Com recusa de Carlo Ancelotti, Dorival Júnior assume Seleção Brasileira

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A seleção brasileira de futebol masculino tem um novo técnico. Dorival Júnior é o novo comandante do selecionado brasileiro para as disputas da Copa América 2024, das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 e, se conseguir a classificação, para o próprio Mundial de 2026. O anúncio oficial foi feito no último domingo, dia 07 de janeiro, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelo próprio treinador, que se despediu do São Paulo, clube que dirigiu em 2023. 

Vale ressaltar que Dorival Júnior assume o cargo após a demissão do técnico interino Fernando Diniz e da recusa do treinador do Real Madrid-ESP, o italiano Carlo Ancelotti. Diante deste cenário de mudanças, a CBF optou pela contratação do técnico do tricolor paulista, que chega para comandar uma seleção pela primeira vez em sua carreira. 

Carreira de Dorival Júnior

Dorival Júnior foi jogador de futebol antes de se tornar treinador. Nascido e criado em Araraquara, no interior de São Paulo, Dorival, que é sobrinho do ex-jogador do Palmeiras Dudu, começou a carreira na Ferroviária-SP. O então volante atuou também em equipes como Coritiba, Palmeiras e Grêmio. 

Já como treinador, a carreira começou em 2002 na própria Ferroviária. Além do clube da sua cidade natal, Dorival já treinou equipes importantes do futebol nacional, como Flamengo, Santos, Fluminense, Palmeiras, Vasco, Inter, Atlético Mineiro, Cruzeiro e São Paulo, seu último clube. 

As principais conquistas do treinador de 61 anos foram: três Copas do Brasil (com Flamengo, São Paulo e Santos), uma Copa Libertadores (com Flamengo) e uma Recopa Sul-Americana (com Internacional), além de diversos títulos de campeonatos estaduais. 

Desafios de Dorival na Seleção

Com as Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2026 retornando apenas em setembro de 2024, as atenções estão voltadas para a disputa da Copa América. A competição será realizada entre junho e julho de 2024 e será o primeiro grande desafio do treinador no ano. 

Porém, vale lembrar que antes da Copa América que será disputada nos Estados Unidos, o Brasil fará quatro amistosos. Os primeiros dois amistosos da seleção em 2024 serão em março: contra a Inglaterra, em Londres, e contra a Espanha, em Madri. Já em junho, a seleção brasileira enfrentará o México e os Estados Unidos, ambas as partidas em solo norte-americano.