio, sendo o país sede em oito oportunidades. Ele voltaria a ser anfitrião após quatro anos de hiato. Além disso, a “Terra do Sol Nascente” também sediou, entre 1980 e 2004, a Copa Intercontinental, que reunia os campeões da Libertadores e da Champions League.

Em 2017 e 2018, os Emirados Árabes Unidos foram a sede, e os dois últimos ocorreram no Catar. Vale lembrar que a África recebeu a competição em 2013 e 2014, no Marrocos.

Quer saber tudo sobre a Copa do Mundo 2022? Confira alguns tópicos aqui:

Veja quais clubes poderão disputar o Mundial de acordo com seu continente:

Champions League
Chelsea campeão.

Copa Libertadores
As semifinais contam com os duelos Flamengo x Barcelona-EQU e Palmeiras x Atlético-MG. A final será disputada em 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu.

Liga dos Campeões da África
Al Ahly campeão.

Liga dos Campeões da Ásia
Oitavas de final:

  • Esteghlal (Irã) x Al Hilal (Arábia Saudita)
  • Istikol (Tajiquistão) x Persepolis (Irã)
  • Al Sharjah (Emirados Árabes) x Al Wahda (Emirados Árabes)
  • Al Nassr (Arábia Saudita) x Tractor (Irã)
  • Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) x Kawasaki Frontale (Japão)
  • Nagoya Grampus (Japão) x Daegu (Coreia do Sul)
  • Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul) x BG Pathum United (Tailândia)
  • Cerezo Osaka (Japão) x FC Pohang Steelers (Coreia do Sul)

Liga dos Campeões da Concacaf

  • As semifinais contam com os duelos Monterrey x Cruz Azul e América-MEX x Philadelphia Union. A final deve ocorrer em outubro.

Liga dos Campeões da Oceania

  • A OFC (Confederação da Oceania) cancelou o torneio pelo segundo ano seguido devido à pandemia de Covid-19. A entidade indicou o Auckland City, último campeão, como dono da vaga.

Campeão nacional do país-sede.

  • Dependerá de quem a Fifa escolher como anfitrião.