Lesão no joelho: Áustria na EURO 2021 sem o capitão Baumgartlinger?

3 min. de leitura

O diagnóstico oficial ainda está pendente, mas se você interpretar todos os sinais corretamente, Julian Baumgartlinger sofreu uma lesão grave no joelho na derrota em casa por 0-1 do Bayer Leverkusen contra o VfL Wolfsburg, e fatalmente não será evitado um período de ausência de vários meses.

É provável que o meio-campo de 33 anos tenha rompido o ligamento cruzado durante uma jogada infeliz, que não só encerraria a temporada com o Leverkusen na Bundesliga, Copa DFB e Liga Europa para o Baumgartlinger, mas também o campeonato europeu no verão.

Mesmo se não fosse uma ruptura do ligamento cruzado, mas uma forma diferente de uma “lesão grave no joelho” já relatada pela Bayer, um retorno seria dificilmente possível antes do final da temporada, e uma indicação para o time austríaco na EURO 2021 pelo chefe da equipe, Franco Foda estaria pelo menos seriamente ameaçada.

Capitão da Áustria desde a EURO 2016

O fato do Bayer Leverkusen, na pessoa do diretor esportivo Simon Rolfes, ter anunciado diretamente via “kicker” que não deixaria Baumgartlinger “enforcado” quase seis meses antes do final do contrato e, no decurso disso, indicava uma extensão que o clube já havia planejado antes a lesão. Por um lado, essa era uma notícia tranquilizadora, mas, por outro lado, pode ser considerado apenas um leve consolo para o jogador.

Para o nativo de Salzburgo, que jogou no TSV 1860 Munich e no FSV Mainz 05, em Leverkusen, em 2016, após as primeiras passagens pela Alemanha, a UEFA EURO 2020 pode ser sinônimo de segunda e última chance de jogar um grande torneio.

Em 2016, quando a Áustria conseguiu se classificar para uma final pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 1998 na França, mas teve que voltar para casa após a fase preliminar como suposta favorita secreta, Baumgartlinger esteve em todos os três jogos contra a Hungria (0:2), contra os campeões europeus Portugal (0-0), e contra a Islândia (2-1).

Depois do Campeonato Europeu de 2016, Baumgartlinger chegou a se tornar o capitão da ÖFB e recentemente desempenhou um papel importante na classificação com sucesso pelas eliminatórias da Copa do Mundo para as finais, depois de perder a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

No Grupo C, a Áustria enfrentará Holanda, Ucrânia e Macedônia do Norte.

Técnico Franco Foda tem algumas alternativas

O técnico Franco Foda tem algumas outras alternativas de formato para a posição no meio-campo, agora sem seu capitão. Xaver Schlager, Konrad Laimer, lesionado há muito tempo, Marcel Sabitzer, Florian Grillitsch e Stefan Ilsanker, certamente serão os primeiros candidatos.

Claro, Franco preferiria que os temores não fossem verdadeiros e os médicos da Baumgartlinger falassem que está tudo certo. Mas, infelizmente, não é assim.