Fim de carreira para Ibrahimovic na seleção sueca?

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

Num difícil grupo F de qualificação para o Eurocopa 2024 a seleção sueca não conseguiu o esperado arranque inicial para a Eurocopa 2024 na Alemanha . O selecionado sueco sofreu uma amarga derrota por 3 a 0 contra a Bélgica no jogo de abertura, antes de pelo menos alcançar a vitória por 5 a 0 sobre o Azerbaijão que todos esperavam no segundo jogo. Como a Áustria começou com seis pontos nos dois primeiros jogos e, como a favorita do grupo, a Bélgica, também tem grandes chances de ficar com uma das duas primeiras colocações, a Suécia já está sob muita pressão antes do terceiro jogo como visitante na Áustria, no dia 20 de junho.

De qualquer forma, a seleção sueca não pode se dar ao luxo de perder na próxima rodada se não quiser perder o próximo grande torneio após a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Atualmente, é extremamente questionável se Zlatan Ibrahimovic estará lá em junho. Ibrahimovic entrou nos últimos 22 minutos contra a Bélgica, mas sem exercer grande influência. A superestrela, agora com 41 anos, estava completamente ausente contra o Azerbaijão devido a uma lesão – e poderia, portanto, ter se despedido da seleção nacional com sua 122ª partida internacional (62 gols).

A próxima pausa por lesão está chegando

Está ficando cada vez mais óbvio que Ibrahimovic passou do auge de toda a sua qualidade futebolística. As pausas por lesão estão se tornando cada vez mais frequentes e mais longas. Depois de meses afastado devido a uma cirurgia no joelho, o atacante voltou ao time titular em fevereiro, inicialmente com três breves aparições. Mas depois da derrota do Milan por 3 a 1 para a Udinese, o atacante sofreu outra lesão muscular na coxa direita.

Ibrahimovic, que se tornou o artilheiro mais velho da história da Série A com um pênalti convertido contra a Udinese aos 41 anos e 166 dias, agora enfrenta uma pausa obrigatória de cerca de um mês. Para as quartas de final da Liga dos Campeões, em que o Milan enfrentará o Napoli num duelo totalmente italiano, o veterano está, portanto, de fora. A reviravolta só é possível no sprint final do campeonato, em que Ibrahimovic muito provavelmente terá de se despedir do Milan.

Rumores sobre uma ida ao Monza

Como uma nova extensão do contrato é considerada improvável, é possível que Ibrahimovic ainda esteja na Serie A na próxima temporada, já que o Monza, parece esta interessado no jogador. No entanto, é questionável se Ibrahimovic faria um favor a si mesmo ao se envolver com o time promovido, que quase certamente permanecerá no campeonato, mas provavelmente também desempenhará um papel subordinado na próxima temporada.

O treinador da Suécia, Janne Andersson, certamente acompanhará o desenvolvimento, mas é aconselhável contar com jogadores mais jovens como Alexander Isak, Dejan Kulusevski ou Viktor Gyökeres para a futura qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 .