Courtois disputará primeiro jogo pelo Real Madrid em nove meses

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

Considerado um dos melhores goleiros do mundo, o belga Thibaut Courtois voltará a atuar como titular do Real Madrid após nove meses. Recuperado de uma lesão que o afastou dos gramados em agosto de 2023, o jogador corre contra o tempo para tentar convencer o treinador da seleção da Bélgica, Domenico Tedesco, de que pode disputar a Eurocopa 2024.

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, confirmou nesta sexta-feira (3 de maio) a volta de Courtois à titularidade do Real Madrid. O goleiro belga entrará em campo na partida deste sábado (4 de maio) contra o Cádiz, às 11h15 (horário de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonato Espanhol.

“Courtois está bem. Amanhã ele vai jogar. Depois de muito tempo, é uma boa notícia para nós que volte. Creio que ele poderá nos ajudar, como sempre tem ajudado. Ele está muito bem e está com muita vontade”, afirmou o treinador do Real Madrid.

Courtois poderá ser convocado pela EURO 2024?

Apesar de voltar aos gramados a tempo de se preparar para disputar a Eurocopa 2024 na Alemanha, o goleiro do Real Madrid terá de convencer o treinador da Bélgica, Domenico Tedesco, de que pode ser útil à equipe.

No começo da semana, Tedesco afirmou que procura jogadores em melhor forma que Courtois. Por isso, o goleiro não está nos planos da seleção belga para o Campeonato da Europa.

“Tudo já foi dito sobre isso, não quero estender essa situação. Vamos focar em jogadores que estejam em boa forma”, disse Tedesco, na última terça-feira (30 de abril), em entrevista a jornalistas alemães.

Último jogo pela Bélgica e discussão com Tedesco

Courtois seria um reforço de peso para a Bélgica. Se convencer o treinador a convocá-lo, o astro do Real Madrid certamente entrará na lista de favoritos a melhor goleiro da Eurocopa 2024. No entanto, será difícil mudar a cabeça do Tedesco. E não apenas pela forma física.

O goleiro do Real Madrid esteve pela última vez com a seleção belga em junho de 2023. Na ocasião, ele abandonou a concentração da Bélgica depois de Tedesco ter escolhido Lukaku como capitão da equipe para um jogo contra a Áustria, pelas Eliminatórias à EURO 2024.

Na ocasião, Courtois justificou que abandonou a seleção da Bélgica por ter se lesionado. Poucos meses depois, ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e foi operado em agosto de 2023.

O goleiro do Real Madrid voltou a treinar em março de 2024, mas logo nas primeiras atividades sofreu outra lesão, no menisco do mesmo joelho.

A Bélgica na Eurocopa de 2024

A Bélgica está no Grupo E da Eurocopa 2024, ao lado de Eslováquia, Romênia e Ucrânia. Apesar de um desempenho decepcionante na Copa do Mundo de 2022, no Catar, com a eliminação ainda na fase de grupos, a seleção belga ainda figura entre as candidatas ao título da EURO 2024, na Alemanha.

Os belgas estreiam no Campeonato Europeu de 2024 no dia 17 de junho de 2024, contra a Eslováquia. A bola vai rolar no Deutsche Bank Park, na cidade de Frankfurt.

Ainda na primeira fase do Campeonato Europeu 2024, a seleção belga medirá forças com a Romênia, no dia 22 de junho, e com a Ucrânia, em 26 de junho.

Todos os jogos da EURO 2024 serão transmitidos ao vivo para Brasil e Portugal na TV aberta, na TV por assinatura e também no streaming.